A Internet como aliado do vendedor

Ninguém mais dúvida que a Internet está obrigando as empresas a se reinventarem, mudando radicalmente seus processos e estratégias para continuarem a ser competitivas. Os veículos de comunicação mais conceituados fazem coro: ou sua empresa vira uma “ponto com” ou seu futuro será cada vez mais incerto. Ok, então como fica o profissional de vendas diante deste cenário?

A Internet é uma aliada cada vez mais indispensável do vendedor. Entre os benefícios que a rede traz podemos citar aumento de competitividade, redução de custos e uma forma de agregar valor ao produto/serviço. Seguem algumas aplicações da Internet dentro do departamento de vendas:

1. Automação de processos. Através de computadores de mão (PDA””””s), os vendedores podem transmitir pedidos dos clientes direto para a rede da empresa via Internet, agilizando o processo e evitando erros.

2. Acesso à informação. Os sites das empresas são cada vez mais completos e disponibilizam todo o tipo de informação necessária para o vendedor apresentar para o cliente. Diversas empresas estão disponibilizando áreas restritas de seus sites para que a equipe de vendas troque informações e receba os contatos de prospects que entraram no site.

3. Vendas On-line: as empresas estão buscando maneiras de estimular seus vendedores a divulgarem seu sites de venda on-line. A tecnologia já permite que um vendedor divulgue o endereço da loja virtual da empresa com uma identificação que permita que a empresa saiba que uma determinada compra foi efetuada através daquela identificação, assim a empresa pode comissionar o vendedor que gerou aquela venda.

4. Atingir novos prospects: a Internet traz um mundo de informação a um click do seu mouse, abrindo assim a possibilidade de, com um baixo custo e dispendendo pouco tempo, identificar e trabalhar potenciais clientes. Estabelecer objetivos

Para que o profissional de vendas tenha acesso a estes e muitos outros benefícios que a Internet e a tecnologia estão trazendo, ele precisa entrar na cultura digital. Isto envolve mudar hábitos e rotinas e buscar informação para entender como funciona esta nova mídia. A empresa e o próprio profissional também precisam estar comprometidos e investir em infra-estrutura e treinamento.

A Internet traz um novo paradigma que pode significar oportunidade ou ameaça, não só para o profissional de vendas mas para todos os profissionais. Para quem souber aproveitar, as oportunidades do novo meio as possibilidades de crescimento profissional são incríveis e a rede pode se tornar uma grande aliada no dia-a-dia de trabalho.

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