O pós-venda e a fidelização de clientes

Quer conversar com um especialista?
Entre em contato!

Uma das consequências imediatas de um processo de pós-venda bem definido e levado a sério é o aumento da base de clientes fiéis. Por isso, a pesquisa nacional que desenvolvemos sobre o oitavo passo da venda perguntava aos participantes: o que é fidelizar um cliente para você?

Das mais de 500 respostas que recebemos, selecionamos 12 que ajudam a esclarecer o conceito de fidelização de clientes e facilitam a compreensão de todo o conteúdo desta edição.

Conheça as definições dadas pelos nossos entrevistados, inspire-se para criar o seu próprio conceito e comece a usar o pós-venda como ferramenta para fidelizar seus clientes. Vender mais (e melhor) será mais fácil assim!

“Fidelizar um cliente, para mim, é desenvolver um relacionamento de confiança e de lealdade. Ou seja, eu posso até sair da empresa na qual o atendi, mas sempre serei lembrada por ele quando o assunto for consultoria.”
Patrícia Silveira

“Para mim, fidelizar um cliente é me tornar amigo dele, criar um vínculo que faz com que o ato da compra seja um momento de descontração, sem aquela pressão que um vendedor que está em seu primeiro contato com o cliente tem.”
Tailan Erthal

“É conquistar o coração do cliente, atendendo-o além do que ele mesmo espera. É oferecer o plus que ele não esperava, mas que ajuda a garantir que, no final, ele fique ainda mais satisfeito.”
Emerson Fernando Cichella

“É vender o que é bom, prestar assistência sempre que necessário (sem pisar na bola!), sempre telefonar em datas comemorativas, fazer visitas sem intenção de venda – tipo encontros casuais – e mostrar para o cliente que ele não é apenas lucro no caixa, e sim uma pessoa especial que queremos sempre ter por perto.”
Angélica Patrícia de Medeiros

“É garantir que quando o cliente tiver uma necessidade ou projeto a ser desenvolvido e com o qual podemos colaborar, seremos a primeira empresa a ser contatada – mesmo que ele saiba que existam orçamentos mais baratos no mercado.”
Eduardo Picão Melo

“Tratar o cliente com respeito, atender suas necessidades e vender seus produtos. É isso que é preciso fazer para fidelizar um cliente. Além disso, é preciso ser honesto, cumprir cronogramas e não fazer promessas que se sabe que não poderão ser cumpridas. Por fim, é tornar o cliente seu fã!”
Soraya Dias

“Fidelizar um cliente, para mim, é fazer com que ele deixe de simplesmente ser um consumidor do produto que eu vendo para se tornar um advogado da minha marca. Ou seja, é conseguir atingir aquele momento especial em que o cliente passa a defender e difundir sua satisfação pessoal ao utilizar o produto que vendo e a marca que represento, em que ele afirma que não abre mão de contar com a nossa qualidade, o nosso atendimento e o nosso pós-venda. Esses momentos são raros hoje em dia, mas posso dizer que tenho alguns clientes assim em minha carteira e digo, sem dúvida, que com a ajuda deles eu vendo muito mais.”
Juliardo Felden

“Transformar o cliente em um vendedor ativo da empresa, em um importante gerador de indicações e um formador de opinião positivas. É isso que a fidelização de clientes me garante.”
Charles Wendel

“Fidelizar um cliente é garantir que ele fale bem da nossa empresa mesmo quando está longe dela. Seja na roda de amigos, nas redes sociais, quando indica nossos produtos/serviços, quando expressa sua confiança em nossa empresa, quando nos procura sempre que se depara com uma necessidade que sabe que podemos suprir e assim por diante. Além disso, o cliente fiel é aquele que depois de passar algum tempo sem comprar ou utilizar o serviço, dá uma passada na empresa e justifica sua ausência.”
Schirley de Farias Lolli

“É manter o cliente comprando conosco por gosto, porque nosso produto/serviço é a melhor opção para ele, e não por força de contrato ou porque temos o preço mais baixo.”
Lucas Cemin Zanotti

“Fidelizar um cliente, para mim, é ser verdadeiro e transparente com ele sempre, fazendo com que ele se sinta importante, e ajudá-lo a resolver até os mínimos problemas. Ou seja, é ser parceiro do cliente e ter empatia com ele, não ficar de olho somente no dinheiro, mas também auxiliá-lo. Também acredito que é preciso oferecer produtos de alta qualidade, que ajudem o consumidor a solucionar seus problemas – e não que, no futuro, se transformem em mais problemas para ele resolver.”
Gilberto Sabino

“Vender uma vez é fácil, o difícil é encantar o cliente e fazê-lo comprar de você novamente. Então, para fidelizar o cliente, é preciso sorrir sempre, ser muito atencioso com ele, saber escutá-lo e ir ao encontro de suas expectativas. Só assim ele irá se tornar um cliente fiel.”
Fernando Barbosa

Claro que não é apenas o pós-venda que garante a fidelização de seus clientes, mas ele é peça-chave nesse quebra-cabeça. Então, se você quer aumentar sua base de clientes fiéis, precisa se preocupar cada vez mais com o que faz depois que o cliente fecha a primeira compra em sua empresa. Siga os conselhos desta edição da VendaMais, aposte cada vez mais no pós-venda e fidelize seus clientes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Conteúdos Relacionados

Blindagem comercial Como proteger sua carteira de clientes dos ataques da concorrência

Blindagem comercial: Como proteger sua carteira de clientes dos ataques da concorrência

Descubra se sua carteira de clientes está blindada ou vulnerável. Faça o diagnóstico gratuito e receba seu Índice de Blindagem agora!
Leia Mais →
CPID a métrica que separa vendas rentáveis de vendas que quebram a empresa

CPID: a métrica que separa vendas rentáveis de vendas que quebram a empresa

“Você pode estar pagando comissão para vendedores que dão prejuízo.” ...
Leia Mais →
Se o seu dia fosse um filme, ele seria “Missão Impossível” ou “Debi & Loide”

Se o seu dia fosse um filme, ele seria “Missão Impossível” ou “Debi & Loide”?

Na teoria, todo vendedor começa a semana no modo Tom ...
Leia Mais →