Cada reclamação de seus clientes é uma chance que você tem de consertar as coisas, de aprofundar relacionamentos e também de vender mais. Cada reclamação de seus clientes é uma chance que você tem de consertar as coisas, de aprofundar relacionamentos e também de vender mais.
Reclamação é quando o seu cliente dá informações valiosas sobre o que ele espera da sua empresa e como você pode satisfazê-lo.
Segundo Philip Kotler, apenas 5% dos clientes muito insatisfeitos reclamam. Os outros, simplesmente param de comprar da empresa. Ou seja, se o cliente reclama, é porque ele se importa e está dando a você uma nova chance de fazer a coisa certa.
Só que ouvir seus clientes não é o bastante. Mais importante que isso é fazer algo de construtivo com a mensagem passada.
Kotler ainda diz que aproximadamente 95% dos clientes que registram uma reclamação e recebem uma solução rapidamente voltarão a fazer negócios com a empresa.
Ou seja, resolver o problema dos seus clientes de forma rápida não é somente um dever ético da empresa, é também uma forma eficiente e lucrativa de conquistar mais clientes, diferenciar-se da concorrência e criar valor.
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