As lições que vocĂŞ pode aprender com grandes lĂderes O fim de ano está aĂ. É hora de fazer um balanço de tudo que aconteceu em 2007 e começar o planejamento para os prĂłximos 12 meses. Repetir o que foi bem-sucedido e repensar o que nĂŁo deu certo.
Winston Churchill, ex-primeiro-ministro britânico, disse certa vez: ?Eu, certamente, nĂŁo sou um daqueles que precisam ser estimulados. Na realidade, sou o estĂmulo?. Foi pensando nisso que a VendaMais resolveu fechar 2007 com grandes conselhos de liderança, dados por quem entende do assunto como ninguĂ©m: Luiza Helena, Ricardo Semler e Roberto Justus.
Confira com bastante atenção e pense: ?Que tipo de lĂder eu quero ser?? ou, entĂŁo, ?que tipo de lĂder eu quero ter??. Pode ser o primeiro passo para um 2008 de muito sucesso para sua empresa e/ou sua carreira.
A liderança do presente ? Sob sua administração, um pequeno empório passou de 32 lojas para mais de 2 mil lojas lojas em todo o Brasil. Estamos falando de Luiza Helena, empreendedora que transformou o Magazine Luiza na loja de vendas no varejo de perfil mais competitivo do Brasil e mantém a empresa, há anos, entre as melhores do Brasil para se trabalhar.
Tamanha expansão e sucesso têm sua procedência em dois pontos. O primeiro é a valorização do cliente, a quem ela carinhosamente chama de patrão. ?Não se deve menosprezar a inteligência do cliente. Inclusive porque não posso tratar mal meu patrão. É o cliente quem paga nosso salário?, declara.
O segundo é a valorização dos funcionários. Luiza Helena deu status aos vendedores e os conscientizou da importância de ser melhor a cada dia. ?Se você for regular, vai disputar com muitos. Se você for excelente, vai disputar com poucos?. Esse é seu lema.
Para ela, empresa contemporânea que vise o sucesso precisa de algumas caracterĂsticas especiais:
» Descentralização do poder.
» Equipe alinhada e comprometida.
» Modelo de gestĂŁo voltado para pessoas.
» Busca constante pela inovação.
» Serviços como diferencial.
» Tecnologia a serviço do cliente.
» Agressividade de mĂdia.
» Alianças e parcerias.
Mas apenas isso não basta, é preciso que o profissional também esteja antenado com as exigências do mercado atual:
» Pessoas corajosas, que nĂŁo se fazem de vĂtimas.
» Procuram soluções, nĂŁo culpados. Fazem acontecer, tĂŞm atitude.
» Adaptam-se Ă s mudanças e assumem riscos.
» TĂŞm energia e senso de humor.
» EstĂŁo constantemente preocupadas com a inovação.
» Profissionais com visĂŁo de resultados.
A liderança do futuro ? Ricardo Semler transformou a empresa familiar criada por seu pai em 1953 em um poderoso grupo empresarial de mais de 30 empresas, empregando cerca de 3 mil pessoas e envolvida nas mais diferentes atividades. Todo esse sucesso foi obtido graças a um democrático sistema de gestĂŁo participativa que o levou a receber inĂşmeros prĂŞmios. Ele começou a contar sua trajetĂłria no livro Virando a PrĂłpria Mesa. Suas obras estĂŁo publicados em 31 idiomas em 134 paĂses e venderam mais de 2 milhões de exemplares.
Ruptura e ousadia são palavras que já fazem parte do seu dia-a-dia. Para ele, acreditar em regras é muito perigoso, pois na prática as coisas normalmente são muito diferentes da teoria. Sua forma de gestão é tão inovadora e arrojada que faz muitos empresários torcerem o nariz. Ele delegou poder, concedeu horas livres para os funcionários, tratando-os com mais liberdade, abrindo espaço para a criatividade e a ousadia.
?A forma tradicional de trabalho está defasada. Temos uma mentalidade organizacional centralizada. Por exemplo: nĂŁo se deve cobrar o funcionário diariamente, com horário de entrada e saĂda do trabalho. Estabeleça uma meta mensal e deixe que cada um faça e planeje seu horário. E que faça isso no menor tempo possĂvel. Afinal, para que ficar oito horas na empresa se consegue fazer o trabalho em seis? O tempo que sobra, deixe que o funcionário invista em qualidade de vida?, recomenda.
Achou pouco? EntĂŁo, confira outros detalhes da gestĂŁo inovadora de Ricardo Semler:
» Todos sĂŁo tratados por pessoas. Termos como funcionário, empregado e subordinado, entre outros, nĂŁo sĂŁo usados.
» A empresa nĂŁo usa organogramas formais. Isso porque, mais importante que ter um cargo importante, Ă© fazer com que as pessoas aprendam sempre mais.
» As pessoas mudam de cargo e de área de tempos em tempos. AlĂ©m disso, tĂŞm total liberdade para falar, agir ou se expressar.
» Pressões, medo, gritos ou qualquer tipo de desrespeito sĂŁo considerados como incapacidade de liderança, insegurança ou mau uso da autoridade.
» Todos sĂŁo avaliados por todos. O lĂder avalia o colaborador e vice-versa.
» Programa de participação nos lucros.
Loucura? Revolução? Não! Apenas uma forma de administração diferente de administrar a vida, a empresa e, principalmente, a vida de outras pessoas. O resultado de tudo isso? Sentimento de orgulho, satisfação e fidelidade estampada no rosto de toda a equipe, além de aumento no balanço da empresa de 27% ao ano por mais de uma década.
A liderança de sempre ? Considerado um dos principais publicitários do Brasil, Roberto Justus é presidente do Grupo NewComm, detentor de agências de publicidade como Y&R Brasil e Dez Brasil. Foi apresentador das três edições brasileiras do programa O Aprendiz, exibido pela Rede Record, e é autor do livro Construindo Uma Vida.
Com anos de bagagem empresarial e a experiĂŞncia de demitir pessoas em rede nacional, ele aponta as 10 caracterĂsticas fundamentais a qualquer lĂder de sucesso:
1. Determinação e competitividade ? NĂŁo deixe que as dificuldades no meio do caminho façam vocĂŞ desistir, elas devem servir apenas como motivação adicional. ?O lĂder determinado consegue transformar a empresa, as pessoas, a sociedade e, algumas vezes, atĂ© o mundo em que vive?, comenta.
2. Caráter ? É o compromisso com valores como atenção, dedicação, Ă©tica, honra, perfeccionismo, respeito, responsabilidade, transparĂŞncia e verdade. ?Franqueza, transparĂŞncia e respeito sĂŁo caracterĂsticas imprescindĂveis em qualquer lĂder. Devemos respeitar para sermos respeitados. AtĂ© porque respeito nĂŁo se impõe, se conquista?, recomenda.
3. ĂŠnfase ? Se vocĂŞ for agir sem um mĂnimo de ĂŞnfase, Ă© melhor nĂŁo começar nada. No mercado de hoje, nĂŁo basta ser competente. É preciso ser enfático em tudo que faz.
4. ObsessĂŁo por resultado ? SĂł se envolva em um projeto ousado se vocĂŞ tiver certeza de que será capaz de concluĂ-lo. Evite ser um profissional com muita iniciativa e pouca acabativa.
5. Visão ? Em um mundo cada vez mais competitivo, o vencedor não é apenas quem faz melhor agora, mas quem vê melhor lá na frente. ?O que importa não é o tamanho de uma empresa, mas o tamanho da visão que ela tem?, lembra.
6. Humildade ? O inĂcio do fim de qualquer profissional acontece quando ele se considera melhor que os outros.
7. Reconhecimento ? É preciso saber dar crĂ©dito a quem merece. Mas cuidado! Um elogio do lĂder pode gerar entusiasmo e motivação. Uma crĂtica exagerada ou mal colocada pode acabar com a carreira de uma pessoa. ?Quanto mais rápido, direta e honestamente um lĂder comunicar o erro cometido Ă equipe, mais ele reafirma o vĂnculo de confiança ao seu redor?, recomenda.
8. EspĂrito inovador ? Devemos quebrar paradigmas e aceitar a inovação. Afinal, mudança Ă© o Ăşnico estado permanente. ?Sem inovação todos nĂłs estamos condenados Ă decadĂŞncia, por força do tĂ©dio e da monotonia. Resista ao lugar comum?, aconselha.
9. Atenção aos detalhes ? Grandes realizações sĂł sĂŁo possĂveis quando se presta a devida atenção aos pequenos começos. ?NĂŁo devemos fazer microgerenciamento, mas detalhes fazem toda a diferença?, afirma.
10. PaixĂŁo pelo que faz ? Uma empresa de sucesso Ă© resultado de um grande trabalho, mas principalmente de pessoas felizes e apaixonadas. ?Sucesso profissional Ă© lucro, notoriedade e reconhecimento. Sucesso pessoal Ă© felicidade. Lembre-se de que dinheiro nĂŁo traz felicidade, mas felicidade traz dinheiro?, finaliza Justus.
Agradecimentos: Humana Business e NQM Comunicação.