Amendoim faz subir as Vendas?

Faz parte da cultura de todos os povos receber bem os convidados, dando-lhes de comer e de beber. Também as empresas capricham no amendoim e no uísque e seus convidados retribuem. Certas confidências escapam, acontecem juras de fidelidade, mais esforço, maiores compras; São promessas que se renovam. Serão cumpridas? Faz parte da cultura de todos os povos receber bem os convidados, dando-lhes de comer e de beber. Pena que alguns às vezes exageram e sentem os reflexos deste descontrole no dia seguinte. Aos que não exageram, ficam as gentilezas da recepção.

Profissionalmente, e principalmente em eventos como feiras, acontece o mesmo. As empresas capricham no amendoim e no uísque e seus convidados retribuem. Certas confidências escapam, acontecem juras de fidelidade, mais esforço, maiores compras; São promessas que se renovam. Serão cumpridas? Talvez não! Devido aos exageros umas nem serão lembradas; enquanto outras, serão troca de gentilezas. E só!

As feiras são imprescindíveis para quaisquer empresas divulgarem ao grande público de seu segmento empresarial, as qualidades e vantagens de seus produtos diante dos principais concorrentes. Tanto é verdade que nelas ocorrem grandes lançamentos, com show de fazer cair o queixo. Sem falar naquelas lindas modelos, é claro… Nos stands sobram largos sorrisos, saudações em voz alta, abraços exagerados, amendoim e uísque. Parece o melhor dos mundos. Só se ouvem elogios e tapinhas nas costas.

Como diz o outro, ?faz parte?.

Nas Convenções de Vendas, tenho por hábito fazer um ?histórico? e retrato como se fosse uma brincadeira, a trajetória do profissional de vendas ao longo das últimas décadas e , com tristeza ainda descubro:

– muitos vendedores e representantes de vendas ainda se vêem com uma pastinha na mão, a relação de produtos, a tabela de preços e pé na estrada. – nem todos possuem folhetos para deixarem com os clientes (os catálogos custam caro, repetem!). – e PASMEM, o máximo de avanço tecnológico que se utilizam são o fax e o celular. – critérios para visitas, ora bolas! Faço a praça e pronto. – marketing de relacionamento? Bobagem, o que conta é meu papo e o preço. Sei em que porta devo bater, ouço constantemente. – Internet? Putz…

A forte internacionalização de nossas indústrias no final do governo FHC, com as multinacionais introduzindo mudanças nos processos de produção e agora prontas para oferecerem seus produtos atualizados ao mercado, certamente olharão para seu processo de vendas e terão que fazer uma nova revolução.

Certas empresas já descobriram que as qualidades afrodisíacas do amendoim não se reproduzem nas vendas e têm preferido outra alternativa como oferecer aos representantes, distribuidores e a seus próprios vendedores algum treinamento voltado à nova estruturação suas atividades, incluindo aí modernas ferramentas de segmentação e foco no mercado, novas (?) tecnologias e suas potencialidades, como telemarketing, fax e email marketing, uso de palm top e e, aí sim, seus dirigentes, vêem com certa excitação, as vendas subirem… Fica tudo azul, como aquela milagrosa pílula!!!!!

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