Checklist da gestão da experiência do cliente

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O primeiro passo para iniciar um processo de transformação cultural em uma empresa é entender quais são os pontos fortes e os pontos fracos da cultura atual. Essa, inclusive, é a proposta deste checklist.

Marque os itens que já fazem parte do trabalho de gestão da experiência do cliente da sua empresa e considere que seus primeiros pontos de atenção nessa jornada podem ser justamente os box que ficarem em branco. Já o que for sinalizado como “feito” deve servir como exemplo para o resto. Afinal, as questões apresentadas a seguir são 21 das melhores práticas para diagnosticar a experiência dos consumidores*.

Assim, você iniciará o mergulho no universo da experiência do clienteque promovemos ao longo desta edição consciente do caminho que precisará percorrer para aprimorar a experiência proporcionada pela sua empresa aos seus clientes e parceiros.

*De acordo com a Track.co, plataforma brasileira de gestão de experiência do cliente responsável pelo desenvolvimento deste conteúdo. A reprodução foi autorizada

1) Contratação – Descrição da vaga

Existem informações aos candidatos das oportunidades de trabalho mencionando o quanto a empresa está disposta a atender bem os clientes, como possui uma cultura customer centric (caso haja de fato). ( )

2) Contratação – Processo seletivo

Durante o processo seletivo existem avaliações no sentido de diagnosticar e estimular os candidatos a mostrarem o quanto são bons de relacionamento com clientes. ( )

3) Treinamentos internos

Existem treinamentos do time responsável pela experiência do cliente a todos os outros departamentos visando capacitação e engajamento contínuo sobre o tema. Treinamentos sugeridos: NPS, experiência do cliente, sucesso do cliente, fechamento do loop, atendimento ao cliente. ( )

4) Prova de conhecimento

Existe uma prova de conhecimento do produto, da experiência do cliente, do Net Promoter Score, da cultura customer centric e assuntos correlacionados para os membros da equipe. ( )

5) Cultura customer centric

Existem evidências que demonstram que a empresa já conseguiu implementar uma cultura customer centric, através das ações de gestão da experiência do cliente. ( )

6) Jornada do cliente

Existe o mapeamento da jornada do cliente para identificar cada ponto de contato, bem como momentos de dor e momentos de verdade. ( )

7) Indicadores da experiência em tempo real

Existe o monitoramento da experiência do cliente em tempo real, com indicadores “customer centric”, como NPS, CSAT e Customer Effort Score. ( )

8) Há o controle da fadiga de pesquisa

As pesquisas, em qualquer canal, são controladas para que o mesmo cliente não receba algum tipo de pedido de feedback em um prazo mínimo de 90 dias – regra da noventena. ( )

9) Buy-in da equipe

A equipe acredita que o projeto de Gestão de Experiência do Cliente traz resultados e aumenta a receita da empresa. ( )

10) Buy-in das lideranças

A alta liderança acredita que o projeto de Gestão de Experiência do Cliente traz resultados e aumenta a receita da empresa. ( )

11) Publicidade interna das opiniões dos clientes e das métricas

A equipe e as lideranças são impactadas diariamente ou periodicamente com opiniões de clientes detratores, neutros e promotores, e o NPS é publicado em TVs internamente ou enviado por e-mail. As métricas de CX sempre devem estar disponíveis e de fácil acesso, como em aplicativos. ( )

12) Emoção do feedback do cliente atinge a alta liderança

Uma amostra dos feedbacks dos clientes detratores, neutros e promotores sempre chega aos grandes líderes. Eles frequentemente fecham o loop individualmente com os consumidores. ( )

13) Site demonstra como a empresa trata a experiência do cliente

A empresa já criou uma página em seu site demonstrando como trata o tema “experiência do cliente”, como é a jornada do cliente e como é medida a satisfação dos clientes. ( )

14) Fechamento do loop com competências e prazos

A empresa responde todos os clientes – detratores, neutros e promotores – em até 24h, respondendo cada item levantado pelo cliente de forma individual e personalizada. ( )

15) Elogios de promotores sobre profissionais são publicados

Os elogios de clientes sobre profissionais ou temas correlacionados a sua atuação são periodicamente publicados a todos os membros da equipe visando exemplificar boas ações. ( )

16) Participação na bonificação da empresa

O NPS é uma métrica que compõe a remuneração variável das lideranças e das equipes, visando além do engajamento cultural, o engajamento mediante remuneração financeira. ( )

17) Categorização

Os comentários dos clientes e as respostas qualitativas são categorizados com o propósito de metrificar a experiência do cliente em assuntos mais recorrentes. ( )

18) Plano de ação

Com base nos temas mais falados pelos clientes, a empresa cria um plano de ação visando evoluir a experiência do cliente nos principais momentos de dor. ( )

19) Encantamento

A empresa possui estratégias e recursos financeiros para oferecer brindes, vantagens e presentes aos clientes que tiveram experiências frustrantes. ( )

20) Metas

A empresa estabeleceu metas de NPS em nível transacional e relacional, visando evoluir setores e a companhia inteira. Recomendamos estabelecer metas entre 5 a 10 pontos, considerando a margem de erro do NPS. ( )

21) Equipe focada em customer experience

A empresa já possui uma equipe focada na experiência do cliente. Não se trata somente do item “atendimento ao cliente” ou “sucesso do cliente”, por exemplo. Trata-se da experiência do cliente como um todo e sua respectiva jornada completa. ( )

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