Um dos grandes problemas enfrentados por empresários de alguns segmentos é, sem sombra de dúvidas, a venda de produtos falsificados. Um dos grandes problemas enfrentados por empresários de alguns segmentos é, sem sombra de dúvidas, a venda de produtos falsificados. Óculos, CDs, DVDs, relógios, camisetas….. A lista é muito grande. Para simplificar a discussão, vamos analisar apenas um segmento: o óptico.
A Associação Brasileira de Produtos e Equipamentos Ópticos (Abióptica) informa que o número de óculos falsificados vendidos chega a 50%. Se compararmos com o ano passado, percebemos que ele reduziu um pouco. Mas, o percentual de falsificação ainda é assustador. Numa atitude acertada, a Abióptica lançou recentemente um selo holográfico. O objetivo é combater a pirataria.
Mas, o dono de óptica também pode (e deve) agir, adotando medidas para enfrentar essa concorrência de óculos falsificados. Como? Abaixando o preço da mercadoria? Não, claro que não! O preço dos óculos falsificados serão sempre menores. Por um único motivo: a qualidade deles é muito inferior a das vendidas em ópticas. O mesmo podemos dizer com relação à durabilidade. Os óculos vendidos em ópticas duram muito mais.
Já vimos que ao comprar em óptica o cliente ganha muitas vantagens. Mas, será que ele sabe disso? Será que você está comunicando isso para ele? Reflita. Se você responder ?não? é porque está na hora de promover mudanças em sua loja. Está na hora de implantar um programa de fidelidade bem definido e planejado. Esse programa engloba o treinamento de funcionários e de gerentes, fornecendo a eles técnicas de como abordar um cliente e de como passar as informações de que o consumidor necessita. Além disso, envolve a adoção de medidas e ferramentas capazes de fidelizar o cliente, tornando-o único e especial.
Mas, quem ganha com a implantação de um programa como esse? Todo mundo. O dono da óptica terá um aumento nas vendas em torno de 40%, gerando um maior volume de lucro. O funcionário será premiado pelo número de vendas realizadas e trabalhará com mais disposição. E o cliente receberá um atendimento personalizado e, com certeza, retornará à loja para efetuar novas compras.
Como vimos, a realização de um programa de fidelidade irá agradar a todos. Ao realizá-lo, você estará implantando uma ação capaz de enfrentar a venda de óculos falsificados e capaz de enfrentar a concorrência das outras ópticas. Em breve, voltaremos a abordar o assunto!