A panela de ferro e a panela de barro

Fábula A panela de ferro e a panela de barro A panela de ferro convidou a panela de barro para um passeio, mas a segunda, muito prudente, não aceitou. E explicou à sua amiga por que não queria sair do cantinho que ocupava no fogão:

— Basta um pequeno toque para que eu vire pedacinhos. Lembre-se de que sou feita de argila, ou seja, totalmente frágil e indefesa. Ao contrário de você, que é de ferro, que não teme nem mesmo as pancadas mais duras. Seu corpo forte é capaz de suportar facilmente esses golpes, completamente diferente de mim.

No entanto, a panela de ferro insistiu, prometeu protegê-la de tudo, disse até que serviria de escudo, caso fosse necessário. E assim, convencida pelos argumentos da companheira mais forte, a panela de barro iniciou a caminhada, se bem que com certa dificuldade, pois como suas três perninhas a impediam de andar com desenvoltura, ela cambaleava ou tropeçava a cada passo, ameaçando cair a todo instante.

E assim, lá iam as duas panelinhas pela estrada, esbarrando com freqüência uma na outra, até que um encontrão da panela de ferro reduziu a panela de barro a muitos cacos.

Baseado em fábula de La Fontaine.

Moral da história para sua vida prática:

» Você se lembra daquele ditado: ?Diga-me com quem andas e eu te direi quem és.?? Cuidado com ele. Nem sempre ser a companhia de alguém com mais poder deve ser encarado como uma situação confortável, pois aquele que se une ao mais poderoso a muito se expõe; os perigos da união correm por sua conta e a corda arrebenta do lado mais fraco.

» Não se deixe influenciar por alguém, apenas pela sua posição. A autenticidade é uma virtude no mundo corporativo.

» Um homem com um relógio sabe que horas são; um homem com dois relógios jamais terá certeza. Assim também é o profissional que se deixa manipular, nunca terá certeza do caminho a seguir em sua carreira. Vive na dúvida entre seus valores e os dos outros. Não permita que isso prejudique você.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima