Afiando o machado

Quer conversar com um especialista?
Entre em contato!

Fábula ensina a afiar o machado Afiando o machado

Conta uma antiga lenda que um jovem com habilidade e rapidez no corte de lenha procurou um mestre, o melhor cortador de lenha da região, e pediu para ser seu discípulo a fim de aperfeiçoar seus conhecimentos.
O mestre concordou e começou a ensiná-lo. Não passou muito tempo e o discípulo julgou ser muito melhor que o mestre, desafiando-o para uma competição em público. O mestre aceitou.
Durante a competição, o jovem trabalhava sem parar e, de vez em quando, olhava para conferir o trabalho do mestre. Para sua surpresa, o mestre, muitas vezes, estava sentado.
Isso fortaleceu ainda mais a determinação do jovem, que continuou a cortar a lenha e a pensar: ?Coitado, o mestre realmente está muito velho…?.
Terminada a competição, ao medir os resultados, para surpresa do rapaz, o mestre havia cortado muito mais lenha que ele.
O jovem indignado disse:
? Não entendo. Não parei de cortar lenha o dia todo, com toda minha energia, e sempre que olhava o senhor estava descansando!

Serenamente, o mestre respondeu:
? Eu não apenas descansava. Eu amolava o meu machado! Você, por estar tão empolgado em cortar mais lenha, esqueceu deste pequeno detalhe: afiar seu próprio machado! E por isso sua produtividade caiu e você perdeu.

Baseado no texto Afiando o Machado, do livro Comunicação Global ? Dr. Lair Ribeiro.

Moral da história para sua vida prática:
Seja incansável em relação ao seu desenvolvimento profissional. Busque constantemente o aperfeiçoamento. Avalie-se, treine e construa sua autoconfiança.

Procure superar seus limites. Se você conseguiu fazer algo excelente no mês passado, qualifique isso (telefonemas, tarefas, problemas resolvidos, contatos, etc.) e faça melhor neste mês.

Invista na sua autodisciplina: crie metas a curto e longo prazo para si, tenha um planejamento claro para segui-las e muita motivação para continuar a cumpri-las.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.