A grande lição da primeira venda  
 Olá.
Nesta semana, durante a reunião de pauta para a produção de mais uma edição da revista VendaMais, comecei a pensar e debater com minha equipe editorial sobre a grande lição que aprendi com minha primeira venda. Eu era redator de uma agência de propagandas e minha função era confeccionar um anúncio de fogões para um grande veículo impresso local.
O que não foi minha surpresa quando, ao sentar com o cliente para discutir o briefing, descobri que ele tinha apenas seis fogões para comercializar. Mesmo jovem na área, percebi que o anúncio não seria a melhor opção para essa venda e sugeri que o consumidor ligasse para algumas construtoras, oferecendo o produto. Ele, por sua vez, respondeu-me negativamente, dizendo que aquela não era sua forma de trabalhar.
 De volta à  redação, decidi ousar e fiz três ligações. Em uma delas, consegui vender todos  os fogões, justamente para uma construtora. Resultado? O cliente ficou  supersatisfeito e eu quase fui despedido. Quiseram me tirar da redação e colocar  na área de atendimento. Ali, percebi que a redação publicitária não era minha  área. Como grande lição, conclui que é mais importante satisfazer o cliente que  o chefe, mas aconselho: esteja preparado para aguentar as consequências.
    
   Essa  lembrança me deixou curioso para conhecer sua história. Como foi sua  primeira venda? Qual foi a grande lição que você aprendeu com ela? Escreva para  nós, envie um e-mail para: leitor@vendamais.com.br  e conte-nos sua primeira experiência em vendas.
Um grande abraço e boa$ venda$,
   Raúl Candeloro 
         https://vendamais.com.br
DICAS DO CONSULTOR DA SEMANA
 		12 formas para atender, conquistar e  manter clientes
 		por Gemir Cassan
- Recepcione, identifique-se e deixe o cliente conhecer a empresa.
- Sorria. Faça de seu sorriso o melhor cartão de visita.
- Quando atender o consumidor, faça isso de corpo e alma. O foco deve ser somente nele.
- Olhe nos olhos do cliente e ouça atentamente o que ele disser.
- Fale sempre a verdade e exercite o perguntar mais que falar.
- Respeite o tempo do consumidor. Com agilidade e concentração todos ganham.
- Saiba que os clientes adquirem benefícios em qualquer produto ou serviço.
- Faça sugestões de acessórios, mas não ?empurre? o que o consumidor não precisa comprar.
- Cadastre seu cliente, acompanhe seus pedidos e fale com eles mensalmente.
- Mantenha-se tolerante, paciente e calmo ? além das expectativas, esses são ingredientes infalíveis para um bom atendimento.
- Você não é obrigado a prometer prazos, horários, entre outros, mas, se o fizer, cumpra-o.
- Seja ético, íntegro e sincero com todos os tipos de clientes e, assim, conquiste para sempre a confiança deles.
 		Gemir Cassan é consultor de gestão para pequenas  e médias empresas e desenvolve produtos organizacionais, programas de  qualidade, palestras, cursos e treinamentos.
 	    Visite o site: http://www.gemircassan.com.br.
Para que seu texto seja publicado na e-zine VendaMais, você precisa, primeiramente, postá-lo na Comunidade VendaMais. Os mais bem avaliados garantem seu espaço em nosso boletim semanal. Faça como Gemir Cassan, visite o site: http://www.comunidadevendamais.com.br e publique seus artigos.
OPINIÃO DO LEITOR
 	  ?Eu sabia que estava  fazendo um ótimo investimento quando assinei a VendaMais, pois tenho  certeza de que tudo que agrega valor na profissão e no dia a dia da equipe se  reflete em conquistas. Gosto muito dessa revista porque ela traz matérias  superinteressantes e sempre apimentadas com um desejo de vitória. A VendaMais é e sempre será a ferramenta dos supercampeões.” 
 	    Francione de Oliveira da Silva 
  	    Supervisor de  filial da Paranaíba Motos Ltda.
PARA PENSAR
 	   	  ?Quando você estiver diante de uma  pessoa importante, imagine-a de ceroulas. É assim que dirijo meus negócios?
 	    Joseph  Kennedy
 
								

