Essa é uma situação típica da organização que após o período de promoção de preços de seus produtos, fica se perguntando: ?O que faço agora para conseguir atrair clientes??. Essa é uma situação típica da organização que após o período de promoção de preços de seus produtos, fica se perguntando: ?O que faço agora para conseguir atrair clientes??.
O segredo, se é que podemos chamar assim, está em deixar uma marca neles. Isso não tem ocorrido. Por mais que se fale que: ?O cliente deve ser tratado por sua excelência?; ?O cliente sempre tem razão?; ?Ele é o parceiro principal do negócio?, etc., pouco tem sido o foco que importa, ou seja: não é só a preocupação como o já famoso foco no foco do cliente, o que se precisa é sentir o que o cliente precisa sentir para voltar. É passar a se preocupar com a pós-venda e fazer da venda o caminho para alcançá-la.
Você sabia que 1% dos clientes que não retornaram ao seu negócio é porque faleceram e 5% porque mudaram de endereço? Você sabia que 5% não retornam por outras amizades comerciais ou mesmo adoção de novos hábitos? Você sabia que 10% não voltaram porque encontraram maiores vantagens em outras organizações (principalmente o preço) e 14% porque suas reclamações não foram levadas em consideração e por isso desapontaram-se? Agora, o mais incrível de tudo: você sabia que 65% deles não retornaram porque não encontraram nenhuma diferença no atendimento? Ou seja, não retornaram porque tanto faz comprar numa loja ou em outra!
Veja que coisa fantástica: temos uma gleba de 65% de clientes disponíveis buscando e precisando apenas de um detalhe para nunca mais esquecê-lo: encontrar a diferença!
Como bem afirma Roberto Shinyashiki: ?Sucesso é conseqüência de um trabalho especial. Se você faz o que todo mundo faz, chega onde todo mundo chega. Se você quer chegar onde a maioria não chega, precisa fazer o que a maioria não faz?.
Dia desses era o meu aniversário e recebi vários cartões, dentre eles os de organizações das quais sou cliente. Quanto dinheiro gasto sem utilidade. Todos originados de um programa de computador que diariamente e automaticamente expele os cartões dos clientes que aniversariam. Em suma: uma máquina que não tem coração, olhos sem sorriso, nem se quer sabe quem sou, ou mesmo, se estou vivo, desejando-me feliz aniversário! Rasguei todos como certamente muitos tem feito antes mesmo de conhecer o texto.
Gente, mais barato que um selo de correspondência é um impulso telefônico que através de uma voz educada, meiga e gentil pode fazer uma enorme diferença, como algo assim: ?Bom dia Sr. Fulano de Tal, hoje é um dia muito especial para nós que fazemos a família (empresa de tal), é o seu aniversário e logicamente não poderíamos esquecer esta data. Em seu dia, nós que fazemos esta empresa (nome da empresa) queremos lhe desejar um dia repleto de realizações. Feliz aniversário!?
Isso sim é uma diferença e por isso a empresa se torna um referencial, simplesmente porque durante muito tempo a sua marca perdurará na imaginação daquele cliente e mais, ele sairá contando para todos ao seu redor o que lhe aconteceu.
Isso não custou mais que um minuto ao telefone e lhe dará uma conseqüência inacreditável e inimaginável.
Então mãos a obra! É hora de repensar, criar formas de marcar e há muitas, dei apenas um exemplo.
Lembre-se, a promoção de preços baixos acabou. Muitos a partir de agora começarão a chorar, você, tenho certeza que não.


