Vender hoje: uma questão quase espiritual

Quer conversar com um especialista?
Entre em contato!

A questão é espiritual, não no sentido religioso, mas no sentido de entrar em total sintonia com as necessidades e particularidades dos clientes. “Conheça seu mercado”, “Faça mais pelo seu cliente”, “Use o marketing pessoal”, “Aumente seu networking”, esses são os conselhos de que mais os profissionais de vendas ouvem falar no cotidiano profissional.

Mas podemos chegar a uma conclusão mais profunda: vender com excelência, nos tempos atuais, é necessário muito mais do que isso. A questão, agora, é também espiritual, não no sentido religioso, mas no sentido de entrar em total sintonia com as necessidades e particularidades dos clientes.

É como se o cliente tivesse uma áurea que para vendermos bem teríamos que descobrir a chave, para só então podermos entrar e satisfazer plenamente o desejo dos nossos parceiros comerciais.

Afinal, toda vez que alguém compra algum produto/serviço, está automaticamente suprindo a sua vontade e as suas necessidades. Então, faz-se necessário estudar de forma minuciosa o quê e para que o cliente deseja comprar.

Não é uma questão de adivinhar, mas uma obrigação do vendedor profissional, de analisar gestos e posturas do cliente, até descobrir como entrar nessa sintonia que muitas vezes está camuflada.

Essa é apenas a primeira parte de uma venda bem sucedida. A segunda é saber se o que estamos oferecendo vai realmente suprir essas necessidades, e ter a humildade, algumas vezes, de indicar uma outra empresa que possa satisfazer, naquele momento, a necessidade do cliente em questão.

Muitos, porém, podem achar que estão entregando, de bandeja o cliente para o concorrente. Mas reflita comigo: se você tem um atendimento de primeira qualidade, se seus produtos estão na categoria de excelentes e se você mostrou-se competente para saber que neste momento você não pode atender ou suprir as necessidades do cliente indicando outro fornecedor, é claro e notório que você estará praticando um ato de venda mesmo que não esteja vendendo. Talvez até seja mais fácil fidelizar este cliente de uma próxima vez.

Concluímos, então, que para vender com excelência e profissionalismo é necessário compreender quase que “espiritualmente” as necessidades do cliente e também ser humilde a ponto de perder uma venda para que se possa conquistar a fidelização do cliente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Conteúdos Relacionados

trabalhar certo

Times que trabalham muito e vendem pouco: como usar os 3 Cs para reverter isso?

Times de vendas raramente ficam parados. Vendedores estão sempre em movimento, ligando, mandando mensagens, visitando clientes.
Leia Mais →
Blindagem comercial Como proteger sua carteira de clientes dos ataques da concorrência

Blindagem comercial: Como proteger sua carteira de clientes dos ataques da concorrência

Descubra se sua carteira de clientes está blindada ou vulnerável. Faça o diagnóstico gratuito e receba seu Índice de Blindagem agora!
Leia Mais →
CPID a métrica que separa vendas rentáveis de vendas que quebram a empresa

CPID: a métrica que separa vendas rentáveis de vendas que quebram a empresa

“Você pode estar pagando comissão para vendedores que dão prejuízo.” ...
Leia Mais →