A CULPA É DO GERENTE?

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O gerente é responsável por 70% do clima motivacional no ambiente de trabalho, cujas atitudes refletem diretamente no comportamento da equipe.

  1. O gerente é responsável por 70% do clima motivacional no ambiente de trabalho, cujas atitudes refletem diretamente no comportamento da equipe. Ninguém produz com alegria e satisfação se não estiver consciente da importância do que faz e comprometido integralmente com a causa da empresa.
  2. Segundo pesquisas da Hay Group Consulting, empresa americana especializada em sistemas de liderança, um bom gerente acaba influindo em cerca de 30% dos resultados globais de uma loja. Não pelo seu trabalho pessoal. As razões estão na sua capacidade de gestão, com ênfase em alguns pontos: Relacionamento com clientes, habilidade para ouvir, presença direta onde as coisas acontecem e gerenciamento eficaz da equipe.
  3. Como líder, o gerente é quem dá o tom da qualidade e do direcionamento do trabalho. Tanto que é comum se associar a personalidade do gerente à personalidade da loja e da própria equipe. Gerente bom, loja e equipe excelentes. Gerente médio ou regular, tudo acaba sendo nivelado por baixo, inclusive o mercado. Funcionário nenhum presta, enquanto que a falha está na cabeça da chefia, não nas pessoas que estão ali ansiosas seguindo o tom do líder.
  4. Há gerentes e gerentes. Aqueles que fazem as coisas acontecerem, mudando e alterando tudo para melhor, procurando alternativas e novas oportunidades. São gerentes voltados para resultados, independente de ordem de cima. E há aqueles normais que apenas cuidam bem do que existe, sem alterar absolutamente nada. Não são gerentes. São cuidadores de loja: abrem, limpam, expõem as mercadorias disponíveis, e esperam os clientes entrar. Estão ali não para fazer, mas para evitar que as coisas sejam feitas.
  5. Há ainda, uma outra categoria, a do cuidador indiferente, que além de não cuidar bem do que existe, consegue administrar de forma tão negligente que perde vendas, perde clientes, perde bons funcionários, perde tudo. E para não perder o emprego, precisa mudar com urgência. Ainda há tempo. Porque quem não muda é mudado…!

Além de saber cobrar, encorajar e incentivar a equipe, o bom gerente precisa gostar de ensinar seus colegas de trabalho todo o santo dia. Este é o melhor treinamento que existe e uma das principais atividade da gerência. E bons exemplos funcionam mais do que belos discursos!

Moacir Moura é consultor de varejo, palestrante e provedor de conteúdos do site.
Site: www.planetadovendedor.com.br
Tel.: (41)3023-6811
E-mail: moacir@planetadovendedor.com.br

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