Amanhece. Em um zoológico, os animais começam a acordar. Entre eles, um imenso tigre albino que abre os olhos, se espreguiça e… começa a filosofar sobre liderança, administração e o que torna uma empresa eficiente. Amanhece. Em um zoológico, os animais começam a acordar. Entre eles, um imenso tigre albino que abre os olhos, se espreguiça e… começa a filosofar sobre liderança, administração e o que torna uma empresa eficiente.
Assim começa Os Passos do Tigre (Editora Record), livro escrito por Lance Secretan, consultor e especialista em liderança. Como muitos autores, ele optou por escrever uma fábula, tornando a leitura mais divertida e ensinando ao mesmo tempo.
Entre as coisas que Moose, o tigre, nos ensina no livro estão As Sete Habilidades do Tratador/Treinador de Animais. O que, transportando do mundo do zoológico de Lance para o real, equivale a chamar de Sete Habilidades do Líder:
1.Faça comentários construtivos e nunca critique as novas idéias dos outros. Ao contrário, desenvolva-as.
2.Preste atenção às queixas e reclamações. Elas são o verdadeiro termômetro de sua organização. Você nunca vai ter uma equipe sem nenhum problema, isso é certo. Porém, o excesso deles significa que algo vai muito errado em sua empresa.
3.Mantenha todos informados sobre as atividades da empresa e respeite o direito de cada um de saber o que acontece. Você não pode pedir que o pessoal faça algo, atinja um certo ponto se você não informar, primeiro, onde vocês estão. Não deixe de fornecer o ponto de partida.
4.Aprenda a ser respeitado mais do que querido. Um líder sempre corre dois riscos na sua equipe: ou ele se torna temido, impondo seus desejos de cima para baixo, ou ele cai no outro extremo, e se torna uma pessoa ?querida?, que tenta ajudar a todos, agradar acima de tudo. Ambas as ações levam à ineficiência. O líder deve ser respeitado. Deve se esforçar para ser justo e coerente, entender a equipe, o mercado e a empresa. O respeito não é imposto, como o temor. Também não é conseguido através de chantagem emocional, como no caso de querer ser querido. Respeito é construído a cada dia, através mais de ações do que de palavras.
5.Peça ajuda e conselhos a seus subordinados. Valorize as verdades e a iniciativa de cada um.
6.Desenvolva o senso de responsabilidade em seus subordinados e espere o mesmo de seus companheiros.
7.Dê mais ênfase à competência, ao fazer certo, do que às regras. O mercado, seu cliente, não quer saber se você tem que preencher um formulário para tomar uma ação ou angariar 12 assinaturas em toda a empresa. Um líder não é pago para ser um burocrata, é pago para agir. Envolva e inspire sua equipe.
Assim, o tigre e seus tratadores transformam o zoológico em um lugar melhor para se trabalhar e viver e, mais do que isso, fazem com que os visitantes (clientes) se sintam bem ali dentro e queiram voltar no outro dia. E os animais, segundo o livro de Secretan, sabem que no dia seguinte devem ser ainda melhores, para surpreender os visitantes ainda mais. As práticas do líder devem estar em constante aplicação. Elas não são um projeto, um plano que se faz e se abandona. Ao contrário, as práticas devem ser parte de seu dia-a-dia.
Para Saber Mais: Os Passos do Tigre ? Uma fábula moderna sobre gerência e administração, de Lance H. K. Secretan, PhD (Record, 1989 ? edição esgotada).
Do mesmo autor, vale a pena conferir: Um Nível Acima – Construindo Organizações que Estimulem a Excelência (Editora Cultrix).
Onde encontrar: www.livrariascuritiba.com.br