Tomar decisões não é uma ciência exata; o melhor e o pior caminho não se apresentam de forma transparente e clara para quem precisa escolher que rumo seguir. Porém, mesmo sem saber quais serão as consequências das suas decisões, é preciso decidir! Especialmente quando se é líder…
Recentemente, participando do evento 2019 Qualtrics X4 Experience Management Summit, Barack Obama compartilhou algumas das táticas que utilizou durante seu período como presidente dos Estados Unidos, tendo que tomar decisões difíceis em nome de todo o país.
Confira a seguir as lições do ex-presidente norte-americano que poderão ajudá-lo a tomar decisões difíceis em nome da “nação” que você representa – os colaboradores e os clientes da sua empresa.
1 – Aprenda a lidar com as probabilidades
“É importante ficar confortável com o fato de que nem sempre será possível resolver 100% dos problemas, e que você estará lidando com probabilidades”, destacou Obama. Segundo ele, isso ajuda a evitar que você fique paralisado tentando achar uma solução perfeita mesmo quando essas circunstâncias não existem.
Na prática, isso significa fazer o melhor possível com os recursos disponíveis, tendo em mente os possíveis efeitos de cada decisão e se preparando para eles.
2 – Reúna os fatos e conte com a ajuda da equipe
“Se eu puder reunir todas as informações, todos os dados, levando em conta diferentes pontos de vista e todos os ângulos possíveis… Então eu me sentirei confiante de que, mesmo que eu não encontre a resposta perfeita para aquele problema, eu farei a melhor decisão que qualquer um na minha situação poderia tomar”, comentou o ex-presidente norte-americano.
Obama destacou ainda que para conseguir esse nível de conhecimento sobre o problema, é importante ter à sua volta os melhores profissionais. Assim, você poderá confiar 100% nas informações que estão sendo apresentadas e então poderá tomar a melhor decisão.
Nesse sentido, ele salientou que é crucial o líder adotar uma posição de aprendiz, e não achar que deve resolver tudo sozinho.
A vantagem de não resolver problemas
Você acabou de ler dicas sobre como tomar decisões difíceis que só o líder pode tomar. No entanto, enquanto há muitas decisões que dependem da sua palavra final, existem outras escolhas que podem (e devem!) ser feitas por seus colaboradores – e sem a sua interferência direta.
É comum que ao ouvir dos profissionais que eles estão com um problema os gestores queiram agir para resolver. Porém, a melhor maneira de ajudá-los não é fazendo por eles, mas sim orientando-os para que eles possam resolver sozinhos. Foi o que aconselhou Wade Foster, CEO da plataforma de automação Zapier, em entrevista ao podcast The Heartbeat.
“Quando você interfere e tenta resolver o problema, você está confundindo seu papel como líder. Você contratou aquele profissional para resolver esses problemas, se ele não é capaz de lidar com isso, talvez você tenha contratado a pessoa errada”, destacou.
Então, seu papel como líder não é tomar decisões pelos profissionais, e sim ajudá-los a fazer a melhor escolha.
Isso é muito mais eficaz porque não só dá mais confiança, autonomia e responsabilidade para o seu time, como também contribui drasticamente para o aprendizado e desenvolvimento dos profissionais.
Segundo Foster, a melhor maneira de ajudar a equipe a resolver seus problemas é fazendo perguntas para que eles reflitam melhor sobre aquela questão. Estes são alguns questionamentos que podem ser úteis nesse sentido:
– Na sua visão, quais são as raízes deste problema?
– Quais são as opções de ações e os possíveis caminhos que você está considerando?
– Quais são as vantagens e as desvantagens de cada solução possível?
– O que você consideraria como resultado de sucesso neste cenário?
– Como seria possível medir este sucesso?
– Qual é o pior cenário que pode acontecer?
– Qual é a situação mais provável de acontecer?
– Quais questões deste problema/desta situação são mais incertos e difíceis de prever?
– O que você já tentou?
– Entre todos os caminhos possíveis, qual seria sua escolha inicial?
– Existe alguma solução menos óbvia que podemos estar deixando de lado?
– O que está em risco nesta decisão?
– Existe uma forma mais rápida/fácil de fazer o que você está sugerindo?
– O que acontecerá se não fizermos nada?
– Existe algo que talvez você esteja desconsiderando muito rápido?
Ao fazer essas perguntas, é provável que o profissional descubra que, na verdade, ele já tem uma resposta ou várias respostas para aquele problema. “Você ajudará ele a chegar à conclusão de que ele saber o que fazer”, concluiu Foster.
E você, o que pensa sobre tudo isso?
O Manual do Líder desta edição trouxe dicas relacionadas a como lidar decisões – seja para fazer escolhas difíceis que, como líder, só você pode fazer; ou para ajudar seus liderados a tomarem a melhor decisão por conta própria.
Então, queremos saber:
– O que você faz para conseguir lidar com decisões difíceis e ter confiança para escolher o caminho mais adequado possível?
– De que maneira você orienta seus profissionais para que eles aprendam a tomar decisões sozinhos e, assim, ter mais autonomia e responsabilidade?
Escreva para nós e compartilhe suas reflexões e dicas sobre estes temas: leitor@vendamais.com.br