Conheça a matriz que explora os produtos e serviços da empresa, além dos mercados em que ela atua, e saiba como aplicá-la. Existe um dilema na cabeça de todo líder comercial. É o que chamo de “dilema do crescimento”: devemos crescer ou não? Se sim, como devemos crescer: com novos produtos/serviços, entrando em novos mercados ou ambos? É aqui justamente que brilha uma ferramenta simples, mas muito eficiente de gestão e estratégia: a matriz Produto/Serviço-Mercado, de Igor Ansoff.
A matriz Produto/Serviço-Mercado, como seu nome já diz, explora justamente estas duas dimensões: produtos/serviços da empresa e mercados em que ela atua.
- · Quadrante A – Produtos/Serviços atuais para mercado atual: Penetração de Mercado
· Quadrante B ? Produtos/Serviços novos para mercado atual: Desenvolvimento de Produtos/Serviços
· Quadrante C ? Produtos/Serviços atuais para mercado novo: Desenvolvimento de Mercados
· Quadrante D ? Produtos/Serviços novos para mercado novo: Diversificação
Metodologia
De acordo com Alex Lowy e Phil Hood, autores do livro The Power of the 2×2 Matrix (O Poder da Matriz 2×2, ainda sem tradução no Brasil), a melhor forma de desenvolver essa matriz na sua empresa é seguindo os passos abaixo:
- 1. Diagnóstico
2. Visão
3. Decisão
4. Plano de ação
A matriz Produto/Serviço-Mercado dá mais resultado quando realizada no começo do planejamento anual ou para ajudar em decisões difíceis em relação ao futuro da empresa.
Embora seja muito flexível e permita discussões acaloradas sobre a estratégia da empresa, a matriz Produto/Serviço-Mercado não é uma panacéia ou remédio milagroso. Ela ajuda uma empresa a definir uma estratégia, a alinhar seus esforços e a dar foco à equipe.
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