40 perguntas para avaliar a Gestão Comercial da sua empresa

Quer conversar com um especialista?
Entre em contato!

Liderar o time, capacitar os vendedores, analisar o desempenho individual de cada profissional e também da equipe como um todo, desenvolver campanhas de vendas e revisar o plano de remuneração. Esses são alguns itens da lista de atribuições de um gestor comercial – que, como você deve saber muito bem, não termina aí!

A partir do que indica esse breve resumo, porém, é possível fazer uma boa avaliação da Gestão Comercial, distribuindo essas e outras tarefas em categorias mais amplas. Essa, aliás, é a proposta deste checklist.

Tire um tempo para responder atentamente cada pergunta. Elas o ajudarão a entender pontos fortes e áreas em que há espaço para melhorar. Assim, você iniciará a leitura desta edição ciente de quais respostas precisa buscar para se tornar um gestor cada dia melhor.

Há uma versão ampliada deste checklist em bit.ly/gestao-comercial-checklist

Ao responder digitalmente, se você quiser, poderá solicitar um feedback da nossa equipe sobre suas respostas.

PANORAMA GERAL

SIM

NÃO

O gestor comercial lidera sua equipe pelo direcionamento e capacitação, não apenas pela cobrança de resultados?

A proporção de vendedores/representantes para cada gestor comercial é de no máximo 12/1?

O gestor comercial tem conseguido atingir os resultados esperados pela empresa e assume a responsabilidade quando isso não acontece?

A empresa tem uma segmentação clara – seja geográfica ou por perfil de clientes – e tem o mercado mapeado?

Os canais de vendas da empresa são complementares, gerando o mínimo de desgaste entre vendedores e clientes?

Quando a empresa coloca um vendedor em determinada área, ele já tem o potencial de mercado mapeado?

A empresa usa múltiplos canais de vendas?

Possui um departamento de pós-vendas?

A segmentação de área ou de perfil de clientes é respeitada pela equipe comercial?

O gestor comercial deixa claro para a equipe qual é o perfil de clientes que deve ser prospectado?

RECRUTAMENTO

SIM

NÃO

Sua empresa tem a descrição de cada cargo da área comercial, com especificação de experiência, formação profissional e CHA (conhecimentos, habilidades e atitudes)?

Existe um processo claro de recrutamento de profissionais de vendas, e ele é seguido em todas as contratações?

O processo de recrutamento está claro para os candidatos? Ou seja, eles sabem por quais etapas passarão, em quanto tempo terão uma resposta, o que é levado em conta para avaliar cada profissional?

Durante o recrutamento dos profissionais da área comercial, os candidatos são entrevistados por mais de uma pessoa?

Sua empresa possui políticas de contratação para evitar preconceitos contra minorias?

TREINAMENTO

SIM

NÃO

Treinamento é visto processo na sua empresa? Ou seja, algo que não é pontual, não é considerado como um evento, e sim faz parte de uma estratégia ampla de capacitação e desenvolvimento.

Além de treinar seus vendedores, sua empresa treina também gerentes e supervisores?

Existe um processo padrão para identificar as necessidades de treinamento da equipe, e esse processo é sempre respeitado na hora de planejar uma ação de capacitação?

Sua empresa avalia e acompanha os resultados dos treinamentos realizados?

Existe um processo bem estruturado de ações pós-treinamento, para garantir que a equipe coloque em prática o que foi ensinado?

REMUNERAÇÃO

O plano de remuneração da sua empresa…

SIM

NÃO

Atrai os melhores candidatos?

Motiva e retém os campeões de venda?

Estimula os vendedores a desenvolverem seu CHA (conhecimentos, habilidades, atitudes), saindo da zona de conforto?

É justo para todas as partes (vendedores, gestores, empresa)?

Tem um custo financeiro ou ROI atrativo para a empresa?

INDICADORES DE PERFORMANCE

SIM

NÃO

Existe um dashboard centralizado e estruturado com todas as informações necessárias para direcionar a área comercial?

Os vendedores sabem quais indicadores são contemplados em sua avaliação de performance?

O gestor comercial toma decisões baseadas no que os indicadores revelam?

A evolução dos profissionais nos indicadores definidos como prioritários é monitorada constantemente, por meio de avaliações de desempenho bem estruturadas?

Existem metas EsMART (específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com prazo para serem atingidas) bem definidas para cada indicador considerado importante?

CAMPANHAS DE VENDAS

Suas campanhas de vendas…

SIM

NÃO

Têm objetivos claros e bem definidos?

Têm regras claras e bem definidas?

Têm metas claras bem definidas?

Você avalia todas as suas campanhas de vendas?

Uma avaliação bem feita contempla as seguintes perguntas:

  • A turma gostou?

  • Os vendedores saíram da zona de conforto, sentiram-se desafiados?

  • As pessoas fizeram coisas diferentes por causa da campanha? Ela estimulou a criatividade e a iniciativa da equipe?

  • As metas e os objetivos foram alcançados?

Durante a campanha, todos os participantes recebem informações atualizadas sobre o andamento (seja em reuniões, por telefone ou e-mail)?

COMUNICAÇÃO

SIM

NÃO

Missão, Visão e Valores da empresa ajudam a reforçar seus diferenciais competitivos perante à equipe?

As reuniões de equipe têm uma pauta clara?

Sua empresa tem um modelo claro de feedback, e ele é seguido pelos líderes?

As conquistas da equipe são comemoradas?

As histórias de profissionais da equipe que se destacam são utilizadas em treinamentos internos?

O espaço abaixo é seu! Coloque suas ideias no papel e comece a traçar planos de melhoria a partir das reflexões feitas com a ajuda desse checklist.

A VendaMais pode ajudar a sua empresa em todas as áreas da Gestão Comercial, por meio dos serviços de Diagnóstico, Treinamento e Consultoria. Escreva para vendas@vendamais.com.br ou entre em contato pelo telefone (41) 99239-0796 para saber como, juntos, podemos fazer sua equipe vender mais e melhor.

Conteúdos Relacionados

10 estratégias simples para aumentar a prospecção do seu time

10 estratégias rápidas, práticas e simples para líderes aumentar a prospecção de novos clientes (+1 bônus poderoso)

Hoje quero lhe apresentar, de maneira rápida, prática e simples 10 estratégias práticas (mais 1 bônus para acelerar resultados) que todo líder pode aplicar agora ...
Leia Mais →
trabalhar certo

Times que trabalham muito e vendem pouco: como usar os 3 Cs para reverter isso?

Times de vendas raramente ficam parados. Vendedores estão sempre em movimento, ligando, mandando mensagens, visitando clientes.
Leia Mais →
Blindagem comercial Como proteger sua carteira de clientes dos ataques da concorrência

Blindagem comercial: Como proteger sua carteira de clientes dos ataques da concorrência

Descubra se sua carteira de clientes está blindada ou vulnerável. Faça o diagnóstico gratuito e receba seu Índice de Blindagem agora!
Leia Mais →