Gestão do conhecimento!

Quer conversar com um especialista?
Entre em contato!

No decorrer da história a humanidade passou por várias fases evolutivas: idade do bronze, idade do ferro, revolução comercial, revolução industrial e atualmente nos encontramos na era do conhecimento. No decorrer da história a humanidade passou por várias fases evolutivas: idade do bronze, idade do ferro, revolução comercial, revolução industrial e atualmente nos encontramos na era do conhecimento.

Conhecimento pode ser definido como experiência ou a habilidade de utilizar as informações para gerar valor agregado.

Numa economia em ritmo acelerado as organizações não podem perder tempo ou vantagem competitiva tendo que reinventar a roda ou refazer determinado processo o tempo todo o que pode vir a ser tornar um problema com efeitos financeiros e de mercado prejudiciais.

Com o advento da informática e das novas tecnologias de comunicação a interação humana passou a ser cada vez maior, atingindo um estágio de comunicação instantânea e sem limites geográficos aonde procedimentos regionais se mesclam reescrevendo a maneira de pensar e agir para um nível global e muito mais dinâmico.

Portanto as organizações perceberam que tão importante quanto a pesquisa tecnológica ou de produtos é também a gestão do conhecimento seja ele empresarial, pessoal, local ou global, e portanto existem alguns procedimentos que podem auxiliar na gestão mais efetiva do conhecimento, tais como:

Mapeamento do conhecimento organizacional: A primeira e uma das mais importantes etapas da gestão do conhecimento é justamente identificar e mapear o mesmo.

? Entender a dinâmica do conhecimento na organização: O conhecimento é gerado e disseminado em diferentes maneiras em diferentes organizações, portanto é crucial o entendimento da dinâmica do mesmo em sua organização.

? Documentar o conhecimento organizacional: Tão importante quanto mapear e entender a dinâmica do conhecimento é criar mecanismos para documentação do mesmo.

? Criando agentes multiplicadores: Mais do que ter o conhecimento e entender o mesmo na organização é necessário disseminar o conhecimento de maneira objetiva e organizada.

? Revendo e atualizando conceitos: O conhecimento evolui com a experiência e o tempo e a organização deve rever e atualizar os conceitos e o conhecimento periodicamente.

Espero que estas sugestões lhe auxiliem na gestão do conhecimento.

Boa sorte e sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Conteúdos Relacionados

Blindagem comercial Como proteger sua carteira de clientes dos ataques da concorrência

Blindagem comercial: Como proteger sua carteira de clientes dos ataques da concorrência

Descubra se sua carteira de clientes está blindada ou vulnerável. Faça o diagnóstico gratuito e receba seu Índice de Blindagem agora!
Leia Mais →
CPID a métrica que separa vendas rentáveis de vendas que quebram a empresa

CPID: a métrica que separa vendas rentáveis de vendas que quebram a empresa

“Você pode estar pagando comissão para vendedores que dão prejuízo.” ...
Leia Mais →
Se o seu dia fosse um filme, ele seria “Missão Impossível” ou “Debi & Loide”

Se o seu dia fosse um filme, ele seria “Missão Impossível” ou “Debi & Loide”?

Na teoria, todo vendedor começa a semana no modo Tom ...
Leia Mais →