A imagem do vendedor e da loja

Quais são os cuidados que você tem com sua loja? O ambiente das empresas de varejo também é um ponto importante e pode fazer você aumentar ou diminuir suas vendas. Visitando uma loja da região sul de Santa Catarina deparei-me com uma situação no mínimo muito interessante: o gerente da loja estava chamando a atenção do vendedor sobre a maneira dele se vestir naquele dia ? o vendedor estava sim mal-arrumado e sua aparência parecia de um guerreiro vindo da batalha, derrotado. Espantei-me ao ver a defesa do guerreiro: ?Olha, você pode até ter razão, mas vou lhe dizer uma coisa: sua função aqui, além de cobrar resultados, disciplina e postura é manter a casa organizada, certo??

?Sim?, respondeu o gerente.

?Então, por que você não cuida da apresentação dos produtos da loja? As prateleiras e os balcões estão desorganizados, nossa vitrine está horrível e as placas de sinalização estão feias. É fácil você se vestir muito bem e não cuidar da beleza da loja?.

O gerente, com muita paciência, ouviu e concordou que o vendedor estava com a razão e tomou a seguinte decisão: ?De hoje em diante estou delegando para você os cuidados com a nossa loja, da mesma forma que você cuida da sua aparência. Tenho certeza que as duas coisas irão melhorar?.

Essa situação, além de divertida, serve para refletirmos: os dois estavam errados, pois além de justificar o erro ficaram jogando a culpa um para o outro, e quem perde com isso são seus clientes e a loja. Há a necessidade de harmonizar os conceitos. Ou seja, loja e profissionais precisam estar bem-arrumados, apresentáveis e organizados, criando um clima de profissionalismo e bem-estar na empresa para receber bem os clientes. O importante nessa situação foi que ambos falaram o que estava desagradando e, após essa conversa, a coisa melhorou, e muito. A loja hoje é referência naquela cidade e o vendedor é o que mais ganha prêmios quando a avaliação é referente aos cuidados do ambiente interno, vitrine e exposição de produtos. Todos da loja ganharam e os clientes também.

Isso prova que cuidar do todo faz a diferença para atender bem e vender mais. Essa loja tem uma visível imagem vencedora e o vendedor é um verdadeiro vencedor. Foi necessário passar por situações difíceis, mas conseguiram através da boa e, às vezes, tumultuada conversa entre eles, uma mudança fantástica. E na sua loja, como funcionam essas questões?

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima