***
5 maneiras como podemos ajudar sua empresa nestes momentos de turbulĆŖncia:
- DiagnĆ³sticos VM (para vocĆŖ saber exatamente onde estĆ” e o que precisa fazer): https://materiais.solucoesvendamais.com.br/diagnostico-comercial
- Mentoria de Guerra (mentoria comigo, com o Caetano e com Marlus Jungton para operaĆ§Ć£o de guerra, aumento rĆ”pido de faturamento, diminuiĆ§Ć£o de custos e foco em fazer caixa)
Mande-me um e-mail: [email protected] - Curso Alta Performance em Vendas (para alinhar e engajar sua equipe de vendas principalmente os qu estĆ£o em home office). https://www.institutovendamais.com.br/curso/apv-alta-performance-em-vendas/
- NEXT (meu grupo pessoal de mentoria, sĆ³ para empresĆ”rios):
Mande-me um e-mail: [email protected] - Palestras/lives para gestores e lĆderes comerciais com Raul, Caetano e equipe VendaMais:
Mande-me um e-mail: [email protected]
***
O texto Ʃ longo mas extremamente necessƔrio e importante. Prepare-se para um movimento social, econƓmico e cultural que vai acontecer muito forte no Brasil. Na verdade, jƔ estƔ acontecendo.
Ć o que eu tenho chamado nas calls com clientes de REPRECIFICAĆĆO do Brasil.
ReprecificaĆ§Ć£o Ć© quando a mudanƧa do ambiente empresarial e/ou econĆ“mico estimula a revisĆ£o do valor de um bem, de um produto ou de um serviƧo.
O valor de TUDO (quanto custa) vai comeƧar a ser rediscutido seriamente no Brasil, num movimento de vai e vem que vai demorar meses ou atĆ© anos para se reestabilizar, reencontrar um ponto de equilĆbrio e voltar a uma nova normalidade.
Nesse processo, morrerĆ£o milhares de empresas. Milhares sobreviverĆ£o mas serĆ£o vestĆgios moribundos do seu passado, zumbis empresariais arrastando-se entre vida e morte, entre breakeven e prejuĆzo.
E algumas empresas prosperarĆ£o, crescerĆ£o, contratarĆ£o, assumirĆ£o posiƧƵes de destaque e lideranƧa, como sempre aconteceu historicamente.
Ć sobre isso que quero falar com vocĆŖ hoje e dar algumas sugestƵes de como pensar em relaĆ§Ć£o ao assunto para estar no time certo ao final do ciclo.
Olhando a economia brasileira no seu estĆ”gio atual, temos as seguintes variĆ”veis influenciando (ou melhor, causando) esse movimento de reprecificaĆ§Ć£o de tudo:
- Desemprego aumentando
- Poder de compra diminuindo (com pessoas recebendo 50% do salƔrio, por exemplo)
- InadimplĆŖncia aumentando (veja os relatĆ³rios de grandes bancos fazendo provisionamento para isto)
- Demanda diminuindo drasticamente em muitas Ɣreas importantes (e que empregam muita gente)
- Concordatas e falĆŖncias aumentando
- PIB caindo
- DeflaĆ§Ć£o
- CenĆ”rio futuro incerto, tanto em termos de impacto quanto de duraĆ§Ć£o (o que reprime ainda mais a demanda pelo conservadorismo de pessoas fĆsicas e jurĆdicas em relaĆ§Ć£o Ć gastos e investimentos)
Note como um Ć© simplesmente consequĆŖncia natural do outro. E se vocĆŖ comeƧar a pensar nĆ£o apenas na consequĆŖncia, mas na consequĆŖncia da consequĆŖncia, vai comeƧar a entender muito melhor o cenĆ”rio desafiador que tem mais probabilidades de se desenrolar no curto/mĆ©dio prazo.
O que vai acontecer serĆ” previsĆvel: uma negociaĆ§Ć£o em massa para cima e para baixo nas cadeias de valor de todas as indĆŗstrias, tenham sido elas afetadas ou nĆ£o pela pandemia, isolamento social e outras medidas de contenĆ§Ć£o.
Todas as empresas, em todas as Ć”reas, estĆ£o revisando seus custos. Mesmo setores que hoje operam Ć plena carga, quase que normalmente (agronegĆ³cio e setores especĆficos de alimentaĆ§Ć£o, por exemplo) estĆ£o revisando seus cenĆ”rios de tomada de decisĆ£o e planejamento.
Economistas, empresĆ”rios e qualquer pessoa tentando fazer seu planejamento precisa tentar responder estas 3 perguntas nos seus trabalhos de revisĆ£o:
- Quando as quarentenas e isolamento social diminuirĆ£o e qual vai ser o novo cenĆ”rio depois que isso acontecer. Pessoas voltarĆ£o a circular e comprar normalmente? Empresas vĆ£o contratar e investir?
- QuĆ£o profundo vai ser o impacto da recessĆ£o e como serĆ” a retomada. Lenta? Gradual? RĆ”pida?
- Quais os impactos/cicatrizes/consequĆŖncias mais profundos que ficarĆ£o de tudo isto?
Todas estas 3 perguntas estĆ£o mais abertas a conjecturas do que a respostas realmente firmes e concretas.
Como disse o especialista Mark Grant na sua carta para clientes/investidores na semana passada:
āEstamos olhando para dentro do abismo, tentando organizar as informaƧƵes desconexas que recebemos, tentando fazĆŖ-las se encaixarem no nosso modelo mental antigo. SĆ³ que nĆ£o existe modelo porque nunca passamos por isto antes.ā
Ou seja: ninguĆ©m sabe nada de verdade em relaĆ§Ć£o a isso.
O que me leva Ć conclusĆ£o da reprecificaĆ§Ć£o do Brasil.
Sem saber o que vem pela frente, todo mundo vai precisar revisar tudo que estĆ” (ou estava) sendo feito.
Isso significa eliminar ineficiĆŖncias de forma brutal.
Significa fazer o mesmo (ou mais, e melhor) com menos gente e custo menor.
Significa eliminar custos excessivos ou desnecessƔrios.
Significa renegociar tudo.
Em momentos como este, nĆ£o existem mais vacas sagradas. Tudo pode e deve ser revisto.
O que Ć© bom fica. O que nĆ£o muda.
Quem Ć© bom fica. Quem nĆ£o Ć© sai.
Ao comeƧarem a negociar com seus fornecedores de maneira mais firme, nĆ£o mais por simples questƵes de lucratividade, mas de SOBREVIVĆNCIA, a coisa muda completamente de figura.
Uma coisa Ć© negociar 1 ou 2% porque se eu gasto menos ganho mais.
Outra coisa Ć© negociar 5 a 10% porque se nĆ£o eu quebro.
Isso vai acontecer em cascata, num efeito dominĆ³ imparĆ”vel. NinguĆ©m vai escapar. NĆ£o existe setor que possa permanecer protegido ou intocado.
Essa reprecificaĆ§Ć£o abre MUITAS oportunidades. Algumas empresas serĆ£o lĆderes e mostrarĆ£o o caminho.
Outras serĆ£o reativas, atrasadas e copiarĆ£o modelos em movimentos de manada comuns no ser humano.
Outras morrerĆ£o na travessia (muitas, infelizmente, por lentidĆ£o e apego a modelos mentais, comerciais e operacionais defasados, antiquados e desalinhados com o momento e principalmente com o futuro).
A questĆ£o toda passa agora a ser como vocĆŖ vai participar prĆ³-ativamente da reprecificaĆ§Ć£o do Brasil.
Se vai liderar o processo e aprender a fazer mais com menos (inclusive ensinando seus clientes e fornecedores, influenciando a cadeia toda).
Ou se vai ficar esperando que a onda que varrerĆ” seu setor/segmento faƧa o estrago primeiro e sĆ³ depois vocĆŖ se mexa para consertar o estrago do que ficar (se ficar).
Note que reprecificar nĆ£o significa necessariamente DIMINUIR ou dar descontos. A reprecificaĆ§Ć£o nĆ£o acontecerĆ” somente para baixo. Algumas coisas podem permanecer exatamente no mesmo patamar de agora, seja por acomodaĆ§Ć£o dos envolvidos, seja por falta de conhecimento, seja por falta de poder de barganha.
Outros bens, produtos e serviƧos poderĆ£o atĆ© ter VALORIZAĆĆO, seja pela escassez (percebida ou real) da oferta, seja pelo aumento de demanda.
Vejo, por exemplo, duas opƧƵes claras e diametralmente opostas surgindo como reforƧo de opƧƵes estratƩgicas jƔ existentes:
- Uma proposta que seja 300% superior Ć da concorrĆŖncia por 120% do preƧo.
- Uma proposta que seja 80% da qualidade da concorrĆŖncia a 30 ou 50% do preƧo.
Esse jogo todo e a dinĆ¢mica de negociaƧƵes e relaĆ§Ć£o oferta/demanda Ć© que cria as oportunidades de que surjam novos vencedores e perdedores. Inclusive a oportunidade de repensar sua empresa.
Caetano e eu fazemos um exercĆcio interessante nos workshops com lideranƧas, onde pedimos que, sabendo o que sabem hoje, os/as empresĆ”rios/as criem uma empresa totalmente NOVA, leve, Ć”gil, rĆ”pida, que MATE a sua empresa atual ou ocupe espaƧos que claramente tem potencial mas hoje nĆ£o estĆ£o sendo atendidos.
Os projetos sĆ£o sensacionais. E nunca saem do papel.
Porque jĆ” temos uma estrutura de custos. Porque nossa equipe, nossos sĆ³cios, nossos clientes (sempre alguĆ©m, uma entidade na 3ĀŖ pessoa) nĆ£o permitiria. Porque agora jĆ” viemos atĆ© aqui.
Algumas amarras e limitaƧƵes podem atĆ© ser reais. A imensa maioria, porĆ©m, sĆ£o imaginĆ”rias.
Este Ć© um momento Ćŗnico, Ćmpar, onde gigantes vĆ£o cair e uma nova ordem vai ser estabelecida.
A questĆ£o passa a ser pensar de maneira mais abrangente, tentando menos defender o que jĆ” existe e pensando muito mais em criar algo novo. Sem amarras, sem Ć¢ncoras, sem limitaƧƵes imaginĆ”rias baseadas em comentĆ”rios e pensamentos do tipo āmas nunca fizemos as coisas assimā.
Pessoas e empresas que conseguirem fazer a transiĆ§Ć£o sendo demandada terĆ£o pela frente um mercado aberto, pois a imensa maioria dos concorrentes pode ter desaparecido ou estar tĆ£o enfraquecidos que serĆ£o apenas sombra do que eram antes.
Como disse Jack Welch, os problemas comeƧam quando a velocidade de mudanƧas externas Ʃ maior do que a velocidade de mudanƧas internas numa empresa.
Some isso com outra frase (de Winston Churchill) que disse āNunca desperdice uma boa criseā.
O Brasil vai ser reprecificado. Sua empresa, seus produtos, serviƧos, soluƧƵes vĆ£o ser todos reprecificados.
SalĆ”rios vĆ£o ser revistos. Custos e investimentos serĆ£o revistos.
E quanto maior for a duraĆ§Ć£o da recessĆ£o, do abre e fecha das quarentenas (necessĆ”rias, diga-se de passagem ā quem Ć© contra nĆ£o estudou o assunto de verdade nem entendeu a gravidade da situaĆ§Ć£o e dos custos, econĆ“micos e humanos, de estar errado), quanto mais lenta for a retomada, mais intensa serĆ” a reprecificaĆ§Ć£o.
Alguns (muitos, a maioria) vĆ£o diminuir. Mas muitos vĆ£o tambĆ©m aumentar, melhorar, receber mais atenĆ§Ć£o, foco, prioridade.
A questĆ£o vai ser como lidar de maneira inteligente e prĆ³-ativa com isso. NĆ£o de maneira reativa. PRĆ-ATIVA.
JĆ” comece a se mexer AGORA. A discussĆ£o deixa de ser preƧo final e passa a ser o que sempre deveria ter sido: MARGEM x VOLUME.
As etapas pelas quais passaremos tem grande semelhanƧa com as fases do luto estabelecidas por Elisabeth Kubler-Ross, de negaĆ§Ć£o, raiva, depressĆ£o, barganha, aceitaĆ§Ć£o.
Neste momento de crise de saĆŗde, crise econĆ“mica, crise polĆtica com potenciais crises sociais e atĆ© emocionais como possibilidades reais e concretos, temos um ciclo āadaptadoā deste luto causado pelos impactos econĆ“micos da crise:
- NegaĆ§Ć£o da crise
- Choque
- RevisĆ£o/reacomodaĆ§Ć£o dos processos comerciais
- RelatĆ³rios/indicadores para medir os estragos
- Replanejamento/decisĆ£o de continuidade
- RevisĆ£o de custos
- RevisĆ£o de metas
- Busca da retomada gradual de faturamento (onde a maior parte das empresas estĆ” hoje)
- Busca da retomada gradual de rentabilidade (secundĆ”ria a curtĆssimo prazo, por questƵes de sobrevivĆŖncia, mas fundamental e prioritĆ”ria a mĆ©dio e longo prazo).
- Busca de crescimento/expansĆ£o
Essas sequĆŖncia vai varrendo empresas, setores, regiƵes, passo a passo, de maneira inexorĆ”vel e impiedosa. NĆ£o tem achismos ou ideologia aqui. Apenas a constataĆ§Ć£o da realidade como ela vai se desenvolvendo. Mais um trabalho de documentar e descrever empiricamente do que exercĆcio intelectual de previsĆ£o.
Seja vocĆŖ pessimista ou otimista em relaĆ§Ć£o Ć duraĆ§Ć£o ou impacto da recessĆ£o provocada pela pandemia, a verdade Ć© que nĆ£o sabemos exatamente quanto vai durar ou como vai ser.
O que sabemos Ʃ que estamos diante de um cenƔrio totalmente novo, extremamente desafiador e que precisamos trabalhar de maneira calma, racional, equilibrada.
A retomada serĆ” em V? Em L? Em W? E se for WvW que Ć© mais ou menos o cenĆ”rio com o qual eu estou trabalhando? VocĆŖ e sua empresa estariam prontos para um zig zag de abre/fecha, volta nĆ£o volta, acelera/freia/para/acelera de novos?
NĆ£o Ć© se vai acontecer ou nĆ£o. Ć trabalhar com cenĆ”rios, com possibilidades e preparar-se para isso.
Se vocĆŖ sĆ³ trabalha com um cenĆ”rio e acerta parece um/a gĆŖnio/a da gestĆ£o, mas nĆ£o Ć©. Ć sorte. āRabudoā, como diria um amigo meu. Nasceu com a bunda para a lua e coisas do estilo.
GĆŖnio/a da gestĆ£o trabalha com cenĆ”rios, probabilidades desses cenĆ”rios acontecerem e preparaĆ§Ć£o adequada para isso.
Inclusive, eu fui sempre um grande otimista. Volte e releia todos os textos que escrevi atƩ hoje em 26 anos de VM e verƔ sempre um toque positivo.
Hoje estou recomendando PRUDĆNCIA.
Se vocĆŖ vinha a 100 kms/h numa estrada de asfalto e comeƧa a chover, precisa repensar os 100 kms/h.
Pode decidir continuar a 100? Logicamente que sim.
E se a estrada de asfalto virar estrada de terra? Na chuva? Com o mesmo carro que vocĆŖ tinha antes?
Entende a analogia? Ć exatamente o que estĆ” acontecendo agora. REPENSE!
Perguntas que vocĆŖ precisa comeƧar a tentar responder para evoluir na direĆ§Ć£o correta:
- Como as expectativas, demandas e desafios de nossos clientes mudaram nos Ćŗltimos 3 meses?
- Passado este primeiro momento de choque e acomodaĆ§Ć£o, como vemos as expectativas, demandas e desafios de nossos clientes evoluindo nos prĆ³ximos 3 a 6 meses?
- Onde nosso conhecimento e experiĆŖncia deixou de ser um āplusā? Onde estamos lentos, pesados, defasados, desalinhados com o momento?
- Que tipo de expertise, estrutura, investimento ou aspectos da nossa cultura de empresa nos ajudaram no processo de adaptaĆ§Ć£o atĆ© agora?
- Olhando para a frente, que tipo de expertise, estrutura, investimentos e aspectos da nossa cultura de empresas precisamos desenvolver e melhorar?
- Como as mudanƧas atuais estĆ£o influenciando o que vendemos, como vendemos, quais preƧos cobramos e como comunicamos isso ao mercado? Como vemos esse cenĆ”rio evoluindo nos prĆ³ximos 3 a 6 meses? E daqui a um ou dois anos, passada a pandemia?
- Temos sido rĆ”pidos e Ć”geis o suficiente nĆ£o apenas na adaptaĆ§Ć£o e melhora tĆ”tica/operacional, mas na revisĆ£o ESTRATĆGICA do que fazemos?
O Brasil vai ser REPRECIFICADO, item por item, em velocidades diferentes mas num movimento que nĆ£o tem volta.
Atitudes passivas e reativas vĆ£o lhe trazer resultados passivas e reativas. A passividade tem um custo muito alto.
Seja prĆ³-ativo e assuma o controle desse processo de reprecificaĆ§Ć£o antes que alguĆ©m o faƧa por vocĆŖ e sem levar em conta os seus interesses, necessidades e prioridades.
Lembre que a questĆ£o nĆ£o Ć© o que nos acontece. Ć como reagimos ao que acontece.
Estamos diante de uma situaĆ§Ć£o inusitada, desafiadora e incrivelmente cheia de possibilidades.
NĆ£o repense apenas operacional, dia a dia.
NĆ£o repense apenas o tĆ”tico.
Aproveite e revise TUDO. Reinvente-se, adapte-se, evolua. Aproveite!
Se a crise for rĆ”pida, tudo que vocĆŖ revisar e melhorar vai ajudar.
Se a crise for longa, tudo que vocĆŖ revisar e melhorar vai ajudar.
EntĆ£o revise, melhore e lembre que o processo de REPRECIFICAĆĆO jĆ” comeƧou e nĆ£o tem volta.
Podemos ajuda-lo com isso de 5 formas na VendaMais:
- DiagnĆ³sticos VM (para vocĆŖ saber exatamente onde estĆ” e o que precisa fazer): https://materiais.solucoesvendamais.com.br/diagnostico-comercial
- Mentoria de Guerra (mentoria comigo, com o Caetano e com Marlus Jungton para operaĆ§Ć£o de guerra, aumento rĆ”pido de faturamento, diminuiĆ§Ć£o de custos e foco em fazer caixa)
Mande-me um e-mail: [email protected] - Curso Alta Performance em Vendas (para alinhar e engajar sua equipe de vendas principalmente os qu estĆ£o em home office).
https://www.institutovendamais.com.br/curso/apv-alta-performance-em-vendas/ - NEXT (meu grupo pessoal de mentoria, sĆ³ para empresĆ”rios):
Mande-me um e-mail: [email protected] - Palestras/lives para gestores e lĆderes comerciais com Raul, Caetano e equipe VendaMais:
Mande-me um e-mail: [email protected]
E vocĆŖ: jĆ” comeƧou o seu processo de reprecificaĆ§Ć£o?
- Com clientes?
- Com fornecedores?
- Com revisĆ£o de processos?
- Com revisĆ£o de equipe?
- Com seus produtos, serviƧos, soluƧƵes?
- Com suas margens?
- Com seus custos?
E seus clientes: jĆ” comeƧaram esse processo com vocĆŖ?
O Brasil vai ser reprecificado.
Assuma o comando disso, seja prĆ³-ativo/a e aumente suas chances de navegar melhor nas Ć”guas turbulentas que vem pela frente. Ć na tempestade que se mostram os verdadeiros campeƵes e campeĆ£s.
AbraƧo, boa$ venda$,
Raul Candeloro
Diretor
Grupo VendaMais
P.S. Algumas pessoas que tĆŖm lido e visto meus artigos e vĆdeos tĆŖm me enviado comentĆ”rios quase que me acusando de ser excessivamente pessimista, derrotista, exagerado, fatalista e uma longa lista de adjetivos basicamente negativos, como se falar que 1+1 = 2 fosse uma questĆ£o de fĆ© ou dogma. NĆ£o Ć©. 1+1 = 2. Se a resposta lhe desagrada entĆ£o precisa repensar a atitude, porque a resposta continua correta.
Sou do time dos OTIMISTAS REALISTAS. Vai dar tudo certo no final mas o caminho vai ser Ć”rduo e difĆcil. SĆ³ isso. Se vocĆŖ acha que vai ser fĆ”cil ā boa sorte. Mas leve seu guarda-chuva, just in case.
Pessoas preparadas tĆŖm mais sorte na vida e nos negĆ³cios. Lembre que NoĆ© comeƧou a construir a arca ANTES de chover.
E que passamos de estrada de asfalto para estrada de terra, com chuva. NĆ£o Ć© dirigindo do jeito que vocĆŖ vinha dirigindo antes que vai chegar a lugar algum. FaƧa os ajustes que precisam ser feitos, zelando pela seguranƧa e bem-estar de todos sobre os quais vocĆŖ tem responsabilidade.