Em qualquer ambiente de vendas, Ă© necessĂĄrio jogo de cintura para a conquista da fidelidade dos clientes, de novos clientes e de mais vendas concretizadas.
Todos sabem que flexibilidade, jogo de cintura e capacidade para “virar a mesa” sĂŁo atributos imprescindĂveis a um bom vendedor. Quer desenvolvĂȘ-las? Veja como:
- Diferencie seus clientes – NĂŁo crie regras a partir do que deu certo. Pelo contrĂĄrio, procure ver uma nova pessoa ou situação a cada contato.
- Fuja do “nĂŁo” com um “Por que nĂŁo?” – Quando obtiver uma negativa, procure descobrir a razĂŁo do nĂŁo. Tente transformar esse obstĂĄculo inicial em uma oportunidade.
- Procure ver “o que estĂĄ por trĂĄs de” – Saber por que seu cliente toma certas decisĂ”es farĂĄ com que vocĂȘ o atenda melhor e leve informaçÔes preciosas para sua empresa.
- Troque o “ou” pelo “e” – NĂŁo pense em termos de “a proposta dele versus a minha”. Use o ponto de vista do cliente para pensar em novas alternativas.
- Esqueça o melhor – O melhor nĂŁo existe. O que existe Ă© o mais apropriado para cada cliente. Ao buscar o melhor, tendemos a nos basear no nosso ideal do que Ă© melhor. Ao buscar o especĂfico, atendemos melhor a todos os clientes.
- Cuidado com os argumentos que vocĂȘ tem “na ponta da lĂngua” – Eles podem ser bons, mas se vocĂȘ estiver pensando neles, em vez de ouvir o cliente, darĂĄ a resposta certa para a questĂŁo errada.