ALEXANDRE, O GRANDE

Quer conversar com um especialista?
Entre em contato!

Alexandre era filho do rei Felipe da Macedônia. Quer dizer, circulavam na época, histórias de como Felipe tinha medo de se deitar com sua esposa, Olímpias, já que essa tinha o hábito de dormir cercada de serpentes. O conquistador seria, nesse caso, filho do deus Zeus e não de Felipe. Alexandre era filho do rei Felipe da Macedônia. Quer dizer, circulavam na época, histórias de como Felipe tinha medo de se deitar com sua esposa, Olímpias, já que essa tinha o hábito de dormir cercada de serpentes. O conquistador seria, nesse caso, filho do deus Zeus e não de Felipe. E lógico que Alexandre não fazia nada para impedir que essa historinha circulasse. Primeira lição para você: sua empresa também gera bons comentários e alguns podem ajudar no ambiente de trabalho. Identifique-os e ajude a espalhá-los.

Em 334 a.C., Alexandre começou uma série impressionante de conquistas. Primeiro foi à Pérsia (equivalente aos atuais Irã, Iraque, Síria e Turquia), ao Egito, à Babilônia, e à Índia. Como bom líder, ele sabia que não bastava conquistar, era preciso medir os resultados e garantir que o projeto se sustentasse. Assim, a partir de 326 a.C., ele se dedicou a consolidar seu império. Da mesma forma, você pode ir para frente o quanto quiser, desde que destine algum tempo e recursos para garantir que o que já foi feito até ali continue a funcionar.

Alexandre também, de certo modo, foi um pioneiro na solução de um problema muito comum em épocas de fusões: as diferenças entre culturas de dois países. Ou, hoje, duas empresas. Após conquistar a Pérsia, ele adotou muitos costumes daquele país, tentando criar um padrão único de ação e costumes no Império. Se existissem marqueteiros na época, eles teriam criado slogans como: “Grécia-Pérsia, unidos para você ganhar”, ou “GrePer, a confiança tem um novo nome?, ou ainda “Grécia/P, onde a vida acontece”. Mas isso é outra história. O que de fato ocorreu foi que essa mistura de costumes ajudou a criar um ambiente coeso nos países conquistados, apesar de gerar alguma desconfiança na Grécia. Mais uma prova de que algumas vezes compensa desafiar os poderosos.

Frases
“Prefiro viver uma curta vida de glória do que uma longa vida de obscuridade”

“Ao contrário das pessoas sem visão, eu não faço distinção entre gregos e bárbaros. Não estou interessado na origem ou raça dos cidadãos. Eu apenas faço distinção baseado em suas virtudes. Para mim, cada bom estrangeiro é como se fosse um grego vizinho meu, e cada grego ruim é pior do que um bárbaro”

“Pai, se o senhor ganhar todas as batalhas, o que vai deixar para mim?”
Ao ver seu pai, Felipe da Macedônia, voltar vitorioso de uma guerra

Conta-se que certa vez um mendigo aproximou-se de Alexandre e lhe pediu uma esmola. Este disse que o faria governador de uma cidade próxima. O mendigo, lógico, custou a acreditar. Mas Alexandre respondeu rápido:

? Não pense em você, pense em mim. Sou eu quem dá, portanto a esmola tem que ser digna de mim, e não de você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Conteúdos Relacionados

Blindagem comercial Como proteger sua carteira de clientes dos ataques da concorrência

Blindagem comercial: Como proteger sua carteira de clientes dos ataques da concorrência

Descubra se sua carteira de clientes está blindada ou vulnerável. Faça o diagnóstico gratuito e receba seu Índice de Blindagem agora!
Leia Mais →
CPID a métrica que separa vendas rentáveis de vendas que quebram a empresa

CPID: a métrica que separa vendas rentáveis de vendas que quebram a empresa

“Você pode estar pagando comissão para vendedores que dão prejuízo.” ...
Leia Mais →
Se o seu dia fosse um filme, ele seria “Missão Impossível” ou “Debi & Loide”

Se o seu dia fosse um filme, ele seria “Missão Impossível” ou “Debi & Loide”?

Na teoria, todo vendedor começa a semana no modo Tom ...
Leia Mais →