A quarteirização requer gestores preparados e capazes de olhar a organização e o mercado onde atua no seu espectro mais amplo. A delegação a uma empresa especializada da gestão do contrato e do relacionamento com terceiros prestadores de serviços (a chamada quarteirização), vive um momento de expansão, talvez das mais férteis de sua recente história. Por outro lado, está sendo comandada por profissionais com pouca, talvez até nenhuma preparação ou comprometimento, cuja visão única e errônea está alicerçada na pura e simples redução de preços junto aos fornecedores.
Trata-se de uma falsa idéia difundida pelos maus profissionais da quarteirização. Quarteirizar é muito mais do que reduzir preços. É uma ferramenta de gestão, uma filosofia empresarial que não se resume a uma negociação de contratos aparentemente mais vantajosa para o tomador. A legítima quarteirização é realizada por especialistas, detentores de know-how e amplo domínio técnico da atividade, possibilitando a redução do custo da operação pela reestruturação técnica do escopo do contrato, capacitação e desenvolvimento permanentes do terceiro.
Quando um empresário opta por delegar a gestão dos contratos e dos relacionamentos com os terceiros a uma empresa especializada, está adotando um modelo de gestão que prevê, antes de mais nada, ganhos de produtividade e competitividade baseados em um relacionamento de parceria com os fornecedores. Se existe uma parceria, ela obviamente trará vantagens para ambos os lados e deverá ser estabelecida em um clima de sinergia e cumplicidade, sabendo-se que o ganho de um será o ganho de outro e vice-versa.
Afinal, se formos nos preocupar apenas com o preço, como poderemos encontrar a qualidade que hoje é um importante diferencial competitivo que distingue as empresas? O fundamental na terceirização é buscar parceiros capazes de fornecer o produto ou serviço desejados na quantidade, freqüência e padrão de qualidade necessários, dentro dos níveis de preço considerados justos. Também é importante investir na qualificação permanente destes fornecedores e no acompanhamento da relação, fazendo ajustes ?quando necessário ? e monitorando os aspectos legais por meio de auditorias freqüentes, a fim de preservar a garantia jurídica e econômica da parceria.
A verdadeira quarteirização consegue estabelecer entre contratante e fornecedor uma relação de cumplicidade, de forma que haja motivação e entendimento, com a finalidade de alcançar metas comuns. O objetivo não é simplesmente reduzir o preço do contrato sufocando o terceiro, mas sim o custo da operação, investindo-se em tecnologia do conhecimento e aumentando a produtividade pela profissionalização dos parceiros.
A quarteirização, assim como a terceirização, requer gestores tecnicamente preparados e capazes de olhar a organização e o mercado onde atua no seu espectro mais amplo. O gargalo precisa ser urgentemente sanado; é preciso que as empresas contratantes estudem e conheçam todas as vantagens que a quarteirização pode proporcionar, seja ampliando seus portfólios de clientes, seja para potencializar seus investimentos.