O e-mail é uma ferramenta poderosa de marketing

Quer conversar com um especialista?
Entre em contato!

Campanhas através do e-mail podem chegar ao destino em pouco tempo, possibilitando a realização de testes e do roll-out da melhor mensagem em questão de horas ou, no máximo, de dias O e-mail é hoje a mais importante e eficiente ferramenta de marketing direto. Quando usado de forma equilibrada, levando em conta as convenções do ciberespaço e integrado com outros métodos do marketing direto, o e-mail transforma-se numa arma extraordinária a favor de um negócio. No atual cenário econômico, todos os negócios estão sob contínua pressão para dar resultados e apresentá-los rapidamente. Essa pressão, por sua vez, está reduzindo dramaticamente a duração dos ciclos de negócios e valorizando iniciativas de marketing cada vez mais velozes.

Campanhas através do e-mail podem chegar ao destino em pouco tempo, possibilitando a realização de testes e do roll-out da melhor mensagem em questão de horas ou, no máximo, de dias. Nesses testes torna-se possível segmentar os textos, as ofertas, os preços, os conceitos e literalmente ficar observando os resultados à medida que eles chegam, o que costuma acontecer cerca de uma hora após o lançamento da campanha. No mercado ágil e competitivo de hoje, quando ganha freqüentemente aquele que chega antes ao consumidor, esta forma de vencer o tempo traz uma extraordinária vantagem competitiva.

Outro aspecto muito importante é que o e-mail inverte o paradigma de tentar “puxar” pessoas para os sites de negócios on-line. Em vez disso, ele “leva” essas ofertas de venda para os indivíduos que já estão plugados, usando uma mensagem customizada para eles. O e-mail funciona como um lembrete personalizado e sua mensagem é ao mesmo tempo pessoal e de certa forma invasiva. Como resultado disso, as campanhas de e-mail tendem a obter taxas de retomo maiores que as normais, em curtos períodos de tempo. Além disso, as campanhas de e-mail são relativamente fáceis de criar e lançar, o que permite uma considerável flexibilidade no seu uso. As mensagens podem ser desenvolvidas instantaneamente e em resposta a mudanças que ocorrem minuto a minuto nas condições do mercado. Esta forma de marketing ultra-segmentado e “just-in-time” permite fidelizar clientes.

O e-mail proporciona uma forma inovadora de maximizar o retorno de uma empresa sobre um de seus mais importantes patrimônios: os seus clientes. Fornecendo mais e melhor informação sobre a resposta de cada indivíduo e agregado a outras tecnologias disponíveis permite expandir o poder dos bancos de dados das empresas sobre seus clientes. Essa ferramenta permite fazer ofertas de sintonia fina, mesmo dentro das campanhas de maior porte, chegando-se ao nível do marketing one-to-one. O marketing através do e-mail melhora a qualidade da comunicação com os consumidores e, conseqüentemente, amplia o relacionamento da empresa com eles. O uso correto do e-mail é capaz de gerar informação sobre cada consumidor, através da inclusão em seu conteúdo de vários links ou conexões para o site da empresa, de tal forma que o cliente possa ter acesso a produtos adicionais ou informações sobre serviços ou que possa fazer uma compra.

Cada um desses links pode conter um recurso técnico que permite à empresa identificar exatamente quem os acessou. Assim, é possível saber, quase instantaneamente, quais indivíduos se interessaram por uma oferta a ponto de responder a ela e qual aspecto da oferta estimulou a resposta de cada um.

O conteúdo do e-mail pode ser facilmente customizado, conectando-o eletronicamente com a base de dados de clientes existente na empresa, de tal forma a levar em conta padrões de compra e dados demográficos de cada um. Assim, é possível comunicar individualmente e diretamente com cada cliente, de forma absolutamente eficaz. Essa customização é a chave para o sucesso em marketing atualmente. Ela possibilita a uma empresa identificar seus melhores clientes e criar ofertas sob medida, capazes de conquistar uma maior fatia de sua compras. Aliás, o melhor lugar para uma empresa lançar uma campanha de e-mail é justamente em sua lista de clientes. Para fazer isso, as empresas devem começar a coletar ativa e imediatamente os endereços de e-mail de seus clientes. Uma outra importante vantagem do e-mail para as empresas é o maior retomo sobre seus investimentos em marketing. Como mídia interativa no ambiente dinâmico do ciberespaço, o e-mail oferece a possibilidade de testar ofertas alternativas rapidamente e refiná-las constantemente. Como conseqüência, pode-se identificar o que funciona melhor em termos de texto, preço, descontos e outros incentivos – e então fazer o roll-out da oferta com a opção que apresentar o melhor resultado, numa questão de dias. O e-mail permite a segmentação de mensagens sem gerar os altos custos de impressão. É possível, também, programar o envio de mensagens de forma fracionada, sem incorrer em tarifas postais mais altas. Essa poderosa ferramenta possibilita experimentar novas idéias e conceitos sem comprometimentos e custos proibitivos.

Em resumo, o e-mail permite maximizar a eficácia de uma mensagem de forma continuada, de tal forma que no final do processo se consiga chegar aos melhores resultados possíveis. Mais do que isso, o e-mail permite ter uma melhor visão da performance do mailing da empresa. Ele oferece a possibilidade de uma checagem de 100% da lista, em tempo real, para que a empresa possa ficar sabendo, imediatamente, quais mensagens foram recebidas pelos destinatários e quais não foram, e por que razão. Esta informação é muito importante porque as mudanças de endereço dos consumidores na Internet são uma realidade que deve ser levada em conta hoje em dia. Através do envio de mensagens para o banco de dados da empresa, é possível identificar os endereços de e-mail que não podem ser atingidos e limpá-los dos arquivos, ou então contatar esses indivíduos e pedir que atualizem seus endereços eletrônicos.

Seja qual for a ação feita através do e-mail, se for corretamente planejada e executada, o resultado será um maior retorno sobre o investimento em marketing. Nunca é demais lembrar, no entanto, que o e-mail, apesar de ser um aliado poderoso, em mãos erradas pode ser um desastre, principalmente na mão daqueles que erradamente acreditam que o SPAM pode trazer algum retorno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.