Marketing Promocional Continua sendo a bola da vez

Quer conversar com um especialista?
Entre em contato!

No momento atual em que o mercado de Comunicações passa por uma série de transformações quanto ao seu formato, podemos afirmar que a área de Marketing Promocional tem sido e continuará sendo a bola da vez. No momento atual em que o mercado de Comunicações passa por uma série de transformações quanto ao seu formato, podemos afirmar que a área de Marketing Promocional tem sido e continuará sendo a bola da vez, pois cada vez mais é reconhecida como uma atividade cujas ferramentas são essenciais no planejamento estratégico das empresas, que agregam valor às marcas e não apenas resolvem problemas de curto prazo. Há cada vez mais sinergia entre Cliente x Agência de Propaganda x Agência de Marketing Promocional.

Consideramos que, este é o principal motivo pelo qual a AMPRO (Associação de Marketing Promocional) vem realizando vários workshops sobre o tema: Remuneração e Relacionamento, e que têm contado com a presença de associados da AMPRO, empresas e profissionais interessadas no assunto, imprensa e representantes de várias entidades, entre elas, ABA, POPAI Brasil, Comitê de Design da ABRE, Clube dos Executivos de Marketing, o próprio Conselho e a Executiva da AMPRO. A participação na discussão está sendo também estendida às entidades afins, como ABAP, ABEOC, UBRAFE, ABMR, ADG, entre outras.

As discussões têm sido bastante amplas com destaque para:

a) Formato de relacionamento com os clientes que, na maioria dos casos, é um relacionamento de curta duração, por JOB e não por contrato;
b) Formato de remuneração dos serviços das agências: custos internos (criação, texto, montagem, etc), com a aplicação de uma tabela do Sindicato das Agências de Propaganda (variando a sua aplicação para cada situação e/ ou empresa) + honorários sobre os custos de terceiros envolvidos (variando de 15 a 20%) ou aplicando-se a tabela para montagem + fee (variando também de 8 a 15%) ou tabela + fee (apurando-se o envolvimento hora/ profissionais envolvidos no processo) ou em casos mais remotos a tabela + participação nos resultados (formato bastante discutível);

O objetivo dos workshops, muito mais amplo até do que estas questões, é que a AMPRO possa estabelecer um conjunto de recomendações sobre o assunto como um Manual sobre as Melhores Práticas do Marketing Promocional para nossos associados. Além disso, que esta proposta incorpore o que já foi recomendado sobre as concorrências, contendo uma tabela de preços para orientar o mercado. E, claro, outros procedimentos comuns no relacionamento envolvendo as demais entidades, que têm concordado que o marketing promocional deve ser encarado como estratégico.

Numa fase seguinte, a partir de 11.03.02 quando vamos realizar o primeiro workshop deste ano, estaremos buscando encontrar um denominador comum entre as entidades e, aí então, publicando um Manual Geral sobre as Melhores Práticas de Relacionamento Global, contendo o aval de todas elas.

De maneira geral, o mercado está muito receptivo aos assuntos que estão sendo discutidos na sua forma mais abrangente possível. Este tratamento, faz parte da política adotada pela administração do Luiz Antônio Peixoto, focada na prestação de serviços aos associados. Com certeza, este é um grande esforço no sentido de que a relação entre Agência e Cliente seja uma relação mais permanente e duradoura, permitindo que o mercado promocional possa ser reconhecido de fato como sério, profissional e competente.

Ao chegar a esse patamar no final das discussões, muito provavelmente passaremos também pela questão da qualificação do setor como um todo. É importante ressaltar, que a AMPRO funcionará como a entidade que vai emitir um Selo de Qualidade do Marketing Promocional, garantindo ao mercado toda a competência e o profissionalismo esperado.

Queremos agradecer o apoio recebido das entidades, tendo em vista o esforço que todas estão fazendo para encontrar um caminho que possa aperfeiçoar as condições de um relacionamento comum. Por outro lado, convém estacar também o trabalho da imprensa que tem dado bastante ênfase ao assunto, dedicando espaço na publicação de matérias a esse respeito, o que faz com que o assunto se mantenha em permanente evidência.

Por tudo isso, podemos concluir que o Marketing Promocional continua e continuará sendo a bola da vez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Conteúdos Relacionados