LIDANDO COM O LÍDER

Quer conversar com um especialista?
Entre em contato!

Ainda existem chefes e diretores que estão a quilômetros de distância da definição de “líder”. São pessoas que exercem, impõem o poder, apenas. Ainda existem chefes e diretores que estão a quilômetros de distância da definição de “líder”. São pessoas que exercem, impõem o poder, apenas. E você é obrigado a trabalhar com essa pessoa. Aqui vão algumas dicas para você melhorar seu relacionamento com eles e começar a mudar a maneira desses chefões fazerem negócios:

  1. Use um pouco de neurolingüística – Lembre-se de copiar ligeiramente o ritmo da fala e os movimentos da pessoa com quem você fala. A palavra chave, aqui, é “ligeiramente”. Não tente ser o espelho daquela pessoa, mas deixá-la um pouco mais à vontade para falar com você. O resultado é que, em pouco tempo, seu interlocutor começará a imitar alguns de seus gestos, tornando o ambiente propício para conversas francas e surgimento de idéias.
  2. Envolva todo mundo – Deixe claro para seu superior que você e sua equipe precisam que todos, sem exceção, trabalhem juntos. Utilize observações como: “O que você espera de mim e da minha equipe?” ou “Como você pretende mensurar nossos progressos? Que tipo de feedback deseja?”.

3 passos para economizar seu tempo

  1. Elimine o barulho: Certo, parte do trabalho do líder é ouvir e dar suporte à sua equipe, mas é fácil se perder nessa parte e não fazer nada além disso. Passar o dia ouvindo reclamações, respondendo e-mails. Tente cortar essas interrupções delegando tarefas, dando poder para as pessoas resolverem a maioria dos pequenos problemas.
  2. Acabe com os “talvez”: Receber um “não” é ótimo, porque pelo menos você encerra aquele assunto e libera sua cabeça para pensar em outras coisas. Um “talvez”, “depois a gente vê”, “não, vamos falar sobre o assunto, sim” acabam com sua paciência. Procure respostas definitivas. Caso não consiga um sim ou não, pelo menos marque uma data certa para continuar a conversa e, aí sim, conseguir uma opinião definitiva.
  3. Determine a cadência da sua equipe: Ou seja, o que cada pessoa consegue produzir em um dia. Encontrar essa produtividade pode economizar em muito o seu dia-a-dia, porque você mostrará para todos onde eles estão e onde devem chegar através de números precisos. Assim, a própria equipe sabe o que fazer para atingir o objetivo, liberando o líder para outras tarefas.

Seja rápido

Quanto mais você demorar para comunicar algo para sua equipe, maiores as chances de sua mensagem se deturpar. Não dê margem para as pessoas especularem antes “mas o que será que está acontecendo?” nem depois “ah, mas o que ele quis dizer na verdade foi…”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Conteúdos Relacionados

Blindagem comercial Como proteger sua carteira de clientes dos ataques da concorrência

Blindagem comercial: Como proteger sua carteira de clientes dos ataques da concorrência

Descubra se sua carteira de clientes está blindada ou vulnerável. Faça o diagnóstico gratuito e receba seu Índice de Blindagem agora!
Leia Mais →
CPID a métrica que separa vendas rentáveis de vendas que quebram a empresa

CPID: a métrica que separa vendas rentáveis de vendas que quebram a empresa

“Você pode estar pagando comissão para vendedores que dão prejuízo.” ...
Leia Mais →
Se o seu dia fosse um filme, ele seria “Missão Impossível” ou “Debi & Loide”

Se o seu dia fosse um filme, ele seria “Missão Impossível” ou “Debi & Loide”?

Na teoria, todo vendedor começa a semana no modo Tom ...
Leia Mais →