No ano passado, eu comprei um jogo de videogame cuja missão principal é eliminar um ditador em uma terra chamada Kirat. O jogo é moderno e tem um visual muito bonito. O problema é que fiquei vários dias fora de casa logo depois de ter recebido o game. Foram quase duas semanas de palestras, cada dia em uma cidade diferente. Foi então que, após um “tempão” sem jogar, recebi um e-mail…
“Branquinho, Kirat precisa de você! Os postos avançados não vão se desbloquear sozinhos. Precisa de ajuda? Veja estas dicas e truques de outros fãs ou visite este fórum para discutir táticas e trocar ideias.”
Uau, o videogame me enviou um e-mail! O videogame está fazendo pós-venda.
Isso me fez pensar: o que nós, seres humanos, podemos fazer para não sermos substituídos por máquinas? Temos que utilizar a nossa criatividade, claro, mas precisamos ser consistentes. Para desenvolver a criatividade, precisamos nos alimentar de experiências diferentes. Devemos experimentar aquilo com que não estamos acostumados. Pensando nisso, apresento a seguir cinco ideias criativas para você aplicar durante este ano.
1- Faça um cronograma de contato com seus clientes
Com o objetivo de estreitar o relacionamento com seus clientes, crie um cronograma de contato com eles e defina uma programação que contenha diferentes ações. Por exemplo: em um dia você, envia uma notícia relacionada ao segmento do cliente; em outro, as novidades da sua empresa; no próximo, um elogio sobre algo em que você sabe que ele é realmente bom (seja sempre sincero!) e assim por diante. Além de variar o conteúdo trabalhado, varie também o meio. Dá para usar e-mail, WhatsApp, telefone, redes sociais, etc. Coloque em sua agenda, em seu CRM ou crie lembretes no celular e siga à risca esse cronograma.
2- Seja encontrado pelos seus clientes
Você já ouviu a frase: “Se você não é encontrado, você não existe”? Pois é, se as pessoas colocam o seu nome (ou o nome de sua empresa) no Google e você não aparece entre os primeiros resultados, você está perdendo clientes para concorrência.
Na internet, é possível utilizar ferramentas gratuitas e pagas para facilitar que sua empresa seja encontrada. Se o seu negócio tem atuação local, cadastre-se no Google Meu Negócio e no Bing Places. Ao fazer seu cadastro, essas ferramentas de busca colocarão sua empresa nos primeiros resultados de pesquisas feitas perto de seu endereço.
Uma outra forma de ser encontrado é utilizar a ferramenta Power Editor, do Facebook. Ela permite que você faça uma segmentação muito específica de suas propagandas – e você pode utilizar a lista de e-mails de seus clientes potenciais e/ou de seus clientes atuais para isso, pois o Facebook fará o cruzamento dos dados. Assim, seus anúncios poderão ser vistos somente pelo grupo distinto que você definir.
3- Crie um cartão de “infidelidade”
No final de 2015, quatro cafeterias de Brasília (DF) se uniram e criaram um “cartão de infidelidade”. A cada espresso comprado em qualquer uma delas, o cliente ganhava um selo. Ao completar a cartela com os selos das quatro cafeterias, ele poderia beber um quinto café sem pagar nada – e na cafeteria de sua preferência!
Todos os concorrentes costumam ter resultados positivos com esse tipo de ação, pois ela ajuda a fazer com que os clientes queiram conhecer todos os participantes. Funciona como um jogo de ganha-ganha. Mas a ideia não precisa ser utilizada apenas por concorrentes diretos. É possível fazer parcerias semelhantes com empresas complementares, como:
- Loja de ferramentas com loja de tintas e/ou com loja de material de construção.
- Loja de perfumes com loja de joias e/ou com loja de chocolates finos.
- Loja de roupas com loja de lingeries e/ou com loja de roupas para crianças.
4- Mostre produtos complementares de formas inesperadas
Se você já comprou um livro pela internet, aposto que recebeu um e-mail com sugestões de outros livros que, sim, você adoraria comprar. Isso é algo que o sistema do e-commerce faz praticamente de forma automática, mas um representante comercial ou um vendedor de loja precisa ter perspicácia para fazer algo parecido. Por exemplo:
- Um representante comercial visitou um cliente que comprou um determinado produto. Quando estiver próximo de voltar a atender aquele cliente, você pode mandar uma amostra ou uma foto de um produto que seja complementar ao que o cliente já comprou.
- Uma cliente comprou um sapato em uma loja. Na semana seguinte à compra, a vendedora pode enviar uma foto de uma bolsa que combine com aquele sapato.
- Um cliente levou seu cachorrinho para tomar banho no pet shop. Na semana seguinte, o pet shop pode mandar um e-mail para o cliente com fotos de brinquedos para o animalzinho.
5- Divulgue suas conquistas com frequência
Uma frase que as pessoas adoram compartilhar nas redes sociais é esta: “Trabalhe duro e em silêncio. Deixe que o sucesso fale por você.” Pura bobagem!
Quanto mais pessoas souberem de suas conquistas, mais oportunidades você conseguirá. É inerente ao ser humano procurar segurança. Se você mostra com frequência depoimentos de clientes satisfeitos, fotos de prêmios que você recebeu e resultados positivos que alcançou, você atrairá mais clientes interessados em ter as mesmas experiências. Claro que irá atrair inveja também, mas e daí? Cabeça erguida, coração tranquilo e dinheiro no bolso – é isso que importa. Só tome cuidado para que suas postagens nas redes sociais e os e-mails que você manda para os seus clientes não sejam só de autopromoção.
Uma vez um amigo me disse: “Não tenha medo da concorrência. Tenha medo de não fazer a diferença.” O videogame lá de casa já aprendeu essa lição. O e-mail mais recente que eu recebi foi de uma expansão do jogo que comprei. Nesse pacote, eles me ofereceram novas fases e novos desafios em Kirat. Difícil resistir, né?
Leandro Branquinho é palestrante de vendas e liderança de vendas, tem a tatuagem “Eu Amo Vender” no braço e é podcaster no www.radiovendas.com.br