Ao assumir um papel de lÃder, é preciso ter o olhar sobre todos, quem são as pessoas que compõem o grupo e qual o resultado a ser alcançado. Nos tempos atuais, muito se fala a respeito de lÃderes, de gestores que sejam empreendedores. Mas o que realmente tudo isso significa? Será mais um modismo na era tecnológica da gestão de pessoas?
Liderança é um processo por meio do qual as pessoas assumem posições de ?comando?, ?coordenação? de grupo, com o objetivo de atingir um resultado, uma meta.
O processo de liderança nas organizações é cÃclico. A cada momento, surge um novo lÃder, e essa ascensão dependerá da especificidade da ação, do resultado a ser alcançado e das competências necessárias desse profissional para a situação que se apresenta.
Quando se exerce o papel de lÃder, seja por definição da empresa, pela posição que ocupa no nÃvel hierárquico ou quando para determinada situação, você é quem tem as competências necessárias, é preciso pensar quem são os componentes da equipe que serão liderados e como conduzi-los para a ação.
Ao assumir um papel de lÃder, é preciso ter o olhar sobre todos, ter a visão crÃtica da situação que se apresenta, quem são as pessoas que compõem o grupo e qual o resultado a ser alcançado. Esse olhar deve ser diferenciado: desfoca a realidade para focar novamente.
As pessoas que fazem parte do processo precisam ser geridas de forma que o lÃder conheça suas potencialidades, suas expectativas, suas competências, para que, quando inseridas em um projeto, contribuam de uma maneira mais efetiva e eficiente.
Vale ressaltar que são as pessoas que irão colocar ?a mão na massa? e fazer o projeto acontecer. Portanto, cabe ao lÃder considerar cada um como se fosse único, atribuindo responsabilidades para as quais o profissional se sinta maduro e apto a conduzir.
O lÃder deve empreender, orientar e educar sua equipe, proporcionando aos liderados condições para seu crescimento individual e profissional.
Ser o coach de sua equipe é ter o entendimento das diferenças individuais, de suas potencialidades e das possibilidades de sucesso. Deve ainda orientar seu time na condução do processo, tornando-se, dessa forma, co-gestor, co-responsável pela ação.
Na gestão de pessoas, liderar é empreender os talentos e saber como eles podem contribuir para o sucesso do trabalho. Se houver sucesso ou fracasso no processo, ele será compartilhado pelo grupo.
Liderar ou exercer a liderança é ter o entendimento da cultura organizacional, do planejamento estratégico da mesma e alinhar sua equipe de acordo com as competências contributivas da cada um para atingir os resultados esperados. Isso torna cada elemento co-participativo do processo, faz cada um se sentir parte do time. É preciso conciliar os objetivos organizacionais com os individuais e saber em que momento ocorre a intersecção, o ponto comum entre as partes envolvidas.
O lÃder deve ter em mente que as pessoas fazem os processos. São elas que, por meio de seu trabalho, contribuem para a organização e para a equipe.
O capital humano deve ser valorizado para unir o grupo ao redor de um objetivo comum. Cada um deve se questionar: ?Até que ponto contribuo com o resultado da minha empresa??, ?Quando o meu trabalho é o reflexo desse resultado??, ?Qual o objetivo a ser atingido??, ?Como empreender a criatividade, inovar e formar novos lÃderes??.