Agiplan

Por que a Agiplan conseguiu o sucesso na venda de serviços?

Quem não conhece o mercado de serviços financeiros pode pensar que atuar nesse segmento é uma tarefa fácil, pois em qualquer lugar do mundo tem sempre alguém precisando de cartões de crédito ou crédito consignado. No entanto, nem tudo são flores, já que a concorrência é bastante acirrada.

 

Foi sabendo disso que a Agiplan entrou no mercado em 1999. Com um nome que junta os fatores mais preponderantes no momento da decisão do cliente em adquirir um financiamento: agilidade e planejamento. A empresa começou em Porto Alegre, RS, um trabalho que, uma década depois, é reconhecido em quase todo território nacional.

Em entrevista à VendaMais, Marciano Testa, diretor da empresa, conta o que a Agiplan faz para ser líder na distribuição de crédito consignado no Brasil e dá também grandes lições para que você consiga alcançar o sucesso na venda de seus serviços. Confira!

 

Quais são as dificuldades encontradas no ramo?

Concorrência acirrada e problemas com pequenas empresas regionais. É preciso superar os concorrentes regionais mantendo a rentabilidade das operações.

 

Como vocês superam essas dificuldades?

Mesmo focados em crescimento, procuramos manter o relacionamento e a proximidade com o cliente. Além disso, investimos em tecnologia ? e temos isso como diferencial.

 

Você acredita que, para vender serviços, é preciso ter um tipo de vendedor especial? Por quê?

Eu acho que não é um tipo específico, e sim pessoas extremamente técnicas, com capacidade de gerar no cliente a sensação de que a compra daquele serviço não é apenas questão de vontade, mas de necessidade, e isso só consegue o profissional que busca desenvolver seu poder de persuasão e habilidades de comunicação.

 

Como é feita a fidelização de clientes na Agiplan?

Trabalhamos a fidelização por meio de campanhas. Em breve, estaremos lançando uma nova campanha, que irá se chamar Agiplan Fidelidade. Nela, vamos ter um cartão em que o cliente irá acumular pontos que poderão ser trocados por viagens ou prêmios. Assim, valorizamos quem está sempre conosco e motivamos outros clientes a também se tornarem fiéis.

 

O que você faz para que seus vendedores se preocupem com o atendimento?

Nós treinamos nossos vendedores para que não apenas o atendimento, mas todas as etapas da venda sejam feitas de maneira eficaz e eficiente. Para isso, montamos em Curitiba, PR, uma unidade chamada ?escola do consignado?, em que todos os novos vendedores são devidamente treinados. Além disso, a cada dois meses, realizamos eventos com os gestores para que alinhemos os trabalhos e possíveis falhas sejam corrigidas.

 

Para você, quais são os fatores fundamentais para o sucesso na venda de serviços?

Eu acredito que o fator fundamental do sucesso em serviços é a confiabilidade, a imagem que você passa para seu cliente. Ele precisa acreditar em você e no que você vende. Isso faz toda a diferença em uma empresa de serviços.

 

O que você pode aprender

Não foi à toa que, nos últimos anos, a Agiplan conquistou diversos prêmios e expandiu sua atuação para outros estados brasileiros. Para isso, foi preciso muito trabalho, dedicação e constante desenvolvimento. Mas não é apenas isso que faz da Agiplan uma empresa de destaque em seu setor de atuação. Há outros aspectos que fazem a diferença. Então, lápis e papel na mão para anotar as ideias de como você pode aplicar esse conhecimento em seu negócio:

 

  • Preocupação com a satisfação de quem já é cliente ? O desenvolvimento de programas de fidelidade mostra que a empresa sabe da importância dos clientes fiéis e garante que eles continuem assim. Ações simples podem garantir que seu cliente não troque você pelo concorrente.
  • Treinamento dos colaboradores ? A ?escola do consignado? faz com que os colaboradores da Agiplan estejam sempre bem preparados para vender seus serviços e desempenhar um bom trabalho. Valorizar o treinamento é fundamental para quem quer alcançar o sucesso.
  • Pesquisa de mercado ? Antes de entrar no mercado, a Agiplan buscou conhecer seus futuros clientes e demonstrou isso na criação do nome. Seguir o exemplo da Agiplan, pesquisando o mercado em que vai atuar, é começar o negócio ?com o pé direito?.

 

Para saber mais:

Visite o site: www.agiplan.com.br

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima