O Cemitério Jardim da Ressurreição (Teresina, PI) ignorou a resistência a assuntos fúnebres no Brasil e investiu em conteúdo criativo e divertido nas redes sociais para fortalecer a marca. E, sim, foi bem-sucedido nessa estratégia.
O que catapultou a página para um plano superior foi a postagem em comemoração à aprovação norte-americana ao casamento gay. Assim como outras marcas, o Jardim da Ressurreição se mostrou feliz com a notícia publicando uma foto com um vidro cheio de purpurina, em que se lia: “Eu, quando for cremada”.
A postagem foi um sucesso absoluto e comprovou que a estratégia de comunicação estava na direção certa. A publicação foi feita no dia 26 de junho deste ano, teve 727 compartilhamentos e foi curtida por 1.770 pessoas. Detalhe: a repercussão do post impactou 160 mil pessoas. Ao final do mês de junho, a página tinha 1.167 seguidores. Em agosto, quando esta revista estava sendo produzida, quase 8 mil pessoas já acompanhavam as publicações. Que tal?
Acompanhe o trabalho feito pelo cemitério acessando http://bit.ly/jardim-da-ressurreição.
UM SOFÁ MUCHO LOCO
No mês de julho, o Canoas Shopping (Canoas, RS) lançou a liquidação Descontrolados, que além de envolver mais de 200 lojas e de oferecer descontos de até 70%, ainda apresentou o “sofá descontrolado”, em que os clientes podiam brincar durante os quatro dias da promoção.
O tal do sofá era um brinquedo instalado no segundo piso do centro de compras e que seguia a mesma dinâmica de um touro mecânico, desafiando o consumidor a permanecer o maior tempo possível sentado nele. Para participar, bastava se inscrever, gratuitamente, no balcão da ação de marketing promocional e aguardar sua vez. Depois, era só tentar se equilibrar sobre o sofá durante 30 segundos. A atração, logicamente, foi um grande sucesso, principalmente entre a molecada. Não havia prêmio para quem conseguisse atingir a marca dos 30 segundos, mas a diversão valeu a pena.
CURTAS E BOAS
SEGURANDO O CONSUMIDOR I – Que o setor automobilístico é um dos que mais sofrem com a crise não é novidade. Novidade é o que as empresas estão fazendo para estimular o consumidor a continuar comprando mesmo em tempos difíceis. Além das já conhecidas promoções (como IPVA pago, bônus de fábrica, brindes e emplacamento grátis), agora já é possível parcelar a entrada – e as concessionárias estão ofertando até 95% da tabela Fipe em automóveis usados. A GM, por exemplo, se compromete a quitar até quatro parcelas do financiamento se o cliente perder o emprego.
SEGURANDO O CONSUMIDOR II – A criatividade também anda solta no segmento de alimentação fora de casa, que caiu, em média, 30% este ano. O restaurante Ciao!, de São Paulo, inaugurou um bufê de aperitivos em que o cliente pode se servir de graça se comprar bebida alcoólica. Já no bar O’Malley’s, também de São Paulo, a taxa de serviço não é mais cobrada (em concordância com os colaboradores da casa). A gorjeta só é paga se o cliente quiser. A estratégia ajudou a atrair mais clientes para o estabelecimento. Como se pode observar, baixar preço – que é o que mais se vê por aí – pode não ser a melhor ideia.
CRIATIVIDADE EM VENDAS
CHEIRO DE SUCESSO – História contada a nós por Jeffrey Gitomer, colunista desta revista: “Ao fazer plantão nos apartamentos que vende, uma corretora de imóveis costuma leva com ela sua máquina de fazer pão. Com o passar do tempo, o cheiro maravilhoso de pão fresco vai se espalhando pelo ambiente. Um pequeno truque psicológico que ajuda todo novo cliente potencial que chega ao plantão a se sentir, de certa forma, em casa. Além disso, claro, alguns ainda levam pão fresco para casa. Mesmo que não comprem o imóvel, certamente contarão o fato a seus amigos.” Detalhe ressaltado por Gitomer: a corretora é uma das mais bem-sucedidas da região. Ou seja, um pouco de criatividade e psicologia ainda são as melhores armas que existem para vender mais.
INOVAÇÕES
A LOJA DO FUTURO – Que o varejo passa por uma revolução tecnológica você já está cansado de ouvir. Mas entender o que pode ajudar a melhorar a experiência do cliente em seu estabelecimento, dentre tantas novidades, é o que fará a diferença em seu negócio. Por exemplo:
- Fluxo de clientes – A Geeksys (www.geeksys.com.br) desenvolveu um software que permite ao lojista ter estatísticas sobre a movimentação de clientes dentro da sua loja. Também indica idade aproximada, sexo e fornece mapas mostrando as áreas mais e menos visitadas. Essas informações ajudam o empresário a definir suas próximas ações com base em fatos, não em achismos.
- Música preferida – Escolher a música certa pode mudar o humor do consumidor e a disposição para comprar, concorda? Sabendo disso, a On The Spot (www.onthespot.com) permite que um estabelecimento comercial disponha de uma playlist exclusiva, definida de acordo com o perfil de clientes da loja. Isso ajuda a aumentar o tempo de permanência do cliente no estabelecimento e, claro, sua propensão a comprar ali.
- Propaganda customizada – A Tectra (www.grupotectra.com.br) desenvolveu sensores especiais – chamados beacons – que se comunicam com o smartphone do cliente e enviam promoções específicas assim que ele passar em uma determinada área de uma loja. Conhecendo melhor os produtos, os consumidores podem se interessar por eles, certo?
Todas essas tecnologias já estão disponíveis e não demandam investimentos de milhões de reais. No entanto, é claro que você tem de saber do que seu ponto de venda precisa, senão qualquer investimento, por menor que seja, sempre será caro.