Agüeeenta coração!

Quer conversar com um especialista?
Entre em contato!

Porque o Orkut não agüentou… Mas o que é Orkut? A pergunta deveria ser quem é Orkut? Porque Orkut é uma comunidade de pessoas e Orkut também é uma pessoa. São 23:28, horário de Brasília, e tento entrar no www.Orkut.com. Não entra. Na tela, um aviso: “Bad, bad server. No donut for you”, que em tupiniquim poderia ser traduzido por “O garçom bebeu. Pode esquecer a rosquinha”.

O que aconteceu mesmo foi que o servidor do site abriu o bico. Nas últimas horas, milhares de Ayrtons verde-amarelos viviam momentos de pura emoção enquanto se preparavam para ultrapassar a supremacia americana do site de comunidades de relacionamento.

Ontem um blog reproduzia as estatísticas do Orkut acompanhadas de um brado: VAI PASSAR! VAI PASSAR!!! Era um torcedor fanático acenando a camisa para os 30,24% de brasileiros que se aproximavam da pole position formada por 30,42% de americanos.

Lá atrás – bem lá atrás – vinham 4,68% do Irã, seguidos de 3,98% da Índia e 3,49% da Estônia. Só depois vinham Japão, Canadá, Reino Unido, Holanda e Alemanha. Finalmente os pobres, em seus carrinhos de rolimãs, mostravam toda a sua capacidade de vencer no Orkut.
Pelo menos no Orkut.

Mas o que é Orkut? A pergunta deveria ser quem é Orkut? Porque Orkut é uma comunidade de pessoas e Orkut também é uma pessoa. Ao contrário do que supunham os entendidos de plantão – achavam que Orkut era a gíria finlandesa para orgasmo – o criador do site Orkut também se chama Orkut. E não foi um soluço do pai na hora do registro que deu origem ao seu nome.

Se eu me chamasse Orkut, teria morrido de vergonha. E se tivesse estudado em Mönchengladbach, não colocaria isso em meu currículo, só pelo trabalho de escrever. Mas se você acha que ser batizado de Orkut já é ruim, espere até saber seu sobrenome: Buyukkokten.
Orkut Buyukkokten é o engenheiro do Google cujo nome está na boca de meio mundo. Só o nome, porque o resto não cabe.

Orkut – o site – não é o único nem o primeiro. Dentre os mais recentes sites de comunidades, o Friendster.com já estava por aí quando Orkut – o engenheiro – inventou Orkut – o site. E dizem que a Microsoft também quer brincar de comunidade assim. Só que o Orkut – o site e o engenheiro – parece ter criado uma atração a mais, difícil de explicar.

Se o objetivo do site, como dizem alguns, for garimpar dados de participantes para saber tudo de todos, quem já está lá não está nem aí. O que todos querem mesmo é fazer novas amizades e conversar. Até eu entrei, após ter sido convidado por alguém.

Esta é a única maneira de se entrar – convidado – o que injeta na coisa toda uma dose extra de interesse, desejo e prestígio. Além de criar uma rede de amigos – a maioria eu nunca vi, nem mais gordo e nem mais magro – decidi me inscrever em algumas comunidades de debates e criar algumas para eu mesmo moderar. Era isso que eu fazia quando o site saiu do ar.

Agora é meia-noite e o Orkut – o site – ainda não deu sinal de vida. O aviso avisa – e não poderia ser diferente – que o Orkut está se comportando de modo imprevisto. Não diz se é o site, o rapaz ou ambos. Diz ainda que irá se comportar assim de vez em quando pelos próximos meses.

Então acho que esta crônica vai ficar sem uma conclusão. É que com o Orkut fora do ar, não posso acessar as estatísticas para revelar a você se conquistamos o título ou não. Mas algo me diz que nós, brasileiros, já somos maioria ali. O Orkut parou de funcionar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Conteúdos Relacionados

Blindagem comercial Como proteger sua carteira de clientes dos ataques da concorrência

Blindagem comercial: Como proteger sua carteira de clientes dos ataques da concorrência

Descubra se sua carteira de clientes está blindada ou vulnerável. Faça o diagnóstico gratuito e receba seu Índice de Blindagem agora!
Leia Mais →
CPID a métrica que separa vendas rentáveis de vendas que quebram a empresa

CPID: a métrica que separa vendas rentáveis de vendas que quebram a empresa

“Você pode estar pagando comissão para vendedores que dão prejuízo.” ...
Leia Mais →
Se o seu dia fosse um filme, ele seria “Missão Impossível” ou “Debi & Loide”

Se o seu dia fosse um filme, ele seria “Missão Impossível” ou “Debi & Loide”?

Na teoria, todo vendedor começa a semana no modo Tom ...
Leia Mais →