A diferença está na execução

De que vale um planejamento sem execução? De que vale uma idéia sem ação? Estima-se que 80% do aprendizado acontece fora da sala de aula, ou seja, na prática, na ação, no executar. De que vale um planejamento sem execução? De que vale uma idéia sem ação? Estima-se que 80% do aprendizado acontece fora da sala de aula, ou seja, na prática, na ação no executar.

Na obra Execução ? A Disciplina Para Atingir Resultados, os autores Larry Bossidy e Ram Charan afirmam que o sucesso está na sua capacidade de executar de forma eficaz, não basta ter o mais belo planejamento estratégico, reflexões e pensamentos, que são importantes, se a sua capacidade de executá-los não for condizente com a realidade.

Hoje, existe uma grande lacuna entre os estágios estratégia ? planejamento ? execução e é neste ponto que você como profissional não pode falhar: na hora de fazer acontecer os resultados que espera. Alguns pontos práticos sobre esse tema:

&raquo Execução não pode ser delegada ? Delegar não significa deixar de lado. Significa acompanhar, desenvolver e analisar freqüentemente se o que deve ser feito está sendo feito. Um erro comum é verificar somente depois que já foi feito e descobrir que não foi realizado da maneira certa ou com a pessoa e ferramentas corretas. Talvez daí venha o estilo de gestão ?apaga incêndio?, pois toda hora é preciso refazer algo que já devia estar feito. Delegar sim, mas abandonar nunca.

&raquo Estabeleça limites e responsabilidades claras ? Normalmente, quanto mais alto na hierarquia você está mais você tem a visão do todo, e o que é óbvio para você pode não ser para seu colega de trabalho. Portanto, deixe claro até onde os membros de sua equipe podem ir, em termos de negociação, execução, responsabilidades, orçamento, entre outros pontos. Quando possível, formalize de maneira simples, direta e objetiva o combinado, assim, você diminui o risco de percepções diferentes, apesar de que elas sempre existirão. Importante: a recíproca é verdadeira, da mesma forma que você quer ter certeza de que todos sabem até onde podem ir, é imprescindível que você também tenha claro quais são seus limites, responsabilidade e meios para atingir os resultados pretendidos.

&raquo Descreva ações específicas ? Antes, uma constatação pessoal: a maioria dos profissionais não sabe ou não consegue detalhar no papel ações específicas para atingir um determinado objetivo. As respostas são quase sempre as mesmas: ?Desejamos fidelizar nossos clientes?, ?A excelência é nossa meta? e a campeã ?As pessoas são nosso maior patrimônio?. Você já ouviu isso antes? E quando eu pergunto: ?Certo, mas como vamos fidelizar os clientes ou como reter os talentos de sua empresa??. Aí começa o show de improvisação, obviedades e respostas sem nenhum nexo com a realidade. Poucos são específicos. Como você quer crescer em sua carreira se tem apenas uma vaga noção do que quer ou de como chegar lá? Como ser diferente? É preciso ser específico, algo como: ?Irei manter e aprofundar meu estágio de Inglês na escola BrezTell, na hora BrezTell a um custo BrezTell durante BrezTell tempo?. Específico significa saber quem, o que, onde, por que, quando (periodicidade), como e quanto vai custar. Sem isso, nada feito.

&raquo Usar os talentos certos na hora certa ? Identificados os seus talentos, é preciso saber usá-los e aprimorá-los de acordo com o momento de sua vida. Velhas e boas soluções podem não ter os mesmos resultados com equipes, clientes ou fornecedores diferentes. Como diz Clemente Nóbrega: ?Tudo depende das circunstâncias?. Ou você achou que seria fácil? E quando você não tem determinado talento para certa situação? Tenha humildade e chame para trabalhar com você alguém que tenha esse talento. Como já sabemos, o diferencial está na execução, e você não vai deixar de realizar feitos e grandiosidades devido a vaidades ou falta de humildade, vai? Ter pessoas melhores do que você não significa que elas serão melhores em tudo, significa que é uma grande chance de aprender com alguém e de ensinar também. Ninguém é tão pobre que não tem nada para dar e ninguém é tão rico que não tem nada para receber.

&raquo Comprometimento emocional ? Equilíbrio entre razão e emoção. A velha briga do bem com o bem também. Stress, pressão, conflitos, ansiedade, falta de tempo e de recursos. Dificilmente as condições são as ideais, e é nessa hora que as emoções devem estar sob controle e usadas a seu favor. Nada mais desmotivante do que humilhar funcionários, elevar a voz, usar do terrorismo organizacional para conseguir resultados. Até podem acontecer em curto prazo, mas em longo prazo você vai matar a galinha dos ovos de ouro, ou seja, vai perder os melhores membros de sua equipe, clientes e parceiros e, o pior, o seu cargo e a sua carreira. Livre-se dos maus hábitos organizacionais, pois não há mais espaço para comportamentos jurássicos na era do conhecimento.

&raquo Cure-se do ?mal de postergar? ? Doença terrível, em que tudo fica para amanhã, que por sua vez demora para chegar, em que pensamos que o tempo tudo resolve. Resolve, sim; mas nem sempre a seu favor. Conhece a solução, aplique. Problemas ou conflitos existem para serem resolvidos, não postergados. O tempo que perdemos para inventar desculpas deve ser usado para encontrar soluções. É célebre a frase: ?Se você não faz parte da solução, faz parte do problema?. De qual lado você quer estar? A decisão é sua e de mais ninguém. O ponto principal, aqui, é você ter bem claro que cada um de nós é responsável pela sua própria vida e por sua carreira. Quanto mais longa a solução do problema maior ele se torna. Aceite a sua realidade como ela é e pondere onde e como pode mudar. Se não tem solução, solucionado está, desde que você se sinta confortável com a situação.

Profissionais que sabem como executar e fazer acontecer são cobiçados no mercado. Sempre lembrando que os meios não justificam os fins, sendo assim, vale ressaltar que executar é fazer com ética, respeito mútuo e integridade, sempre visando uma relação ganha-ganha. Assim, todo mundo agradece.

Conteúdos Relacionados

Show must go on

Show must go on

Hoje ia escrever sobre a morte do vendedor B2B, change management e a mudança brutal que vem forçando equipes de vendas a se adaptarem. Mas,

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima