Em novembro, os principais palestrantes de vendas do Brasil participaram do Circuito VendaMais, o maior congresso on-line de vendas já realizado no país. Durante uma semana, os participantes tiveram acesso a quase 50 palestras gratuitas, em uma verdadeira imersão em vendas, conhecendo o que há de melhor e mais novo em gestão e negócios.
O conteúdo apresentado durante o evento foi tão bom, tão rico, que não poderíamos deixá-lo guardado. Por isso, reunimos aqui as 46 melhores dicas. Confira:
1. Breno Isernhagen, mestre em PNL
“Tudo o que você faz ou não faz, diz ou não diz, faz parte de sua comunicação; não leve tudo para o lado pessoal e respeite o tempo e a atenção que seu interlocutor investe em você.”
2. Paulo Gehrardt, mestre em Management e Marketing Estratégico
“Para superar as principais dificuldades encontradas na prospecção, você precisa estabelecer um foco, ser relevante e fazer perguntas poderosas.”
3. Wanderley Cintra Júnior, especialista em Vendas e Avaliação de Desempenho
“Conhecer o cliente é primordial para conseguir confiança, estabelecer vínculo com ele e demonstrar interesse pelo negócio. Invista mais tempo na pesquisa sobre o cliente.”
4. Jociandre Barbosa, consultor em Marketing Estratégico
“Pare agora de vender seus produtos, serviços e ideias. Reinicie sua carreira vendendo a emoção positiva que essas coisas produzem ao cliente.”
5. Claudio Diogo, especialista em Vendas e Consumo
“Você precisa entender que sua função é ajudar as pessoas e empresas a tomar as melhores decisões. Para isso, deve saber quais são as dores dos seus clientes.”
6. Roberto Vieira Ribeiro, especialista em Marketing, Coaching e PNL
“Quando o objetivo é acelerar as vendas e vender melhor, eu indico a abordagem coaching, porque as técnicas de coaching aplicadas em vendas são muito eficientes.”
7. Ana Artigas, psicóloga, coach e professora de MBA em Gestão de Pessoas
“Faça uma análise mais detalhada dos seus erros e acertos e, a partir disso, transforme em planos de ação que levem a mudanças eficazes e possíveis de serem medidas.”
8. Prof. Heinz, especialista em Motivação e Vendas
“Descubra quais são as atitudes que constroem resultados de alta performance em vendas. Avalie seus resultados e descubra em quais atitudes está deixando a desejar.”
9. José Augusto Corrêa, coach e consultor de Vendas
“Aprenda a identificar as microexpressões de seus clientes para interpretar corretamente como eles recebem seus argumentos.”
10. Ricardo Ventura, administrador e psicólogo
“Convença a partir da ‘aprovação social’. Use isso em suas vendas, com, por exemplo, depoimentos de outros clientes aprovando e atestando a qualidade de seu produto/serviço.”
11. César Frazão, especialista em Estratégias para Mercados Competitivos
“A empresa não precisa ter muita verba para treinar a equipe, formas simples e eficazes como simulações de vendas e casos de sucesso são excelentes maneiras de passar conhecimento.”
12. Ricardo Veríssimo, palestrante, empreendedor e escritor
“Antes de tudo, seja líder de si mesmo, autogerencie-se e seja proativo. Essa atitude transmite uma mensagem de liderança que inspira todos à sua volta.”
13. André Silva, palestrante e consultor de Vendas e Motivação
“Um campeão em vendas gosta de viver no desconhecido, buscando novos desafios diariamente. Esses desafios o motivam e não deixam que ele entre na sua zona de comodismo.”
14. André Ortiz, prof. de MBA da FGV em Gestão de Vendas e Gestão de Marketing
“Você está ganhando o coração de seus clientes? Invista no marketing de experiência, a interação do consumidor com o produto/serviço é fundamental para criar um elo de ligação.”
15. João Alberto Costenaro, consultor e palestrante de Vendas
“Prepare previamente os argumentos para contornar as objeções mais habituais. Não rebata a objeção, faça perguntas antes de argumentar.”
16. João Batista Vilhena, consultor nas áreas de Educação Corporativa, Gestão e Vendas
“Para ser um grande líder, é preciso ter inteligência para tomar decisões, coragem para enfrentar os desafios e humildade para conhecer seus próprios limites.”
17. Roberto Recinella, especialista em Gestão de Pessoas e Neurocomportamento
“Acredite em si mesmo, pois ninguém pode fazer isso por você. Pare de falar e comece a fazer, esse é um dos caminhos do sucesso. O segredo é fazer com eficiência e dedicação.”
18. Luciano Pires, especialista em Comunicação
“Não importa quanto tempo você tenha de carreira. Faça uma autoavaliação todo dia. Ter 30 anos de experiência em um mundo que muda a cada segundo já não é garantia de nada.”
19. Jerônimo Mendes, mestre em Organizações e Desenvolvimento
“A zona de conforto é o começo do fim. Nunca pare de aprender, não perca a oportunidade de ler livros, fazer cursos e assistir a palestras. Você não sabe de onde virá o próximo insight.”
20. Sergio Buaiz, especialista em Modelos Comerciais, Fidelização e Liderança
“Tenha sempre energia positiva para melhorar sua qualidade de vida e espelhar o mesmo comportamento na sua equipe. Isso produz mais engajamento, contribuição e produtividade.”
21. Cersi Machado, especialista em Gestão de Pessoas, Coaching e Neurolinguística
“O maior vendedor de uma empresa é o cliente. Ele pode vendê-la positivamente ou negativamente, dependendo da qualidade do atendimento recebido.”
22. Eugênio Sales Queiroz, palestrante e consultor empresarial
“Para trabalhar com vendas, é preciso gostar muito de se relacionar com as pessoas. Tenha disciplina e objetividade sempre, e saiba se motivar para aguentar pressão.”
23. João Kepler Braga, especialista em Vendas
“Para inovar, é preciso, primeiro, entender os porquês do seu negócio e, depois, implantar coisas que efetivamente vão impactar e melhorar os processos e a imagem de sua empresa.”
24. Luiz Gaziri, especialista em Vendas, Marketing e Gestão
“A ciência comprova: incentivo financeiro funciona apenas para tarefas de habilidades motoras e esforço físico. Para ter uma equipe criativa, sua motivação deve ir além da comissão.”
25. Marcelo Ortega, escritor e palestrante de Vendas
“Cada profissional, líder ou vendedor, precisa se comprometer com seu sucesso, e isso depende da obtenção de metas e da conquista incessante de oportunidades de mercado.”
26. Regiane Martins, especialista em Coaching e PNL
“O vendedor de hoje precisa ser um consultor de clientes e um empreendedor de sua própria carreira. Um campeão de vendas encara a empresa ou negócio onde trabalha como seu.”
27. Gilberto Cavicchioli, mestre em Administração e pesquisador na área de Vendas
“Seja natural e legítimo em suas ações de fechamento. O bom vendedor visa estabelecer relações de longo prazo com seu cliente. O fechamento natural desencadeia a lealdade.”
28. Fabiano Brum, palestrante nas áreas de Motivação, Vendas e Atendimento ao Cliente
“Para acelerar as vendas, é preciso manter um bom relacionamento com clientes atuais, causar impacto positivo no atendimento, gerando indicações e recomendações de novos clientes.”
29. Tom Coelho, publicitário e economista com especialização em Marketing
“Construa sua imagem a partir de embalagem, conteúdo, visibilidade e divulgação. Busque a diferenciação para se destacar, lembrando-se sempre de promover o equilíbrio em sua vida.”
30. Edvaldo Eliezer, coach, palestrante e consultor de Vendas
“Vendedores vencedores assumem riscos e desafios que vendedores comuns não assumiriam. São conscientes de que as dificuldades existem e, por isso, têm alto poder de resiliência.”
31. Eduardo H. Rodrigues, master-coach e mentor internacional
“O bom líder precisa, acima de tudo, aprender a se comunicar e a tratar seus liderados e colaboradores com influência. Suas ações serão cruciais como exemplo aos seus seguidores.”
32. Raúl Candeloro, editor da revista VendaMais e diretor do Instituto VendaMais
“Estabeleça sempre metas e objetivos claramente definidos para você mesmo, determinando por que essa meta é importante. Desenvolva hábitos de sucesso e acredite em você.”
33. Paulo Ferreira, palestrante e instrutor de Vendas, Gestão e Marketing
“Conheça totalmente o processo de uso ou aplicação do seu produto pelo cliente. Estude qual é a melhor estratégia para conduzir as entrevistas e tenha disciplina em seus processos.”
34. André Machado, mestre em Administração
“Incentive o aprendizado por meio de casos de sucesso/insucesso dos vendedores. Aproveite para reforçar conceitos, comportamentos e desenvolver conhecimento do portfólio.”
35. Fábio Fiorini, especialista em Branding e Inteligência de Mercado
“Não decida por aprovar uma ação de marketing sem antes saber em que estágio está o relacionamento das pessoas que a verão com sua marca ou seus produtos.”
36. Jeremias Oberherr, especialista em Desenvolvimento Profissional
“De que adianta ter experiência e não ter excelência? Esteja sempre disposto a aprender. Transforme seu conhecimento em sabedoria colocando suas ideias em prática.”
37. Antônio Quinteros, especialista em Negociação e Vendas Complexas
“Para ser percebido pelo seu consumidor, é preciso criar autoridade. Para ser reconhecido como autoridade, deve-se entregar valor ao cliente em potencial, mesmo antes da compra.”
38. Marcos Sousa, especialista em Administração de Marketing e Vendas
“Analise a linguagem corporal do cliente para saber qual é o melhor momento para pedir o fechamento, ou ainda, para não insistir na venda e retornar outro dia.”
39. Beto Chaves, empreendedor nas áreas de Comunicação Digital e Internet
“Muitos vendedores não possuem atitude empreendedora. O verdadeiro espírito empreendedor não é apenas montar uma empresa, e, sim, ter atitude para colocar ideias em prática.”
40. Jussier Ramalho, palestrante de Motivação e Gestão empresarial
“Hoje, as pessoas estão sonhando cada dia mais, mas estão fazendo cada dia menos. O sucesso pode ser alcançado por qualquer um, mas é preciso foco, determinação e fé.”
41. Weber Abras, especialista em Treinamento e Desenvolvimento de Vendas
“A essência de estar motivado para o trabalho passa sempre pelo caminho de você – exclusivamente você – definir as metas que deseja alcançar como fruto do seu trabalho.”
42. Leila Navarro, palestrante motivacional
“O diferencial não é aquilo que temos a mais, e, sim, uma característica única, algo que nos distingue dos outros, que só nós sabemos fazer ou fazemos de um modo todo especial.”
43. Adroaldo Lamaison, palestrantes de Desenvolvimento Pessoal e Espiritual
“As pessoas têm que fazer as coisas não porque é bom para o líder ou para a empresa, mas, sim, porque é bom para elas. Alimente o sonho de sua equipe para motivá-la.”
44. Marcelo Caetano, consultor e palestrante de Vendas
“O grande benefício do planejamento estratégico comercial é que todos sabem o que precisa ser feito, evitando perda de tempo e mudanças de rumo desnecessárias.”
45. José Ricardo Noronha, palestrante e consultor de Vendas
“Clientes que vivenciam experiências memoráveis compram mais e são muito mais propensos a compartilhar essas experiências positivas com seus amigos e familiares.”
46. Leandro Branquinho, palestrante de Vendas e Liderança em Vendas
“Os clientes confiam mais quando recebem uma recomendação do que estão prestes a comprar. Sua empresa pode ajudar nesse processo apresentando indicações de vendedores. É só colocar uma foto de um integrante da equipe em uma plaquinha, no catálogo ou no site dizendo: ‘Nosso vendedor recomenda’. É uma ideia simples, mas poderosa para acelerar as vendas de um determinado produto ou serviço.”
Boas dicas, não é mesmo? Mas esse é apenas um pedaço de tudo que os participantes do evento puderam desfrutar. Se você perdeu e gostaria de ter a chance de assistir às palestras, não precisa se preocupar. Preparamos pacotes especiais pós-evento para você. Acesse www.circuitovendamais.com.br e saiba como aproveitar o melhor do maior congresso on-line de vendas do Brasil.