Suce$$o em E-Commerce? SerĂ¡ mais uma receita de bolo de caixinha?

VĂ¡rios especialistas tĂªm apresentado soluções e idĂ©ias para se alcançar sucesso nas vendas do E-Commerce, mas pouco se fala no que efetivamente leva o internauta a procurar determinado site para realizar compras pela Internet Muito se tem falado sobre e-commerce e quais as receitas para se obter sucesso nesta economia que jĂ¡ nĂ£o Ă© tĂ£o nova assim.

VĂ¡rios especialistas tĂªm apresentado soluções e idĂ©ias para se alcançar sucesso nas vendas do E-Commerce, mas pouco se fala no que efetivamente leva o internauta a procurar determinado site para realizar compras pela Internet. Em nada adianta dizer-se que o site precisa ser rĂ¡pido, ter bons preços, oferecer diversas condições de pagamento, etc… NADA disso vai adiantar se o site nĂ£o tiver audiĂªncia…e principalmente freqĂ¼Ăªncia. Isto mesmo, sem freqĂ¼Ăªncia, o site nĂ£o vai vender.

Pela experiĂªncia adquirida ao longo de 6 anos prestando consultoria em E-Business para empresas de todo porte e atividade e pela administraĂ§Ă£o de um Portal de E-Commerce ligado ao segmento esportivo (www.futsalbrasil.com.br), posso afirmar com total convicĂ§Ă£o que o internauta sĂ³ compra de sites onde ele jĂ¡ possui um vĂ­nculo, seja por meio de recebimento de News, boletins, etc… deste site, seja pela freqĂ¼Ăªncia na utilizaĂ§Ă£o dos serviços do mesmo.

AliĂ¡s, Ă© a freqĂ¼Ăªncia com que o internauta acessa determinado site que quero destacar como o principal fator do sucesso deste site de E-Commerce.

Tenho acompanhado ao longo dos anos atravĂ©s da realizaĂ§Ă£o de uma pesquisa junto a diversas empresas e mais recentemente com a realizaĂ§Ă£o do curso ?FormaĂ§Ă£o de Gerente de E-Commerce? (www.prkeventos.com.br), junto aos participantes que jĂ¡ possuem sites de E-Commerce, que os site que nĂ£o tiveram uma boa audiĂªncia e principalmente muita freqĂ¼Ăªncia desta audiĂªncia nĂ£o obtiveram volume de vendas significativas.

Somente o internauta que acessa o site com determinada freqĂ¼Ăªncia Ă© que irĂ¡ obter sucesso nas suas vendas para este internauta.

Porque ?? VocĂª deve estar me perguntando ?? Coloque-se na seguinte situaĂ§Ă£o:

– VocĂª desejar comprar uma furadeira para seus trabalhos domĂ©sticos de final de semana. O que faz ??

VocĂª vai dizer ?acesso a WEB para comprar?. Correto ?? NĂ£o. Errado!

Como vocĂª irĂ¡ comprar de um site que nĂ£o conhece, nunca visitou, nunca teve contato com o serviço de atendimento deste site. NĂ£o conhece seus serviços.

Como vocĂª irĂ¡ encontrĂ¡-lo ?? Procurando em Ă­ndices de busca??

Pode atĂ© ser mas a possibilidade de encontrar aquela loja que vocĂª procura Ă© remota, seja por dados incorretos no cadastramento, seja pela variedade enorme de opções que se colocarĂ¡ a disposiĂ§Ă£o deste internauta.

Agora, imagine a seguinte situaĂ§Ă£o:

VocĂª recebe periodicamente boletins de determinado site, falando dos produtos, lançamentos, dando dicas de uso, comentando serviços adicionais, promoções, etc… .

O que vai acontecer no dia que vocĂª levantar pela manhĂ£ e disser que vai fazer uma compra hoje?

Provavelmente vocĂª irĂ¡ para aquele site que jĂ¡ ?conhece?, seja por receber boletins periĂ³dicos, seja pela freqĂ¼Ăªncia que vocĂª utiliza os serviços do mesmo, mesmo que ainda nĂ£o tenha comprado nada.

É este site que vocĂª vai indicar para amigos, clientes e colegas. Por sinal a indicaĂ§Ă£o Ă© responsĂ¡vel por 11% das vendas em E-Commerce, segundo pesquisa do Ibope

É este site que vocĂª vai acessar toda vez que necessitar uma informaĂ§Ă£o, buscar preços, etc… NĂ£o Ă© assim que funciona??

EntĂ£o? O que interessa realmente na Internet Ă© a freqĂ¼Ăªncia com que o internauta utilizar e/ou recebe informações dos sites de E-Commerce.

Pesquisas recentes mostram que 47% dos internautas sĂ³ compram de sites onde eles possuem uma referĂªncia ou jĂ¡ fizeram algum contato anterior.

No Portal Futsal Brasil (www.futsalbrasil.com.br), fizemos um levantamento e chegamos aos seguintes nĂºmeros:

99,7% dos internautas que compraram algum produto do site, sĂ£o usuĂ¡rios cadastrados no Boletim diĂ¡rio a mais de NOVENTA DIAS, isso mesmo, quem comprou produto do site jĂ¡ recebe boletins diĂ¡rios a pelo menos, 90 dias.

Em outra pesquisa se identificou que a pessoa que comprou pelo site Ă© usuĂ¡rio de um dos serviços mais utilizados no Portal ? o Consultor On Line ? onde o internauta pode encaminhar suas dĂºvidas sobre o esporte, que diversos profissionais irĂ£o responder em no mĂ¡ximo 24 horas.

Isso mostra que ele jĂ¡ possui intimidade com o site, utilizando seus serviços, recebendo notĂ­cias, etc…

Por jĂ¡ possuir um vĂ­nculo com o site, no dia que ele desejar adquirir um produto ligado ao site, ele irĂ¡ lĂ¡ consultar.

Uma empresa parceira que anuncia no site tem um taxa de cliques no seu banner prĂ³xima de 15%. Uma taxa muito acima da mĂ©dia mundial.

Isto Ă© outro ponto a destacar. O target do site tem que ser diretamente ligado aos produtos que deseja expor. Bom, mas isto Ă© assunto para outro artigo.

AGUARDE! Em breve ? ?Porque anunciar no site do bairro??

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