Muitos empresários e profissionais de marketing de relacionamento acreditam que o cartão de fidelidade tem as mesmas funções e objetivos de um cartão crédito, cartão de descontos e/ou cartão de vantagens. Muitos empresários e profissionais de marketing de relacionamento acreditam que o cartão de fidelidade tem as mesmas funções e objetivos de um cartão crédito, cartão de descontos e/ou cartão de vantagens. Não, eles não são sinônimos! Existem muitas diferenças entre esses quatro tipos de cartões. Vou tentar descrevê-las resumidamente nesse artigo.
Com o cartão de crédito, podemos fazer pagamentos à vista sem termos dinheiro. O PROCON de São Paulo resume bem. Para a entidade, esse tipo de cartão funciona como uma espécie de dinheiro virtual ou ?dinheiro de plástico?, que foi criado ?com a finalidade de promover o mercado de consumo, facilitando as operações de compra?.
O cartão de desconto tem como função fixa o oferecimento de bônus ao cliente. A cada compra que fizer, o consumidor poderá receber um desconto e pagar menos em determinadas mercadorias, pré-selecionadas pelo estabelecimento. Esse desconto é dado no caixa, no ato da compra dos produtos.
O cartão de vantagens cumpre função parecida a do cartão de descontos. Mas, os benefícios são ampliados, uma vez que não se limitam apenas ao oferecimento de bônus. Por exemplo, ao realizar algumas compras e acumular determinados pontos, o cliente poderá trocá-los por prêmios variados. Após a troca, os pontos são zerados e o cliente tem que acumulá-los novamente.
Já o cartão de fidelidade tem funções e objetivos mais completos. Elas não se esgotam no ato da compra do cliente, como no caso do cartão de crédito e do cartão de descontos. E não acabam quando o consumidor recebe prêmios, como acontece com o cartão de vantagens. Um cartão de fidelidade é uma das ferramenta importantes de um programa de fidelidade bem definido e planejado.
Por meio de um cartão de fidelidade, os clientes são cadastrados. É claro que com a ?devida autorização? deles, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor.Num próximo momento, os consumidores poderão ser divididos por grupos de hábitos de consumo, por localidade, por datas de aniversário para que a partir daí sejam traçadas ações específicas para cada um.Essas ações podem informar um lançamento de produto ou podem simplesmente convidar para que o consumidor retorne para visitar a loja.
Em suma, a função do cartão de fidelidade é estreitar a relação entre os donos de lojas e os clientes. Essa aproximação é muito importante, tanto para os proprietários de estabelecimentos, quanto para os consumidores. Uma vez que ao receber o cartão e participar do programa de fidelidade, o cliente irá se sentir único e especial e ajudará na melhora e no aprimoramento das mercadorias. Tal relação não pode ser proporcionada pelo cartão crédito, cartão de descontos e cartão de vantagens.