A chave para se vender no agronegócio

Campanhas de marketing, patrocínios, merchandising e ações promocionais em feiras e eventos estão transformando a cara deste mercado. Profissionalismo! Esse é o novo paradigma do agronegócio nos dias de hoje. Em todas as etapas de produção, é cada vez maior a diferença entre quem está preparado para novos desafios e quem não está. No Brasil, importantes empresas, nacionais e estrangeiras, começam a disputar palmo a palmo a preferência e a fidelidade dos consumidores de um mercado que cresce a ritmo acelerado, mas que também possui seus segredos e peculiaridades.

Não restam dúvidas de que a comunicação, em todas as suas formas, terá um papel importante nesse novo cenário. Mas será que estamos preparados para isso? Será que um país como o Brasil, com clara vocação agrícola, não possui uma comunicação adequada? Existem algumas dúvidas com relação à eficácia dos métodos de comunicação utilizados atualmente no agronegócio, tanto para o mercado interno como para o externo. Há uma miopia de mão dupla, pois o empresário rural não tem resultados práticos na comunicação que lhe é oferecida por profissionais que alimentam a idéia do agricultor “Jeca Tatu”. Isso explica o fato de somente 20% das empresas do setor utilizarem serviços especializados. Normalmente são obrigadas a buscarem alternativas caseiras para solucionar seus problemas. Conclusão: acaba-se gerando uma comunicação amadora que, por não obedecer a conceitos básicos de estética e produção, polui revistas, jornais e outros meios, confundindo e desinformando possíveis clientes.

Contudo, a vaca ainda não foi para o brejo. À medida que algumas empresas começam a entender e a valorizar uma comunicação de qualidade, bem construída e dirigida, elas inauguram uma nova fase no mercado. Cria-se então espaço para que algumas agências de propaganda especializadas nasçam em meio a uma oportunidade muito promissora: criar uma nova concepção de como gerar resultados palpáveis, empregando conceitos há muito utilizados por outros mercados.

Com isso, algumas mudanças importantes já podem ser conferidas. Campanhas de marketing surgem cada vez mais ousadas e criativas enquanto patrocínios, contratos de merchandising e ações promocionais em feiras e eventos estão transformando a cara deste mercado. Soma-se ainda a preocupação cada vez maior com a imagem institucional, padronização de lojas, produtos e serviços, além de regras quanto ao uso de imagens e logomarcas.

Qual o custo dessa mudança? Ela é realmente necessária? Afinal de contas, todos nós sabemos que o mercado do agronegócio no Brasil é, acima de tudo, exigente e conservador. Prova disso é o fato de algumas marcas já não existirem mais e, mesmo assim, serem lembradas e defendidas arduamente por seus antigos consumidores. Não seria ingenuidade pensar que isso mudaria algum dia? Ingenuidade é não considerarmos o momento de prosperidade e de significativas mudanças no qual nos encontramos. Em poucos anos, seremos não somente o maior produtor agrícola mundial, mas também os líderes em diferentes biotecnologias.

Portanto, o investimento das empresas em comunicação estará cada vez mais condicionado a evolução do mercado. Uma marca continuará sendo forte e lembrada se a ela forem agregados novos conceitos e valores. E o mais importante: O cliente já não é o mesmo! Ele agora é exigente e, acima de tudo, busca uma identificação com as marcas que lhe trarão aperfeiçoamento comercial e tecnológico. Um cliente preparado para consumir informações e produtos de qualidade, visando uma maior rentabilidade e produtividade em seu segmento. Saber se comunicar no agronegócio será, em breve, um grande diferencial de mercado. Esteja preparado!

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