Aprendacom grandes lĂ­deres

As lições que você pode aprender com grandes líderes O fim de ano está aí. É hora de fazer um balanço de tudo que aconteceu em 2007 e começar o planejamento para os próximos 12 meses. Repetir o que foi bem-sucedido e repensar o que não deu certo.

Winston Churchill, ex-primeiro-ministro britânico, disse certa vez: ?Eu, certamente, não sou um daqueles que precisam ser estimulados. Na realidade, sou o estímulo?. Foi pensando nisso que a VendaMais resolveu fechar 2007 com grandes conselhos de liderança, dados por quem entende do assunto como ninguém: Luiza Helena, Ricardo Semler e Roberto Justus.

Confira com bastante atenção e pense: ?Que tipo de líder eu quero ser?? ou, então, ?que tipo de líder eu quero ter??. Pode ser o primeiro passo para um 2008 de muito sucesso para sua empresa e/ou sua carreira.

A liderança do presente ? Sob sua administração, um pequeno empório passou de 32 lojas para mais de 2 mil lojas lojas em todo o Brasil. Estamos falando de Luiza Helena, empreendedora que transformou o Magazine Luiza na loja de vendas no varejo de perfil mais competitivo do Brasil e mantém a empresa, há anos, entre as melhores do Brasil para se trabalhar.

Tamanha expansão e sucesso têm sua procedência em dois pontos. O primeiro é a valorização do cliente, a quem ela carinhosamente chama de patrão. ?Não se deve menosprezar a inteligência do cliente. Inclusive porque não posso tratar mal meu patrão. É o cliente quem paga nosso salário?, declara.

O segundo é a valorização dos funcionários. Luiza Helena deu status aos vendedores e os conscientizou da importância de ser melhor a cada dia. ?Se você for regular, vai disputar com muitos. Se você for excelente, vai disputar com poucos?. Esse é seu lema.

Para ela, empresa contemporânea que vise o sucesso precisa de algumas características especiais:

&raquo Descentralização do poder.
&raquo Equipe alinhada e comprometida.
&raquo Modelo de gestĂŁo voltado para pessoas.
&raquo Busca constante pela inovação.
&raquo Serviços como diferencial.
&raquo Tecnologia a serviço do cliente.
&raquo Agressividade de mĂ­dia.
&raquo Alianças e parcerias.

Mas apenas isso não basta, é preciso que o profissional também esteja antenado com as exigências do mercado atual:
&raquo Pessoas corajosas, que nĂŁo se fazem de vĂ­timas.
&raquo Procuram soluções, não culpados. Fazem acontecer, têm atitude.
&raquo Adaptam-se às mudanças e assumem riscos.
&raquo TĂŞm energia e senso de humor.
&raquo Estão constantemente preocupadas com a inovação.
&raquo Profissionais com visĂŁo de resultados.

A liderança do futuro ? Ricardo Semler transformou a empresa familiar criada por seu pai em 1953 em um poderoso grupo empresarial de mais de 30 empresas, empregando cerca de 3 mil pessoas e envolvida nas mais diferentes atividades. Todo esse sucesso foi obtido graças a um democrático sistema de gestão participativa que o levou a receber inúmeros prêmios. Ele começou a contar sua trajetória no livro Virando a Própria Mesa. Suas obras estão publicados em 31 idiomas em 134 países e venderam mais de 2 milhões de exemplares.

Ruptura e ousadia são palavras que já fazem parte do seu dia-a-dia. Para ele, acreditar em regras é muito perigoso, pois na prática as coisas normalmente são muito diferentes da teoria. Sua forma de gestão é tão inovadora e arrojada que faz muitos empresários torcerem o nariz. Ele delegou poder, concedeu horas livres para os funcionários, tratando-os com mais liberdade, abrindo espaço para a criatividade e a ousadia.

?A forma tradicional de trabalho está defasada. Temos uma mentalidade organizacional centralizada. Por exemplo: não se deve cobrar o funcionário diariamente, com horário de entrada e saída do trabalho. Estabeleça uma meta mensal e deixe que cada um faça e planeje seu horário. E que faça isso no menor tempo possível. Afinal, para que ficar oito horas na empresa se consegue fazer o trabalho em seis? O tempo que sobra, deixe que o funcionário invista em qualidade de vida?, recomenda.

Achou pouco? EntĂŁo, confira outros detalhes da gestĂŁo inovadora de Ricardo Semler:

&raquo Todos são tratados por pessoas. Termos como funcionário, empregado e subordinado, entre outros, não são usados.

&raquo A empresa nĂŁo usa organogramas formais. Isso porque, mais importante que ter um cargo importante, Ă© fazer com que as pessoas aprendam sempre mais.

&raquo As pessoas mudam de cargo e de área de tempos em tempos. Além disso, têm total liberdade para falar, agir ou se expressar.

&raquo Pressões, medo, gritos ou qualquer tipo de desrespeito são considerados como incapacidade de liderança, insegurança ou mau uso da autoridade.

&raquo Todos sĂŁo avaliados por todos. O lĂ­der avalia o colaborador e vice-versa.

&raquo Programa de participação nos lucros.

Loucura? Revolução? Não! Apenas uma forma de administração diferente de administrar a vida, a empresa e, principalmente, a vida de outras pessoas. O resultado de tudo isso? Sentimento de orgulho, satisfação e fidelidade estampada no rosto de toda a equipe, além de aumento no balanço da empresa de 27% ao ano por mais de uma década.

A liderança de sempre ? Considerado um dos principais publicitários do Brasil, Roberto Justus é presidente do Grupo NewComm, detentor de agências de publicidade como Y&R Brasil e Dez Brasil. Foi apresentador das três edições brasileiras do programa O Aprendiz, exibido pela Rede Record, e é autor do livro Construindo Uma Vida.

Com anos de bagagem empresarial e a experiĂŞncia de demitir pessoas em rede nacional, ele aponta as 10 caracterĂ­sticas fundamentais a qualquer lĂ­der de sucesso:

1. Determinação e competitividade ? Não deixe que as dificuldades no meio do caminho façam você desistir, elas devem servir apenas como motivação adicional. ?O líder determinado consegue transformar a empresa, as pessoas, a sociedade e, algumas vezes, até o mundo em que vive?, comenta.

2. Caráter ? É o compromisso com valores como atenção, dedicação, ética, honra, perfeccionismo, respeito, responsabilidade, transparência e verdade. ?Franqueza, transparência e respeito são características imprescindíveis em qualquer líder. Devemos respeitar para sermos respeitados. Até porque respeito não se impõe, se conquista?, recomenda.

3. Ênfase ? Se você for agir sem um mínimo de ênfase, é melhor não começar nada. No mercado de hoje, não basta ser competente. É preciso ser enfático em tudo que faz.

4. Obsessão por resultado ? Só se envolva em um projeto ousado se você tiver certeza de que será capaz de concluí-lo. Evite ser um profissional com muita iniciativa e pouca acabativa.

5. Visão ? Em um mundo cada vez mais competitivo, o vencedor não é apenas quem faz melhor agora, mas quem vê melhor lá na frente. ?O que importa não é o tamanho de uma empresa, mas o tamanho da visão que ela tem?, lembra.

6. Humildade ? O inĂ­cio do fim de qualquer profissional acontece quando ele se considera melhor que os outros.

7. Reconhecimento ? É preciso saber dar crédito a quem merece. Mas cuidado! Um elogio do líder pode gerar entusiasmo e motivação. Uma crítica exagerada ou mal colocada pode acabar com a carreira de uma pessoa. ?Quanto mais rápido, direta e honestamente um líder comunicar o erro cometido à equipe, mais ele reafirma o vínculo de confiança ao seu redor?, recomenda.

8. Espírito inovador ? Devemos quebrar paradigmas e aceitar a inovação. Afinal, mudança é o único estado permanente. ?Sem inovação todos nós estamos condenados à decadência, por força do tédio e da monotonia. Resista ao lugar comum?, aconselha.

9. Atenção aos detalhes ? Grandes realizações só são possíveis quando se presta a devida atenção aos pequenos começos. ?Não devemos fazer microgerenciamento, mas detalhes fazem toda a diferença?, afirma.

10. PaixĂŁo pelo que faz ? Uma empresa de sucesso Ă© resultado de um grande trabalho, mas principalmente de pessoas felizes e apaixonadas. ?Sucesso profissional Ă© lucro, notoriedade e reconhecimento. Sucesso pessoal Ă© felicidade. Lembre-se de que dinheiro nĂŁo traz felicidade, mas felicidade traz dinheiro?, finaliza Justus.

Agradecimentos: Humana Business e NQM Comunicação.

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