A loja dos sonhos

O varejo tradicional passivo está em extinção. Se você pensa que basta arrumar a loja, abastecê-la, controlar estoque e abrir suas portas, está enganado. Faça diferente e melhor! O varejo tradicional passivo está em extinção. Se você pensa que basta arrumar a loja, abastecê-la, controlar estoque e abrir suas portas, está enganado. Esses e outros procedimentos mais de um milhão de concorrentes no Brasil inteiro também fazem. Faça diferente e melhor!

Uma loja sem ação externa não tem brilho nem sentimentos. Vira um simples depósito. Sem atrativos, sem graça e nem charme. Além de qualidade, serviços, preços e atributos dentro do foco da empresa, o consumidor quer ser seduzido com detalhes que estão acima do comum. Eles buscam encantamento, fascinação.

Entre uma loja normal, que se limita a abrir suas portas e esperar de braços cruzados as coisas acontecerem, e uma diferenciada, ativa e envolvente, qual você elegeria para comprar? Faça uma loja assim que os clientes responderão comprando mais. E voltando mais vezes.

Uma verdadeira casa de vendas deve demonstrar sua disposição em atender seus clientes da melhor forma possível já a partir do espaço. Sabe que os clientes detestam lugares apertados. Conforto tem muito a ver com uma sensação de amplitude e liberdade.

Claro que um comércio que se preze precisa estar sempre bem abastecido, loja cheia de mercadorias, tudo em ordem e pronto para vender. Prateleiras vazias ou com poucos produtos expostos vendem a idéia de negócio em decadência, próximo a fechar as portas. Cuidado!

As pessoas gostam de gastar ou investir seu dinheiro numa empresa de sucesso. Ninguém torce por perdedores nem para lojas sem vida que não trabalham o seu próprio futuro. Até que ponto o seu ambiente de trabalho é um local agradável aos olhos dos seus clientes, física e psicologicamente? Analise esses detalhes sob a ótica dos clientes.

Limpeza, higiene e iluminação, apesar de serem assuntos óbvios, muitas lojas ainda negligenciam esses pontos considerados de suma importância pelos clientes. Se você quer vender mais e melhor, precisa apresentar seus produtos tão destacados como se estivessem em um palco iluminado e prontos para um grande show. A venda é um verdadeiro show.

Além das mercadorias expostas para venda, sistema de crédito, política de vendas e promoções, nada caracteriza mais uma loja do que o seu pessoal de atendimento, vendedores, gerentes e demais profissionais envolvidos no processo de comercialização.

Para ser uma verdadeira loja dos sonhos dos clientes, precisa de profissionais de venda que em primeiro lugar gostem de gente. Que olhem para os clientes tentando agradá-los, passando a impressão clara que estão ali para servir. Criar a melhor alternativa para suprir as necessidades dos clientes. Todos voltados para a venda.

Comentando sobre as características da loja ideal, Fátima Dias, da Consultoria Fator 8, sintetizou numa frase um dos melhores conceitos de varejo da atualidade: ?O mundo anda áspero. Faça da sua loja uma ilha de simpatia em tudo. Vai dar certo!?

Vendedores que tenham verdadeira paixão pela venda, que vibrem com cada fechamento. Profissionais conhecedores da psicologia humana, qual o tempo certo para abordar um cliente na loja, uma vez que as pessoas gostam de primeiro ser saudadas gentilmente, para depois tratar da compra.

Nessa hora, agressividade exagerada e lentidão em demasia podem colocar tudo a perder. Nem antes e nem depois, o cliente gosta de ser abordado com habilidade e no timing certo. Primeiro o contato pessoal, depois o produto em questão. E daí o fechamento. O que começa bem termina bem, diz o filósofo.

Além de habilidade para vender, negociar e não perder a visita do cliente, o vendedor precisa ser um grande observador das atitudes do consumidor diante do ato da compra. Tudo deve conspirar favoravelmente. Nada é mais irritante do que sistemas que atrapalham em vez de facilitar. Depois da compra, o cliente quer sair o mais rápido possível. Tempo é vida!

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