A etiqueta nas reuniƵes

A etiqueta nas reuniƵes NĆ£o importa o cargo ou a empresa, constantemente somos convocados a participar de reuniƵes internas ou externas. Nesses momentos, Ć© essencial saber se comportar adequadamente, pois alĆ©m de sair com resultados positivos da reuniĆ£o, Ć© preciso cuidar da sua imagem.

No livro ComunicaĆ§Ć£o Empresarial ? Etiqueta e Ć©tica nos negĆ³cios, da editora SENAC, a autora, Maria Christina de Andrade Vieira, explica como Ć© fundamental se comportar adequadamente em reuniƵes. ?A participaĆ§Ć£o Ć© muito importante, pois revela interesse pelo assunto da reuniĆ£o, alĆ©m de ser uma oportunidade de conquistar o respeito da chefia e dos colegas?. Um dos pontos mais importantes, segundo a autora, Ć© momento em que vocĆŖ fala em uma reuniĆ£o. Confira, a seguir, algumas regras e posturas adequadas:

8 dicas para acertar nas reuniƵes

1. Saiba ouvir. Se desejar interromper, peƧa licenƧa. Complete sua fala, olhe para a prĆ³xima que deseja falar e, se quiser dizer mais alguma coisa, aguarde atĆ© que ela acabe de falar.

2. Formate seus pensamentos rapidamente antes de falar. NĆ£o comece abruptamente ou ao mesmo tempo em que lhe pedem para falar.

3. Diga primeiro o que Ć© mais importante, o foco da questĆ£o.

4. Evite falar muito baixo; os outros nĆ£o vĆ£o ouvi-lo e tenderĆ£o a achar que sua fala Ć© sem importĆ¢ncia.

5. NĆ£o seja repetitivo. Algumas pessoas falam sobre o mesmo assunto sem conexĆ£o, vagueiam e parecem incapazes de dar o recado ou serem objetivas.

6. Lembre-se de usar ?nĆ³s? quando se referir Ć  empresa, departamento, time, projeto de grupo. Se tudo for bem, o sucesso Ć© do time, se for mal, o insucesso Ć© compartilhado.

7. Seja breve.

8. NĆ£o seja pessimista.

Seja pontual

Outra dica muito importante e essencial Ć© a pontualidade nas reuniƵes e em todos os seus compromissos. Visite o site: www.motivaonline.com.br, clique na seĆ§Ć£o Motiva Plus e confira quatro vantagens dos profissionais que cumprem horĆ”rios.

Para saber mais:

Livro: ComunicaĆ§Ć£o Empresarial ? Etiqueta e Ć©tica nos negĆ³cios
Autora: Maria Christina de Andrade Vieira
Editora: SENAC

ConteĆŗdos Relacionados

Show must go on

Show must go on

Hoje ia escrever sobre a morte do vendedor B2B, change management e a mudanƧa brutal que vem forƧando equipes de vendas a se adaptarem. Mas,

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima