A mentalidade do e-business

Quer conversar com um especialista?
Entre em contato!

Não se fala de outra coisa hoje no mundo a não ser e-business, e-commerce e outros e-!!! alguma coisa. O fato é: “Devemos estar dentro do contexto”, dizem os diretores, vice-presidentes e presidentes das companhias nas reuniões de posicionamento estratégico em relação ao mercado. A pergunta é: como? Colocar a empresa na web ou criar uma empresa virtual foi, numa época não muito distante, uma fonte de rendimento astronômico. Uma empresa surgia e logo suas ações eram lançadas no mercado valendo milhões de dólares. Hoje em dia a “ciranda” da supervalorização de empresas virtuais chegou ao fim. Devemos perceber que criar uma marca forte no mercado é um desafio de longa data. Muitas empresas cujas marcas foram construídas com anos de experiências tiveram, em pouco tempo, desastrosos resultados na Internet.

Como fazer negócios na Internet? Existem várias estratégias de webmarketing, mas o princípio sempre é o mesmo: conhecer o cliente. Neste grande emaranhado de computadores ligados uns aos outros, temos a possibilidade de atingir várias culturas. Ficou mais fácil atingir um público antes inatingível por causa das distâncias geográficas. Mas é preciso observar que, além de um novo canal, surgiram também novos desafios. Devemos pensar globalmente sem deixarmos de lado estratégias locais. Hoje podemos ter um concorrente que fisicamente não está presente, mas, oferece os mesmos serviços que sua empresa e pasme, com o custo bem menor! Ou vice-versa: esta pode ser a sua empresa atuando “à distância” e oferecendo produtos e serviços bem melhores que aquela empresa que fica na esquina da casa do consumidor. É engraçado como lidamos com expressões de distância sempre entre aspas. Isso porque as distâncias passam mesmo a ser relativas quando tratamos de Internet.

Implantar um e-business é colocar em ação todo o know-how que sua empresa possui e muito mais. Este “muito mais” fica por conta da mentalidade que deve ser criada na empresa em relação aos novos desafios. Lidar com pesquisas de mercado, perfil de consumidores, pessoas que entram em lojas reais, preenchem cupons que dão direito a vários prêmios. Isso é tudo fato. Na Internet os consumidores podem e assumem vários papéis. É desafio do empreendedor saber identificar estes papéis e saber como isto pode ser útil para proporcionar o crescimento e o fortalecimento de uma empresa. Neste grande “teatro” digital aquele que escrever a melhor história ganha o consumidor. Muitos profissionais de marketing, propaganda e afins tiveram que reaprender vários conceitos sobre estas novas particularidades que a Web possui. Outros ainda terão que aprender, e todos estes juntos terão que reaprender a cada segundo. A partir do momento em que assimila estes novos conceitos, o profissional passa a raciocinar de forma diferente. Esta é a mentalidade do e-business. É esta diferença que coloca ou retira empresa da nova realidade dos negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.