A imagem do profissional de atendimento

Um dos principais pontos da venda é o atendimento. Atender bem pode ser o seu diferencial. Fique atento. Um aspecto importante na vida comercial é o atendimento. Através dele a venda pode acontecer de muitas maneiras ? conforme a qualidade desse atendimento. Os resultados variam entre medíocres e surpreendentes. É preciso ter bons produtos e serviços, preço competitivo, prazo, equipamentos de ponta, estratégia de venda, percepção para as mudanças do mercado, entre outros pontos. Porém, atender bem é uma condição que merece ser aperfeiçoada permanentemente.

Para evoluir na direção do sucesso nos negócios, contar com um atendimento em nível de excelência já é meio caminho andado. Se preparar para alcançar tal postura é o preço a pagar. É preciso aprender. Vale a pena recorrer a um grande professor de marketing e vendas. Refiro-me a Lee Iacocca, ex-presidente da Ford, nos Estados Unidos, com uma impressionante carreira em vendas. Uma de suas observações acerca do atendimento diz respeito ao seu pai, que muito o ensinou sobre essa área: ?Se íamos a um restaurante e a garçonete atendia mal, no final da refeição ele (pai) a chamava e lhe passava o seu sermãozinho preferido. Ele dizia: Vou lhe dar uma gorjeta realmente boa e fazia algumas perguntas. Por que você é tão infeliz neste serviço? Alguém a está obrigando a ser garçonete? Quando você é grosseira, está dizendo a todo mundo que não gosta do que está fazendo?.

É uma observação essencial para o cotidiano dos negócios. As pessoas formam impressões e se baseiam nelas, a grosso modo, para agir. Comprar advém de idéias que se processam na cabeça. Sendo mais sutil, a compra está relacionada à imagem que o cliente faz sobre o conjunto de fatores existente, especialmente o tipo de atendimento que recebe. A pergunta fundamental é: que imagem o profissional de atendimento transmite atualmente?

Não há milagre. Existe trabalho, que se alicerça no conhecimento, na vontade e na execução. Vender é técnica e arte e, portanto, requer competências. Não é no improviso, apenas, que se chega a bons resultados. O consumidor não ignora tanto o bom atendimento quanto o ruim. A imagem que permanece impressa na mente da pessoa pode levá-la a consumir ou não. Uma adequada imagem profissional para o atendimento é obtida através da alta qualidade. Que imagem você transmite?

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima