Quer garantir a satisfação dos profissionais de vendas da sua equipe? Invista em construir uma cultura organizacional forte e alinhada à equipe! Afinal, segundo a Love Mondays (lovemondays.com.br), plataforma em que profissionais podem publicar avaliações sobre as organizações em que trabalham ou trabalharam, esses são os fatores mais valorizados por vendedores.
Além de comentários, os usuários da Love Mondays podem fazer avaliações sobre as empresas por meio da plataforma. Diversos quesitos podem ser avaliados, e as notas vão de 1 a 5, sendo 1 “muito insatisfeito” e 5 “muito satisfeito”.
Entre as avaliações feitas por vendedores, “cultura da empresa” é o aspecto que atualmente tem a nota mais alta, indicando que esse é o fator que deixa os profissionais mais satisfeitos com as organizações. Já na média nacional dos profissionais de todas as áreas, a questão mais relevante é “remuneração e benefícios”. Entre os vendedores, esse item ocupa a segunda posição, seguido por “oportunidades de carreira”.
Por outro lado, os índices de satisfação dos profissionais de venda no Brasil, de acordo com a plataforma Love Mondays, são:
Satisfação geral: 3,44.
Cultura da empresa: 3,29.
Remuneração e benefícios: 3,13.
Qualidade de vida: 2,96.
Oportunidades de carreira: 2,89.
Que tal aproveitar esse momento para avaliar como anda a performance da sua empresa em cada um desses aspectos, na visão da sua equipe de vendas?
Tendências no comportamento do consumidor
“Quais serão as forças que impulsionarão o comportamento do consumidor nos próximos anos?”
Com o objetivo de responder essa pergunta, a consultoria Euromonitor realizou uma pesquisa global.
A seguir, conheça algumas das principais tendências levantadas no estudo, que devem impactar diretamente no relacionamento entre empresas e consumidores/clientes:
Estilo de vida mais limpo
Muitas pessoas estão adotando um estilo de vida mais “limpo”, com uma pegada mais minimalista, em que moderação e alinhamento aos valores são cruciais nas suas decisões de compra. Elas sentem que podem fazer diferença para um mundo melhor por meio de suas ações e preferem gastar com experiências em vez de itens materiais.
Compartilhadores
Está surgindo também uma nova geração de pessoas que preferem emprestar e compartilhar em vez de comprar. Esse público tem mudado muitos setores da economia, impulsionando o surgimento de novos negócios focados no compartilhamento – tais como o Uber e Airbnb.
#Ativistas on-line
Seja publicando um texto no Facebook, compartilhando uma hashtag no Twitter ou assinando uma petição on-line, os “consumidores ativistas” utilizam suas ações na web como forma de defender seus valores. Nesse sentido, suas decisões de compra e o relacionamento com as marcas na internet também levam em conta as causas que eles defendem.
Empreendedores adaptativos
As pessoas estão buscando um estilo de vida mais independente. Enquanto isso é destaque entre os millennials, quase 50% dos participantes (de todas as gerações) do estudo feito pela Euromonitor disseram que aspiram ser profissionais autônomos. Esse grupo rejeita padrões tradicionais na relação com as empresas e prioriza maior flexibilidade e liberdade.
Realidade mais virtual
Com a expansão das tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada, os consumidores devem utilizar cada vez mais essas ferramentas também em seus processos de compra. Conectando imagens digitais com o contexto real, as pessoas poderão visualizar e testar produtos antes mesmo de comprá-los.
Investigadores
Com crises políticas e o aumento na incidência de notícias falsas, o índice de desconfiança das pessoas cresce a cada dia. Nesse sentido, muitos consumidores assumem o papel de verdadeiros detetives no processo de compra. Esse perfil de cliente exige total transparência das organizações em relação aos seus processos de produção e de trabalho.
Criadores
Consumidores cuidadosos e conscientes na hora de comprar darão prioridade à aquisição de itens que possam ser personalizados de acordo com seus estilos e preferências. Essa participação ativa dos consumidores no desenvolvimento dos produtos surge da necessidade de dar mais significado à compra de bens materiais.
Para pensar:
Sua empresa está alinhada a essas tendências? O que você pode fazer aprimorar sua conexão com os consumidores/clientes da atualidade?
Para conferir o relatório completo (em inglês), acesse: bit.ly/trends-consumer
Demanda dos consumidores por avaliações da “vida real”
Que a cada dia que passa os clientes querem entender mais sobre os produtos e serviços antes de efetivamente comprá-los todo mundo sabe, certo?
O que está mudando, de acordo com Sara Kleinberg, líder da área de Ads Research e Insights da Google, é o valor que as pessoas dão às experiências de outros consumidores durante a etapa de pesquisa pré-compra. “O que percebemos, analisando as tendências no YouTube, por exemplo, é que as pessoas estão procurando (e assistindo) a experiência pessoal de outros consumidores para ajudá-los em sua decisão de compra. Elas buscam mais do que um simples review, querem ver os produtos e serviços pelos olhos de outros clientes”, salienta a executiva da Google.
Sara destaca ainda que os consumidores atuais são obcecados por pesquisas desse tipo, que dão mais segurança para suas decisões. “Ter uma opinião honesta de ‘pessoas normais’, que são como eles e que tiveram que fazer o mesmo tipo de escolha, deixa os consumidores mais seguros em relação às suas escolhas”, frisa.
Para avaliar em sua empresa:
Seus clientes querem ter acesso a opiniões honestas sobre seus produtos e serviços antes de tomar uma decisão de compra. Como sua empresa tem ajudado seu público nesse sentido?
Entender essa necessidade do consumidor atual, oferecendo mais transparência e meios para conectar seus clientes uns com os outros pode ajudar a destacar sua marca no mercado.
Além disso, quando estiver construindo cases ou realizando ações de marketing, utilize exemplos da “vida real” para se aproximar dos seus clientes e passar mais credibilidade.