Há um sinal de amadurecimento no comportamento dos internautas, havendo menos novatos e mais pessoas que sabem exatamente o que lhes interessa e para que lhes serve a Internet. Esse tipo de comportamento torna mais difícil a conquista de espaços entre os sites mais visitados. Bernardo Huberman é um conhecido pesquisador da Hewlett-Packard que atuou no Palo Alto Research Center da Xerox. Huberman afirma que na WWW vale o princípio de que o site mais visitado numa dada categoria está sempre muito à frente do segundo colocado. A experiência tem confirmado essa afirmação, desta vez pelo ângulo do número de sites visitados pelos internautas num dado mês.
Segundo a Jupiter Media Metrix, empresa que se especializa em medir e avaliar o impacto da Internet e de outras novas tecnologias nas empresas, especialmente no que se refere a marketing e comércio eletrônico, no ano passado cerca de 60% dos internautas consultavam mais de 20 sites em um mês; nesse ano, apenas cerca de 50% estão nessa faixa.
Esses números podem ser interpretados como um sinal do amadurecimento do comportamento dos internautas, havendo menos novatos e mais pessoas que sabem exatamente o que lhes interessa e para que lhes serve a Internet.
Esse tipo de comportamento torna mais difícil a conquista de espaços entre os sites mais visitados; isso é especialmente verdadeiro para determinados tipos de sites, como os de notícias, por exemplo. No entanto, há casos de novos sites que rapidamente crescem e passam a ocupar posições de liderança; exemplo tipo, é o site de busca Google, que desbancou outros mais antigos, como Alta Vista e Yahoo.
Apesar da conquista de espaço na Web ser difícil, não devemos nos esquecer que ela ainda é mais viável do que na mídia tradicional, imprensa, rádio e TV, e que se ela for feita com competência, trazendo novos serviços ou novas abordagens, pode ser o caminho para o êxito.