Na semana passada liderei um workshop com 24 empresários em São José do Rio Preto (SP), organizado por CCLi e Cegente.
Um dos temas que foi debatido foi o da Prospecção de Clientes (assunto que foi inclusive capa recente da VendaMais e que bateu todos nossos recordes de venda na banca).
Juntos, fizemos uma lista de 20 formas de prospectar clientes e criamos uma planilha para analisar o que está sendo feito por cada uma das empresas.
Aqui está uma foto do quadro negro ao final do nosso brainstorming:
De maneira rápida e resumida, chegamos às seguintes conclusões:
- A maior parte dos empresários ficou surpresa com a enorme quantidade de opções disponíveis.
- Todo mundo na sala concordou que tem pelo menos uma ferramenta/mídia óbvia para sua realidade/setor/empresa que não vem sendo utilizada e poderia facilmente ser testada.
- Falamos que só prospectar não adianta… precisa fazer todos os passos corretamente, principalmente o Pós-Venda (mais sobre isso no PS, depois da minha assinatura).
Num mercado cada vez mais concorrido, precisamos aproveitar de maneira inteligente TODAS as oportunidades para atrair novos clientes. Por isso a importância de estar sempre testando coisas novas e diferentes.
Por exemplo, vender por WhatsApp… muita gente tem me contado que funciona e é uma excelente forma de entrar em contato com determinados tipos de clientes.
Neste mesmo workshop falamos sobre tipos diferentes de perfis de prospects e também motivadores de compra (ou seja, por que exatamente um cliente se interessa por uma proposta e não por outra), para direcionar os esforços de prospecção de maneira muito mais inteligente, produtiva e com retorno alto sobre o investimento de tempo, energia e dinheiro.
Aproveitando, esses são todos assuntos que veremos no curso Alta Performance em Vendas (APV), cujas aulas começam na semana que vem.
No APV cobrimos os oito passos da venda (prospecção é o segundo).
Se quiser mais informações ou fazer sua inscrição acesse www.institutovendamais.com.br
Reforçando algo que…
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