A matriz Produto / Serviço – Mercado

Conheça a matriz que explora os produtos e serviços da empresa, além dos mercados em que ela atua, e saiba como aplicá-la. Existe um dilema na cabeça de todo líder comercial. É o que chamo de “dilema do crescimento”: devemos crescer ou não? Se sim, como devemos crescer: com novos produtos/serviços, entrando em novos mercados ou ambos? É aqui justamente que brilha uma ferramenta simples, mas muito eficiente de gestão e estratégia: a matriz Produto/Serviço-Mercado, de Igor Ansoff.

A matriz Produto/Serviço-Mercado, como seu nome já diz, explora justamente estas duas dimensões: produtos/serviços da empresa e mercados em que ela atua.

    · Quadrante A – Produtos/Serviços atuais para mercado atual: Penetração de Mercado
    · Quadrante B ? Produtos/Serviços novos para mercado atual: Desenvolvimento de Produtos/Serviços
    · Quadrante C ? Produtos/Serviços atuais para mercado novo: Desenvolvimento de Mercados
    · Quadrante D ? Produtos/Serviços novos para mercado novo: Diversificação

Metodologia

De acordo com Alex Lowy e Phil Hood, autores do livro The Power of the 2×2 Matrix (O Poder da Matriz 2×2, ainda sem tradução no Brasil), a melhor forma de desenvolver essa matriz na sua empresa é seguindo os passos abaixo:

    1. Diagnóstico
    2. Visão
    3. Decisão
    4. Plano de ação

A matriz Produto/Serviço-Mercado dá mais resultado quando realizada no começo do planejamento anual ou para ajudar em decisões difíceis em relação ao futuro da empresa.

Embora seja muito flexível e permita discussões acaloradas sobre a estratégia da empresa, a matriz Produto/Serviço-Mercado não é uma panacéia ou remédio milagroso. Ela ajuda uma empresa a definir uma estratégia, a alinhar seus esforços e a dar foco à equipe.

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima