Resolvemos fazer algo diferente no Entre Nós desta edição e pedimos a alguns profissionais da nossa equipe para darem dicas do que leram/assistiram recentemente. A seleção de sugestões ficou incrível e bem variada, confira!
Pre-suasion (ainda sem tradução no Brasil), de Robert Cialdini, é a minha dica este mês. O autor é um cientista e pesquisador rigoroso que testa hipóteses e depois apresenta os resultados de maneira fácil e simples de entender e aplicar. Em As armas da persuasão (ed. Elsevier), ele introduziu o conceito dos gatilhos mentais que ajudam a convencer as pessoas e, nesta obra, mostra como você pode criar um cenário de “pré-encontro” para aumentar as chances de sucesso na condução de negociações e situações cotidianas. Recomendo!
Raul Candeloro, diretor da VendaMais
Ao contrário do que o título sugere, Não há tempo a perder não fala de pressa, mas de fazer acontecer. No livro, o conhecido velejador Amyr Klink nos lembra que grandes feitos não acontecem da noite para o dia, fala da beleza de planejar jornadas épicas e dos desafios de colocar ideias em prática e de transformar sonhos em realidade. Em uma história muito envolvente, Klink revela trechos de sua biografia, nos provoca a pensar sobre o real sentido de nossa existência e nos inspira a realizar.
João Guilherme Brotto, jornalista
A grande lição que tirei da palestra O perigo da história única (bit.ly/historia-unica), da nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, foi que ao criar concepções com base apenas em uma versão, além de corrermos o risco de sermos preconceituosos, perdemos a oportunidade de aprender. Trazendo essa ideia para a realidade de vendas, cada cliente tem experiências e necessidades únicas. Entender essas individualidades fortalece sua conexão com eles e também faz com que você perceba que as diferenças não são o que os separa, mas, sim, o que verdadeiramente os une.
Francine Pereira, jornalista
Uma lição de vida é um filme baseado em fatos reais que conta a trajetória do queniano Kimani Maruge, que, depois de ter lutado pela liberdade de seu país por muito tempo – chegando a ser preso e torturado –, resolve, aos 84 anos, se matricular na escola. Incentivado pelo programa governamental que prometia “educação primária para todos”, Maruge encara uma nova luta para conseguir permanecer no colégio e completar seus estudos. A coragem e a determinação desse senhor que entrou para o Guinness World Records servem de inspiração para muitas esferas da vida!
Thalita Uba, revisora
Confúcio disse: “Escolha um trabalho que você ama e não terá que trabalhar um único dia em sua vida.” O problema é que, muitas vezes, o amor pelo trabalho traz consigo a dificuldade de se desconectar e aproveitar a vida em sua plenitude. Enfrentando esse dilema, encontrei no mindfulness um caminho para viver de forma mais leve. O conceito é apresentado em detalhes em Mindful Work: How Meditation is Changing Business from the Inside Out, ainda sem tradução no Brasil. Um livro cheio de exemplos práticos e teorias descomplicadas sobre meditação e atenção plena que podem mudar sua vida!
Natasha Schiebel, jornalista