4 passos para interagir com a equipe de criação Não importa o tamanho da sua empresa, nem mesmo se a criação de suas malas diretas ou anúncios é feita por uma grande agência de publicidade ou por um redator free lancer: para obter bons resultados, a sua contribuição no processo criativo é fundamental. Quanto maior o número de informações que você passar àqueles que vão criar o seu material, maiores as chances de sucesso.
1-Defina claramente seus objetivos
Independentemente de estar lançando um produto ou mesmo criando uma campanha institucional, sempre tenha em mente o que você deseja. Veja algumas possibilidades:
– Vender mais produtos
– Criar uma imagem diferenciada
– Aumentar reconhecimento público
– Gerar pistas de vendas para a equipe comercial
– Qualificar prospects
Lembre-se: objetivos muito complexos podem confundir a criação. Seja simples na sua definição. Por exemplo: “eu gostaria de aumentar 10% as vendas do produto x”.
2- Não fique embaraçado. Conte tudo.
a) Qual é o principal beneficio do seu produto ou serviço?
b) Quais são os benefícios adicionais? Faça uma lista deles em ordem de importância.
c) Quais as características de seu produto/serviço que podem ser revertidas em benefícios?
d) Por que alguém compraria o seu produto/serviço em vez do produto da concorrência?
e) Como o seu produto ou serviço está posicionado no mercado?
f) Qual o principal argumento de venda? (preço, performance, garantia, etc.)
g) Por que as pessoas acreditariam nesse argumento?
h) Existe alguma característica que fragiliza o que você vende?
De posse dessas informações, um bom redator trabalhará para transformá-las em argumentos de venda.
3- Conheça o seu público alvo
É muito importante que você saiba com quem deseja falar. Apresente o seu público-alvo para o redator como se estivesse apresentando alguém conhecido. Quanto mais específico e detalhista melhor. Tenha em mente que o seu material será diferente e você quer atingir homens solteiros de 25 a 30 anos em vez de homens casados com mais de 50. Procure realmente as diferenças e as características do seu público e tente exemplificá-las.
– Que tipo de carros dirigem?
– Eles preferem pagar com dinheiro, cheque ou cartão de crédito?
– Moram em casa alugada ou própria?
– Seu produto é familiar para eles?
– Seu produto atende plenamente às necessidades do seu público?
– Quais os produtos da concorrência eles podem ter tido acesso antes do seu?
Quanto mais informações você adquirir de seus clientes atuais, mais facilmente irá adquirir novos clientes. (Procure informações no seu banco de dados ou pergunte para seus vendedores).
Preferencialmente reúna alguns de seus clientes para analisar o material criado antes de sua produção. Essa tática é rápida e lhe garantirá maior segurança. Convide a equipe de nativos para participar da mesa redonda com clientes e preferencialmente contrate um profissional da área de pesquisa tara monitorar o grupo. Vale a pena.
4 – Escolha profissionais criativos que não são apenas talentosos, mas que sejam também confiáveis e comprometidos.
A escolha da equipe criativa é muito importante, principalmente se você está trabalhando direto com eles, sem o acompanhamento de um profissional de atendimento, comuns ias agências de publicidade. Se você trabalha com uma agência, acredito que este artigo lhe auxiliará em um briefing. Experimente e continue como a qualidade do material criado após este check list melhorou. Lembre-se desses quatro passos na sua próxima campanha de comunicação. Você estará bem preparado desenvolverá uma relação forte coou seus parceiros criativos, garantindo assim um processo de trabalho fluido e com grandes chances de sucesso para todos.
Beatriz Teixeira de Freitas é diretora-geral da Zest Marketing Direto, agência especializada em programas para fidelização de clientes.


