Se o seu objetivo é alcançar o sucesso nas vendas de fim de ano, é fundamental que todos na empresa, inclusive os que atuam na área administrativa, estoque, caixa e etc., adotem uma atitude mais alegre, receptiva e com muita vontade em atender.
Alguns colaboradores dizem que seu maior sonho, além de ganhar dinheiro, é ter no trabalho um clima de harmonia, esperança e alegria. E é justamente isso que os clientes buscam! Eles querem ser cumprimentados com “bom dia”, “boa tarde” e “boa noite”, querem vendedores corteses, atenciosos e que demonstram estar preocupados em resolver seus problemas.
Consegue-se isso com respeito, compreensão e diálogo. As reuniões devem ser para falar de como melhorar o relacionamento com clientes, o ambiente interno e oferecer aos clientes uma ótima experiência.
As empresas que optam por atingir esse objetivo conseguem fazer das festividades de final de ano um momento maravilhoso para as pessoas, os clientes e para suas vendas.
Vender mais no final de ano é uma questão de oferecer produtos atrativos, promover campanhas inovadoras de incentivo a compras e, o mais importante, aproveitar o momento mágico de dezembro, em que todo mundo é envolvido emocionalmente e fica mais animado, receptivo e valorizando muito a qualidade da atenção que recebe das empresas. Nesse sentido, estas dicas são úteis:
- Vá ao encontro do cliente com o objetivo de conversar, e não de vender.
- Dê atenção a todos os clientes ou pessoas com quem você tem contato. Seja na loja, por telefone ou em visitas.
- Não seja imediatista. Dê atenção contando que um dia essa atitude lhe dará retorno. Afinal, o que você espera que as pessoas façam por você? Que elas comprem simplesmente porque você precisa vender? Se você está em vendas pensando assim, fracassará pelo erro de objetivo.
- Seja natural, converse com as pessoas. Conversando, você vai criar empatia e, logo, a oportunidade da venda surgirá.
- Trate o cliente como uma pessoa que você gosta e respeita muito.
- As pessoas percebem quando um interesseiro se aproxima pela sua atitude displicente e negligente. Evite isso olhando para o cliente e prestando atenção no que ele diz.
- Faça o cliente querer você ao lado dele. As principais necessidades, desejos, expectativas e problemas dele são:
- Conversar;
- Ser ouvido;
- Receber atenção;
- Ser informado adequadamente;
- Sentir-se importante;
- Saber que ele é bem-vindo, não o dinheiro dele;
- Ouvir bem claro um bom dia, boa tarde ou boa noite e seja bem-vindo.
O momento favorece quem trabalha em vendas e atendimento. Use seu lado humano para aproveitar as oportunidades. Além de proporcionar um sentimento de bem-estar e calor humano, isso também trará bons resultados para você e sua empresa.
Que você consiga o melhor presente do mundo neste final de ano: se sentir realizado e, além de dinheiro no bolso, receber elogios pelo seu resultado.
Paulo Ferreira é palestrante motivacional e instrutor de vendas e marketing. Para contatá-lo, ligue (41) 3264-8400, acesse o site www.institutosupra.com.br ou pelo e-mail paulo@institutosupra.com.br.