É difícil imaginar um homem que traduza melhor o crescimento e domínio das empresas do Japão nas últimas décadas do século passado do que Akio Morita (1921-1999). É difícil imaginar um homem que traduza melhor o crescimento e domínio das empresas do Japão nas últimas décadas do século passado do que Akio Morita (1921-1999). Fundador da Sony, ele foi responsável por algumas revoluções, tanto em produtos como em liderança de equipes. Mais do que isso, Akio-sama foi o exemplo do profissional que nunca parou de se desenvolver, seja no trabalho ou fora dele. Tanto que aprendeu a esquiar, jogar tênis e mergulhar após os 50 anos. Um mestre que nunca parou de evoluir. Veja algumas lições de Akio no mundo dos negócios:
Acredite em suas idéias: A criação do walkman foi muito difícil. Os engenheiros de desenvolvimento não gostaram da idéia porque não achavam que as pessoas comprariam um toca-fitas no qual não pudessem gravar nada. Morita respondeu que milhões tinham toca-fitas nos carros e não se preocupavam com gravações. O pessoal da contabilidade também detestou, pois ele definiu o preço do walkman em 30 mil ienes, quando o pequeno gravador que o originou custava 49 mil, dizendo que ganhariam na escala. Finalmente, o pessoal de marketing ameaçou boicotar o produto, pois achavam que não venderia de jeito nenhum. Morita não titubeou e assumiu toda a responsabilidade pelo projeto. Nunca se arrependeu, é claro.
Saiba quando abandonar um projeto: Em 1964, os negócios no Japão e no exterior iam muito bem. A empresa decidiu investir em uma linha de calculadoras. Foram preparados os protótipos, as apresentações para compradores estrangeiros, e só então percebeu-se que diversas companhias japonesas já estavam fabricando calculadoras, o que levaria a uma terrível guerra de preços. Morita, mais uma vez, tomou uma decisão unilateral e tirou a Sony do mercado de calculadoras imediatamente.
Ouça o pessoal: Uma das formas que o grande líder utilizou para melhorar suas relações de trabalho e manter o diálogo entre níveis foi a promoção de jantares que iam até tarde da noite. Certa noite, Morita percebeu que um daqueles jovens parecia incomodado com alguma coisa. Depois de alguns drinques, ele disse que sempre sonhara em trabalhar para a Sony ? só que o chefe imediato dele era um imbecil, e ele não o tolerava. Imediatamente foi criado um jornal interno para facilitar a promoção de vagas. ?Precisamos tentar fazer com que os empregados, a cada dois anos, sejam transferidos para áreas novas ou correlatas. Os empregados mais dinâmicos, que querem subir rápido, precisam ter essa oportunidade de mobilização interna, encontrando no processo seu nível profissional adequado?, comentou Akio Morita.
Em 1957, a Sony lançou o primeiro rádio pequeno o suficiente para ser colocado no bolso. Era pequeno, mas na verdade era maior que o bolso padrão de uma camisa masculina. Inovação nas palavras de Morita: ?Achávamos que era uma boa idéia que nossos vendedores pudessem demonstrar como era simples colocar o radinho no bolso da camisa. Então, mandamos fazer para nossos vendedores uma camisa com bolsos um pouco maiores do que o normal, grandes o suficiente para caber o radinho?.
Para saber mais: Made In Japan ? Akio Morita e a Sony, de Akio Morita (Editora Cultura, 1986).


