Como melhorar a atuação do expositor durante a feira A participação das empresas em feiras é cada vez mais uma atitude de marketing e de promoção. Inovar é a palavra de ordem quando se trata de promover uma imagem, uma marca ou um produto. E, em marketing, promoção é sinônimo de venda, mesmo que o objetivo imediato não seja dinheiro.
Como uma feira é uma oportunidade única para contatos diretos e divulgação personalizada de produtos, é importante o recrutamento e seleção dos recursos humanos que vão estar no stand.
Os expositores devem distribuir ao pessoal que vai estar presente no stand, as regras que devem ser cumpridas. Após um recomendável briefing, os colaboradores devem conhecer as maneiras de “não atender os clientes”.
As atitudes que devem ser evitadas no stand são as seguintes:
1. Não sentarem-se quando não estiverem atendendo ninguém, pois podem revelar que não pretendem ser incomodados. Com essa atitude, perdem-se também oportunidades, pois se passar um cliente no corredor, com o qual você tenha interesse em falar, e ele não entrar no stand, você não conseguirá nem chegar perto dele.
2. Ler, pois se o visitante olhar para uma pessoa que esteja lendo e não atendendo os visitantes, é muito provável que não o queira interromper. Quando o visitante passa, os colaboradores só têm alguns segundos para impressioná-los. Caso estejam lendo, muitas oportunidades escaparão.
3. Fumar é indelicado e pode mesmo ser ofensivo a um potencial cliente. Os intervalos ou pausas para ir ao bar é o momento ideal.
4. Comer e beber no stand deve ser evitado, a não ser que o colaborador tenha local próprio para isso, pois é indelicado e pouco higiênico. Potenciais clientes são demasiado educados para incomodar alguém enquanto se come ou se bebe, até porque há vários outros stands interessados em vender.
5. Mascar chicletes durante o atendimento, pois nas feiras há muito barulho, as pessoas necessitam ouvir claramente e esse hábito pode dificultar a comunicação. E, também uma questão de educação.
6. Ignorar os visitantes. Ninguém gosta desse tipo de atitude. Caso esteja conversando com um colega ou vizinho, deve interromper imediatamente a conversa e dirigir-se logo ao visitante.
7. Falar ao telefone para tratar de outros assuntos que não estejam relacionados com a feira. Um contato pode fazer a diferença, se estiver ao telefone, pode desperdiçar esse visitante.
8. Parecer um segurança. Devem prestar atenção ao fato de não se posicionarem de forma a tapar a vista dos produtos, sobretudo se o stand for pequeno.
9. Distribuição de folhetos a todos os visitantes. Não se deve distribuir folhetos sem um critério definido, pois esses catálogos provavelmente irão acabar num saco misturados com os papéis de todos os outros expositores. É necessário haver um critério nessa distribuição. Uma outra solução pode ser enviar aos potenciais clientes após a feira.
10. Atendimento em grupo. O visitante pode sentir-se intimidado por estar perante vários desconhecidos ao mesmo tempo. No entanto essa técnica pode trazer vantagens quando se trata de demonstrações de produtos de venda direta porque nesse caso o visitante sente-se mais apoiado e não se sente visado diretamente.
11. Ser demasiado agressivo, para pressionar o visitante a se decidir de imediato em relação à compra. O visitante pode se assustar e ficar intimidado. Verifica-se que, em termos futuros, alguns desses visitantes evitam passar em frente de expositores com tais características.
12. Deixar questões por resolver, pois caso não se tenha conhecimentos técnicos suficientes para responder ao potencial cliente, deve recorrer-se a um colega mais conhecedor ou se não for possível no momento, deve assegurar-se de que logo terminada a feira essa questão será resolvida, através do envio de documentação ou através da visita de um técnico.