As 3 virtudes essenciais do profissional de vendas

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Seu crescimento profissional pode ser ainda maior se você desenvolver três virtudes que fazem a diferença em vendas. Confira quais são, analise-se e aprimore essas virtudes Definitivamente, ser um bom profissional de vendas não é para qualquer um. Muitas pessoas dessa área ?estão? vendedoras por extrema necessidade. E, por isso, a maioria não consegue incorporar o espírito da venda, atribuindo o baixo desempenho ao mercado, ao produto, governo, política de preços e até mesmo aos problemas familiares.

Independentemente da profissão, somos comparados a todo instante pelos nossos concorrentes, diretos ou não, superiores imediatos ou ainda próprios clientes. A pressão por resultados não dá direito a uma merecida zona de conforto. Portanto, é necessário se reciclar a todo instante para conquistar as principais virtudes que distinguem o simples profissional de vendas daquele invejável.

Diferentes atributos devem ser avaliados, porém três virtudes são essenciais e formam o tripé do sucesso na área de vendas. Sem elas, as demais são ofuscadas e raramente oferecem a base necessária para a incorporação do espírito da venda ? pré-requisito indispensável para quem deseja trilhar o caminho do sucesso e adquirir o nobre título de profissional de vendas, vendedor mesmo, com muito orgulho para a maioria de muitos brasileiros que ganham a vida nessa profissão.

As virtudes são o que se pode chamar de os ?3 Cs da venda?. Talvez sejam necessários alguns anos para adquiri-las, porém são imprescindíveis para evitar a frustração e o desencantamento.

1. Criatividade ? Segundo Abraham Maslow: ?O homem criativo não é aquele ao qual se acrescentou algo, mas aquele do qual nada se tirou?. Criatividade exige simplicidade, uma característica distante do mundo corporativo, geralmente ofuscada pela cobrança indiscriminada de diplomas e títulos honorários que alteram o nosso comportamento e linguagem perante a sociedade.

Os clientes não estão nem aí para a sofisticação. São as coisas simples e criativas que resolvem a maioria dos problemas. Ser criativo significa encontrar a solução que dá menos trabalho e garante melhores resultados, tanto na vida pessoal como na profissional. É pensar em uma solução mirabolante e tentar simplificá-la ao máximo. O resultado chega a ser surpreendente, pois a vida não precisa ser tão complicada, muito menos a dos clientes.

Tente imaginar a simplicidade e a criatividade utilizadas na concepção do clipe e do botão de uma camisa. Pronto? Agora, imagine quanta riqueza é gerada pela utilização de coisas tão simples em escala mundial. Isso é fruto da criatividade.

2. Comunicação ? Você conhece algum pedinte tímido? Em princípio, se ele não se comunicar, morre de fome. Ser comunicativo é indispensável quando se deseja prosperar no mundo dos negócios. É natural que cada indivíduo tenha um jeito próprio de ser e de transmitir o que pensa, mas o importante é que a mensagem seja efetiva e agregue valor ao produto ou serviço oferecido.

A comunicação requer uma ousadia responsável, total desprendimento e um atrevimento comedido para se atingir o objetivo. Todo produto ou serviço tem seu valor, mas cabe ao profissional de vendas fazer o cliente perceber a diferença entre o seu e o da concorrência.

Quem tem dificuldades para se comunicar deve fazer este favor aos clientes e a si mesmo: jamais se candidatar a qualquer emprego na área de vendas. Seria desumano forçar alguém tímido e introvertido a realizar uma tarefa para a qual ele não tem a mínima vocação.

3. Comprometimento ? Considero-o a maior virtude do profissional de vendas. Com o tempo, aprende-se a exercitar a criatividade, a comunicação e outras técnicas necessárias, porém o comprometimento é uma virtude que vai além do simples desejo de ganhar dinheiro na vida ? é algo que vem de dentro, da alma e do coração. O profissional comprometido tem o sangue de ?vendedor? nas veias, é otimista por natureza e desfruta de uma qualidade indispensável e admirável no mundo dos negócios: o respeito pelo cliente.

O comprometimento é um processo que inicia no instante em que alguém se propõe a abraçar uma causa, fazendo dela seu objetivo de vida. No entanto, esse processo nunca termina, ao contrário, cada venda, meta ou resultado atingido abre um novo desafio e uma nova perspectiva para o momento seguinte.

Comprometer-se é diferente de querer ou desejar ser um profissional de vendas. É fazer da profissão uma missão de vida e do produto ou serviço apenas um instrumento de conquistas e realizações, tanto para quem cria quanto para quem vende.

Antes de abraçar a profissão, deve-se absorver primeiramente a importância e a consciência dos desafios que esperam o profissional de vendas. Se não houver a mínima hesitação, aí sim haverá uma grande chance de sucesso e prosperidade.

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