Atitude X empregabilidade

O que garante a sua empregabilidade no mercado é seu talento, seu conhecimento, sua vontade, sua atitude, suas ações e seu desejo de ser feliz e de ser um sucesso. Hoje, mais do que nunca, somos constantemente influenciados por fatores externos que não somos capazes de controlar. Isso nos coloca em uma situação de questionamento sobre os caminhos a serem percorridos, e entendo que um deles é nos prepararmos para essas situações, pois esse preparo servirá de base, independente de onde estivermos (empresa, ramo de atividade, profissão e outros).

Manter-se no mercado, como empregado ou como empresário, tem sido para todos nós um dos maiores desafios, e certamente o será por mais um longo período.

Outro belo desafio é ser feliz e ser um sucesso, como pessoa e como profissional, independentemente da profissão escolhida.

Isso nos coloca em uma situação estimulante, pois só enfrentando e superando esses desafios é que sentiremos o quanto somos capazes, pois, para nós, o nosso espaço é no palco do sucesso, e para os comuns apenas assistir já é suficiente.

O sol nasceu para todos, mas muitos preferem a sombra; as oportunidades existem para todos, mas muitos preferem ater-se a desculpas ou procurar culpados pelo seu insucesso.

A única pessoa que realmente pode fazer a escolha é você, portanto, reaja, pois o que garante a sua empregabilidade no mercado é o seu talento, seu conhecimento, sua vontade, sua atitude, suas ações e seu desejo de ser feliz e de ser um sucesso.

Prepare, com muito carinho, sua base para decolar, faça de sua família uma equipe unida, forte, otimista e harmoniosa, e seja sincero e honesto com ela e consigo. Faça o projeto do seu sucesso e dos integrantes da sua família com muito diálogo, negociação, consenso, abrindo mão do seu egoísmo.

Esteja de bem consigo e invista seriamente na busca do conhecimento técnico necessário. Busque também entender de pessoas, pois assim sua felicidade e seu sucesso serão apenas conseqüência do seu comportamento, dos seus atos.

Entenda que o esforço, na maioria das vezes, é recompensado e que as oportunidades surgem quando menos se espera, e elas não esperam, você é que necessita de preparação. Lembre-se de que as grandes oportunidades aparecem disfarçadas de problemas, e no momento em que forem descortinadas, ali poderá estar a sua.

Valorize as coisas boas e cultive-as. Olhe o lado bom das pessoas. Veja a vida com bons olhos.

Outro aspecto do seu crescimento pessoal e profissional está diretamente ligado à sua disposição de se propor a fazer isto: se a empresa não lhe proporciona treinamento e desenvolvimento, faço-o por conta própria, pois o maior e melhor investimento deve ser em seu conhecimento e em sua formação.

Um fator determinante para o seu desenvolvimento pessoal e profissional está ligado diretamente ao seu equilíbrio em um sentido mais abrangente, considerando sua saúde física, mental, espiritual e financeira. Dedicando-se aos cuidados com sua alimentação e com os excessos de todos os tipos; de estar provido de pensamentos positivos e otimistas em relação à vida e aos fatos; de estar com sua espiritualidade em dia, independente da religião escolhida, e finalmente de estar apto a administrar seus ganhos, com a fórmula mais simples e mais eficaz: gastar menos do que ganha.

Aproveitando alguns aspectos sugeridos aqui, você dará mais um passo em rumo ao sucesso, colocará mais um tijolinho na construção do seu conhecimento ou na ponte da travessia para um mundo cada vez melhor.

Para encerrar, uma recomendação especial: jamais desista de seus objetivos e sonhos, mesmo com todos os desafios encontrados, pois o sabor da vitória será proporcional ao tamanho dos desafios superados.

Lembro-me sempre de que os ganhadores de uma maratona têm um grande diferencial em relação aos demais, pois apesar de darem um passo de cada vez, como todos os outros corredores, eles persistem e não desistem, chegando até o final.

Louvores à persistência. Depende de você. Faça a sua parte!

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima